terça-feira, 12 de maio de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 13/05/2015

ANO B


Jo 16,12-15

Comentário do Evangelho

O Espírito orienta os discípulos à verdade de Jesus Cristo

O Espírito Santo, dom do Pai e do Filho, tem por missão fazer, na comunidade cristã, a memória de Jesus Cristo, conduzindo os discípulos à verdade de Deus revelada em Cristo. Revelação do mistério de Deus e compreensão da parte do homem não são atos simultâneos; o Espírito da Verdade faz os discípulos compreenderem que o mistério de Deus já estava presente na vida de Jesus de Nazaré. Mas as palavras de Jesus não se limitam ao tempo de sua vida terrestre; o Ressuscitado continua a instruir os seus discípulos através do seu Espírito Santo. O Espírito continua e prolonga na história a missão e a palavra de Jesus. O Espírito “guia”, isto é, é ele quem orienta os discípulos à verdade de Jesus Cristo e é ele quem faz vir à luz o sentido das palavras do Senhor. Ele é “guia”, uma vez que é o apoio indispensável para conhecer o mistério de Deus revelado em Jesus. Assim como Jesus fala do que ouviu do Pai, o Espírito fala o que tiver ouvido, isto é, o que é do Pai e do Filho, e, ao mesmo tempo, ele abre o coração do discípulo para o futuro. O futuro, aqui, diz respeito ao testemunho que os discípulos, iluminados pelo Espírito Santo, darão de Jesus Cristo. Nenhuma das pessoas divinas vive para si mesma, por isso, o Espírito anuncia pela boca dos discípulos o que é de Cristo.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele às coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho que é Jesus.

Vivendo a Palavra

“,,,pois n’Ele vivemos, nos movemos e existimos!” Em Atenas, Paulo expressa a melhor ideia que podemos ter de Deus: nós estamos mergulhados no Amor, vivemos EM Deus – ainda que não acreditemos, não O sintamos, ou nem nos lembremos disso... Como na Praça de Atenas, Paulo continua incompreendido.

Reflexão

O Espírito Santo nos é enviado não apenas como o Consolador. Ele é também o Espírito da Verdade, que nos ensinará toda a verdade. A promessa da presença do Espírito Santo no meio de nós é a garantia da fidelidade da Igreja na busca da compreensão das verdades reveladas nas Sagradas Escrituras. É o Espírito Santo quem abre o coração e a mente de todos os fiéis para que possam compreender melhor as coisas do alto e assim possibilita a todos a melhor vivência da vontade do Pai. É pela ação do Espírito Santo que podemos reconhecer Jesus e glorificar o seu santo Nome.

Comentário do Evangelho

AS COISAS QUE HÃO DE VIR

O Espírito da Verdade tem, junto aos discípulos de Jesus, várias funções. Entre elas, a função didática e a função profética.
No nível didático, o Espírito instruirá os discípulos a respeito da verdade plena. Não se trata de uma revelação paralela à de Jesus, nem complementar. Movidos pelo Espírito, os discípulos serão capazes de atingir um nível, até então desconhecido, de compreensão dos ensinamentos do Mestre. Obterão uma sabedoria não quantitativa mas sim qualitativamente  superior, pelo fato de, com a ajuda do Espírito, estarem capacitados a dar um testemunho convincente de sua adesão a Jesus. O Espírito revela-se aos discípulos no contexto da experiência de vida, por conseguinte, de conhecimento existencial, prático.
No nível profético, ele lhes anunciará as coisas que hão de vir. Exclui-se, aqui, todo tipo de previsão exata do futuro, de modo que os discípulos pudessem se precaver. O Espírito irá ajudá-los a conhecer melhor o que significa Jesus para cada momento da história humana. É uma ajuda na linha do discernimento, da interpretação dos fatos, da disposição humana para acolher o Mestre Isto possibilitará ao discípulo caminhar com segurança, sem correr o risco de ser enganado. Afinal, vendo-se pressionado pelo mundo, estará sempre correndo o risco de dar um passo em falso. O Espírito revela-lhe por onde caminhar.
Oração
Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele as coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho que é Jesus.

Oração Final
Pai Santo, mergulhados no teu Amor, nós recebemos de Ti a Vida e a Fé. Faze-nos também agradecidos, Pai amado, pelo teu Filho Unigênito que nos deste como Irmão – feito carne em Jesus de Nazaré. Inspira-nos para segui-lo pelos caminhos da vida, ao lado dos que peregrinam conosco de volta ao Lar Paterno. Pelo mesmo Cristo Jesus, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário