sexta-feira, 2 de maio de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 03/05/2014

3 de Maio de 2014

ANO A


Jo 14,6-14

Comentário do Evangelho

Jesus imagem do Deus invisível.

A nossa fé é apostólica, ela depende do testemunho dos apóstolos que foram testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou. Por isso, a festa dos apóstolos Filipe e Tiago é a ocasião de agradecermos a Deus por aqueles que nos precederam e pela fé que nos transmitiram. O evangelho deste dia é parte do discurso de despedida de Jesus (13,31–14,31). O discurso é interrompido algumas vezes pela intervenção de um dos discípulos. Do ponto de vista retórico, essas intervenções fazem o discurso avançar e permitem a Jesus esclarecer questões importantes acerca do seu destino e da vida dos seus discípulos. O pedido de Filipe, repetido por Jesus (v. 9), revela a incompreensão e a incredulidade dos discípulos (v. 10), a dificuldade de poder entrar no mistério de Deus revelado em Jesus. A comunhão de Jesus com o Pai é tal (v. 10) que estar diante de Jesus é estar diante de Deus. O que é dito a Nicodemos vale para os discípulos: “É preciso nascer do alto” (Jo 3,7). A verdade é essa: Jesus “é a imagem do Deus invisível” (Cl 1,15). Os discípulos terão de passar pela dura prova da paixão e morte de Jesus para que, à luz da ressurreição, possam compreender que na vida de Jesus a graça de Deus habitava em plenitude.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu saiba reconhecer-te na pessoa de Jesus, expressão consumada de teu amor misericordioso por todos os que desejam estar perto de ti.

Vivendo a Palavra

Paulo pede aos discípulos que guardem o Evangelho tal como ele o transmitiu. De fato, desde cedo corremos o perigo das adulterações da Boa Notícia – que a adaptam aos interesses menores de falsos profetas. Mantenhamo-nos ligados à Fonte e peçamos ao Espírito Santo sua luz para anunciarmos o Reino do Pai.

Reflexão

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai. Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade que nos revela o Pai, ele é o próprio Ícone do Pai, ele vive em perfeita comunhão com o Pai. Quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus. Nós também participamos dessa comunhão na medida em que nos tornamos ícones de Cristo e a participação nessa comunhão é que nos garante a vida em plenitude, a vida eterna.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2014&mes=5&dia=3

Recadinho


Jesus diz que quem acreditar nele fará obras maiores que ele. Um exagero, é claro. O que de mais grandioso você faz em favor da fé? - Você sabe pedir ao Pai? - O que basicamente pede? – Tem consciência do que devemos pedir a Deus?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

VER JESUS É VER O PAI 

O anseio de ver a Deus face a face é um anseio fundamental, latente no íntimo do ser humano. No entanto, Deus transcende as categorias humanas de tempo e espaço. E isto impossibilita a realização deste desejo. Então, a experiência de Deus transforma-se em experiência do mistério.
Com Jesus, porém, dá-se um passo adiante. Ele foi a revelação de Deus para a humanidade. Por isso, o Pai tornou-se visível na pessoa de Jesus. Tudo o que Jesus dizia e realizava, era feito na mais total sintonia com o Pai. Nada do ser de Jesus escapava da comunhão com o Pai. Por isso, ele podia dizer-se estar totalmente radicado no Pai e o Pai totalmente radicado nele. Jesus tinha consciência de ser instrumento nas mãos do Pai. Suas ações eram ações do Pai, em benefício da humanidade. Suas palavras expressavam o projeto de vida proposto pelo Pai a todas as pessoas.
Esta interação com o Pai é que dava relevância à vida de Jesus e lhe permitia apresentar-se como certeza de salvação. Neste contexto deve também ser entendida a Ressurreição. O Ressuscitado é a presença permanente do Pai junto à comunidade. A vida em comunhão com o Ressuscitado desemboca na comunhão com o Pai. Por sua vez, a comunidade, torna-se transparência de Deus na história humana.
Oração
Senhor Jesus, possa eu experimentar a presença de Deus na vida em comunhão contigo e com minha comunidade de fé.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos são Filipe e são Tiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição do vosso filho, que vejamos eternamente a vossa face. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
HOMILIA
JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA! Jo 14,6-14
Neste dia em que celebramos a Festa dos Apóstolos Filipe e Tiago o Evangelho nos revela que é no Cristo Ressuscitado que está o fundamento da nossa fé. Ele é verdadeira mente a nossa alegria e esperança. Pois nos revela o rosto do verdadeiro Deus. Os Apóstolos vão entendendo, vivendo e experimentando esta verdade gradualmente.
Depois de Jesus se ter apresentado aos discípulos como sendo o Caminho a Verdade e a Vida; e que ninguém iria ao Pai senão por Ele, Filipe rompe o silêncio confuso e de ignorância dos demais discípulos e diz: Senhor mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada. Como se tivesse dito; Jesus pare de fazer discursos platônicos, seja concreto.
Nós queremos coisas palpáveis, queremos a prova visível. Falas-nos de um pai que nem sequer conhecemos. Quem é a final e onde está ele? Mostre-nos quem é. Esta tem sido a preocupação de muitos nos nossos dias! Quere que Deus apareça e atenda o meu pedido no dia e na hora que eu quero. Esquecemos-nos que Jesus está bem perto de mim. Basta ter fé, esperança e confiança n’Ele. E assim como Ele respondeu à Filipe também diz: Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê, vê também o Pai.
A motivação fundamental que presidia às decisões de Jesus era realizar a vontade de seu Pai. Seu alimento é fazer a vontade do Pai que o enviou e realizar a sua obra. Ele é aquele que não procura fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que o enviou. Assim é a pessoa de Jesus. Sua pessoa significa estreita união de vontades com o Pai. Identifica-se com o Pai em seu amor para com toda a humanidade.
Portanto, todos os que crêem em Jesus são chamados a fazer obras maiores do que as que vêem. Jesus é o caminho que nos conduz à Vida em plenitude, eterna. Ele é a Verdade.
Peça, no meio deste mundo incrédulo com muitos semeadores de dúvidas e incerteza, a virtude da fé e da esperança. Para que aprendendo a amar a Deus sobre todas as coisas tenhas fé viva em Jesus Cristo o Caminho, a Verdade e a Vida que nos conduz a Deus nosso Pai.
Ó Deus Onipotente, a quem verdadeiramente conhecer é a vida eterna; concede-nos que conheçamos perfeitamente que teu Filho Jesus Cristo é o caminho, e a verdade, e a vida; para que, seguindo os passos de teus bem-aventurados Apóstolos, São Felipe e São Tiago, andemos com perseverança no caminho que conduz à vida eterna; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla
http://www.liturgiadapalavra.com/
HOMILIA DIÁRIA
Jesus é a direção e o sentido para o nosso caminhar!
Que ao longo da estrada da vida encontremos a direção e Aquele que é o caminho para a nossa vida! Jesus é o caminho ao qual nós devemos seguir!


A Igreja nos dá hoje a graça de celebrarmos os apóstolos Filipe e Tiago. Filipe, que era natural de Betsaida, foi o primeiro discípulo de João Batista e depois se tornou discípulo de Jesus Cristo. Tiago, também chamado de Tiago menor, era parente de Jesus, foi aquele que cuidou da Igreja de Jerusalém e nos deu o exemplo de uma vida austera da vivência da Palavra de Deus e uma carta apostólica maravilhosa.
Ao olharmos hoje para a pergunta de Filipe: ”’Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’ Jesus respondeu: ‘Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’?”’ (João 14, 8-9), vemos que o próprio Jesus nos diz que Ele é o caminho, que nos conduz ao Pai, que Ele é a verdade, que leva ao Pai e a vida a qual o Pai nos chamou a viver.
A verdade, meus irmãos, é que todos nós precisamos da direção do caminho, da direção da estrada e do rumo na vida, porque, nós, muitas vezes, estamos com Jesus, caminhamos com Ele, fazemos parte dos grupos d’Ele, somos até consagrados a Ele, mas nós não sabemos o rumo e a direção que devemos dar à nossa vida. 
Enquanto nós não entregamos totalmente nossa vida a Deus e não somos capazes de “perder” a nossa vida n’Ele, nós não encontramos o caminho para a nossa existência. Porque, muitas vezes, limitamos a nossa vida ou o caminho da nossa vida a uma existência puramente material e existencial aqui na Terra, como se o fim do caminho chegasse quando a morte viesse nos visitar. É isso que escutamos das pessoas: ”Até que a morte chegue!” Ou “Até que a morte venha!” Ou: “Terminou!”. 
Mas para aqueles que entregaram a sua vida a Deus, a entregaram já para a eternidade, estão construindo o seu caminho para a eternidade em direção ao céu.
Jesus não é só a seta a quem devemos seguir, Ele é mais do que isso. A seta podemos ser eu e você. A seta tem que saber mostrar onde é o caminho, onde é a estrada. Jesus é o caminho ao qual nós devemos seguir, é a estrada por onde devemos andar, é a vida que nós devemos andar e ter! É por isso que nós olhamos para Ele e acreditamos que Ele é o sentido e a direção da nossa vida.
Não sei em que caminho nós nos encontramos, para qual direção da estrada nós estamos indo, mas a verdade é que nós devemos parar sempre e rever os passos de nossa vida. Nós podemos até encontrar o caminho, e devemos encontrá-lo, mas a verdade é que nós, muitas vezes, andamos nos atalhos da vida; andamos nas rotas mais fáceis da vida e aí acabamos perdendo a direção e o sentido do caminhar.
Que ao longo da estrada da vida encontremos a direção e Aquele que é o caminho para a nossa vida! Jesus é o caminho ao qual nós devemos seguir!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Facebook Twitter
 LEITURA ORANTE

Jo 14,6-14 - "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida"



Preparo-me para a Leitura da Palavra com todos os internautas, rezando:
Espírito de amor, dai-nos o dom do
vosso santo temor,
para que, conscientes de
nossas fragilidades,reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo, E dai-nos um novo coração. Amém

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 14,6-14, e observo como Jesus fala do Pai.
Jesus respondeu: - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao pai senão por mim. O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho. Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não crêem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome. 
Filipe queria vê-lo e Jesus . Veja no texto quantas vezes Jesus fala do Pai. Ele está no Pai e o Pai está nele. Ele fala em nome do Pai. O Pai é que nele realiza as obras. E Jesus, finaliza este texto, garantindo que toda coisa boa que pedirmos em nome dele, ele vai atender.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
É Deus, o Pai que age em mim?
Deixo que ele me conduza?
É importante recordar o que disseram os bispos, em Aparecida: “A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Te seguirei por onde quer que vás” (Lc 9,57). (DAp 136).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de filho/a que, como dizia Alberione, “vive em Deus e comunica Deus”

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, sabemos que tua Palavra não é letra morta, mas é viva, transmite vida e responde sempre à nossa situação existencial. Ilumina-nos, Pai amado, para ouvirmos o que tu queres nos dizer e nos dá coragem e força para seguir o Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário