quarta-feira, 25 de abril de 2012

Santo Anacleto - 26 de abril

Santo Anacleto
Papa
76-88
Eis uma curiosidade com relação ao santo venerado nesta data: seus dados biográficos se embaralharam ao serem transcritos século após século. 
Papa Anacleto teve sua vida contada como se ele "fosse dois": papa Anacleto e papa Cleto, comemorados em datas diferentes, 26 de abril e 13 de julho. 
O engano, que passou também pelo cuidadoso Barônio, parece ter sido de um copista, que teria visto abreviado em alguma lista dos papas o nome de Anacleto por Cleto e julgou que deveria colocar novamente o nome apagado de Anacleto sem excluir a abreviação. Após a revisão dos anos 1960, como conseqüência dos estudos de Duchesne, verificou-se que se tratavam da mesma pessoa e a data de julho foi eliminada. 
Ele foi o segundo sucessor de são Pedro e foi o terceiro papa da Igreja de Roma, governou entre os anos 76 e 88. Anacleto nasceu em Roma e, durante o seu pontificado, o imperador Domiciano desencadeou a segunda perseguição contra os cristãos. 
Ele mandou construir uma memória, isto é, um pequeno templo na tumba de São Pedro. Morreu mártir no ano 88 e foi sepultado ao lado de são Pedro.



Anacleto
3º papa
Nome de nascimentoCletus
NascimentoRomaItália,
25
Eleição76
Fim do pontificado88 (63 anos)
AntecessorLino
SucessorClemente I


Papa Anacleto

Papa Anacleto, conhecido também como Cleto (latim: Anacletus) (25 — 88) era grego. Foi o terceiro Papa da Igreja de Roma, sucedendo São Lino. Governou entre 76 e 88. O nome Cletus vem do grego antigo e significa "aquele que tem sido chamado" e Anacletus significa "aquele que tem sido chamado de volta".

Durante onze anos de intensas atividades no "trono de São Pedro", viveu uma época de oscilação de paz e perseguição aos cristãos sob o reinado do imperador Vespasiano e seus dois filhos sucessores, Tito e Domiciano, em período que os cristãos acreditavam estar próximos do fim do mundo e do juízo final, baseados na pregação de João Evangelista. Foi também durante seu papado que ocorreu a histórica erupção do Vesúvio.

Um dos poucos registros sobre seu papado, menciona que ele ordenou um número incerto de sacerdotes em Roma[1], sancionou aveneração ao túmulo de São Pedro, construindo um monumento sobre a sepultura do apóstolo de Cristo. Os escritos de Santo Ireneu e de Eusébio de Cesaréia confirmam sua eleição como Anacleto I ou abreviadamente como Cleto, o que levou alguns a pensar como se fossem dois papas diferentes.
A sua morte no ano 88, durante as perseguições de Domiciano faz dele um dos mártires da Igreja Católica. Foi sepultado ao lado de seu predecessor São Lino na Colina do Vaticano onde hoje se encontra a Basílica de São Pedro[2]. Dele são atribuídos uma série de orientações que condenam o culto de objetos "mágicos e de feitiçaria" e de aceitarem comida oferecidas aos deuses "pagãos". Também a ele é atribuída a instauração da "Saudação e Bênção Apostólica" na abertura das mensagens papais.
Referências
  1.  Catholic Encyclopedia
  2.  Find a Grave

Precedido por
Lino
Emblem of Vatican City State.svg
Papa

3.º
Sucedido por
Clemente I

Nenhum comentário:

Postar um comentário