terça-feira, 17 de abril de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 18/04/2012

18 de Abril de 2012


João 3,16-21

Comentário do Evangelho

Em Jesus o Pai manisfesta seu amor

A revelação de Jesus, na continuidade do diálogo com Nicodemos, atinge seu auge nesta sua conclusão. 
Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho, enviando-o pela sua concepção no ventre de Maria, na encarnação. O novo Adão, Jesus, já é a realidade da nova humanidade: é o homem que, na condição de Filho de Deus, já é divino e eterno. 
O fruto do amor não é a condenação, mas a salvação, que é realizada por Deus, com o dom gratuito da vida eterna, e alcançada pela fé. Jesus, a luz do mundo, vem como dom e prova do amor de Deus. Sua glória, que é a glória do Pai, é a comunicação deste amor. 

Contudo, afastam-se da luz aqueles que amam as trevas. Estes, escravos da riqueza e do poder, praticam a injustiça e a violência, promovem a guerra, semeando a miséria e a morte. 
Entram em comunhão de vida eterna com Jesus todos aqueles que praticam a verdade e a justiça, empenhados na promoção da vida plena para todos.


José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Nestas palavras o Evangelho sintetiza da melhor maneira a História da Salvação: o Amor do Pai chegou ao extremo de nos entregar o próprio Filho, e o Amor do Filho chegou ao extremo de oferecer a vida para anunciar a presença em nós do Reino de Deus e nos levar para o seu abraço misericordioso.

Reflexão
A vinda de Jesus ao mundo é a grande manifestação do amor misericordioso de Deus, que não quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva, e por isso manda o seu próprio Filho, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele, ou seja, pelo mistério de sua paixão, morte e ressurreição, todas as pessoas que querem viver segundo a luz, realizando as obras de Deus, e fugir das obras das trevas, fugir do pecado e das suas conseqüências, deixam de ser escravas do pecado e da morte e tornam-se livres, filhos e filhas de Deus, para viver segundo a graça e caminhar na esperança de que viverá eternamente junto de Deus.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "A Vocação para o amor... Essência da Vida Humana"
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Todo Ser humano deve abrir-se para esta vocação comum a que foi chamado por Deus para essa existência. O sentido da Vida do homem está no amor. Portanto, Jesus, o Filho de Deus não veio para "forçar a barra" obrigando o homem a reconhecer a Deus. O ato de amor supremo que Deus manifestou no seu Filho Jesus é um convite para o homem olhar para si mesmo, sua vocação a viver um amor da plenitude, olhando para Jesus e o conhecendo melhor, o Ser humano olha para si mesmo e se reconhece como imagem e semelhança de Deus, com uma vocação natural para o amor. Crer em Jesus não é um projetar-se para fora, mas para dentro, não o aceitá-lo, não acreditar Nele é contrariar a própria natureza humana, é tirar de si mesmo a Dignidade própria de ser também Filhos de Deus e portanto, irmãos no Senhor.

O homem está inserido dentro de Deus, Ele é a realidade que nos envolve, estamos no útero de Deus, sendo gestados nesta vida para a Plenitude a que Deus nos criou e nos predestinou e que não é um mundo estranho, pois Jesus, que tem em si esses dois mundos e as duas naturezas, a Humana e a Divina, veio até nós e está entre nós. Jesus, Nosso Deus e Senhor, é o Elo com tudo o que somos realmente, segundo o Desígnio Divino.

Por esta razão no evangelho de hoje Jesus nos é apresentado como o Fiel da Balança, o sentido da Vida, a nossa realização como pessoa, depende da nossa Crença Nele, e quem não crer em Jesus já está condenado, a viver uma existência sem nenhuma perspectiva, onde é proibido sonhar com algo de promissor em uma outra Vida, quem não crer em Jesus está negando a Vocação natural para o amor que impulsiona a Vida.

E a Vida de quem não crê, perde então o seu sentido verdadeiro, as dúvidas e incertezas são constantes, muda-se a todo o momento de caminho e no final da jornada descobre-se horrorizado que todos os caminhos percorridos pela mera razão, não conduziram a lugar nenhum. Por isso João contrapõe Luz e Trevas, pois quem descobriu o sentido da Vida que está em Cristo, encontrou respostas para mil perguntas sobre a existência humana, encontrou, portanto a Luz da Verdade que iluminará suas decisões e irá requalificar todas suas obras tornando-as obras da Luz.

Cada dia, cada hora e cada momento desta vida, é uma oportunidade valiosa que Deus nos concede para fazermos essa descoberta. Essa possibilidade termina com a morte biológica, quando devemos estar prontos para plenificar a nossa existência e seguir em frente...

2. Em Jesus o Pai manisfesta seu amor
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração


Senhor Jesus, conduze-me sempre pelos caminhos da vida. E ensina-me a ser grato ao Pai por seu grande amor à humanidade.



3. CRER EM JESUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

João, ao longo de seu Evangelho, retoma e aprofunda os temas anunciados no Prólogo (1,1-18). A encarnação é fruto do amor de Deus ao mundo. E este amor consiste em conceder a vida eterna a quem crer em Jesus. Em oposição à Lei que fixa o pecado e condena, Jesus vem para libertar e dar vida. Crer nele é converter-se. A adesão de fé a Jesus e a conversão resultam do acolher o seu testemunho e as suas palavras. Ele é a luz do mundo. Após anunciar a luz no Prólogo, João o repete com insistência em seu Evangelho. A luz é a transparência, a compreensão, a verdade e o bem que geram a vida. As trevas são as ambigüidades, o engodo, a mentira e o mal que procuram sufocar a vida. Quem se recusa a sair das trevas para caminhar na luz vai tendo sua própria vida sufocada. Porém, a luz tem o poder de invadir as trevas. Assim também Jesus, com seu amor, invade os corações e os atrai para si.


Você crê em Jesus como luz para a sua vida?


Postado por: homilia

abril 18th, 2012


Ao contrário do que pensamos muitas vezes, Jesus não veio ao mundo para condenar nossas más ações, mas para nos ajudar a não mais cometê-las. A salvação d’Ele implica, porém, na necessidade de O acolhermos e não O rejeitarmos.
No Evangelho de hoje, Jesus afirma, categoricamente, que Ele não vai nos condenar. Antes, somos nós que nos condenamos quando não acreditamos em Suas Palavras: “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado”.
“Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más”. Quem rejeita a luz vive nas trevas e é condenado pelas suas próprias obras. Quem não crê em Jesus e d’Ele não se aproxima, rejeita a luz e tem medo de que a verdade seja revelada, porque as suas ações são más.
Jesus é a luz enviada pelo Pai para nos salvar. Luz que iluminou – e continua iluminando com a ajuda dos missionários de hoje – as nossas mentes, conduzindo-nos a seguir o verdadeiro caminho da verdade e da vida em abundância.
A luz de Cristo é tão forte, tão penetrante e ofuscante que, às vezes, fugimos dela para que ninguém veja a nossa sujeira, representada pela nossa inveja, o nosso egoísmo, a nossa ganância por mais riqueza do que, na verdade, necessitamos. Então, ficar “no escuro”, no esconderijo, disfarçado e fugindo da Igreja são as sugestões de satanás para que não sejamos iluminados.
É por isso que o Mestre disse: “Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas”.
Jesus veio iluminar a nossa mente e o nosso caminho a ser seguido. Ele nos mostrou, de várias maneiras, que não há felicidade longe de Deus. Convidou-nos a segui-Lo, mostrou-nos que Ele era o próprio Deus para que acreditássemos n’Ele e tivéssemos a vida eterna. Porém, muitos recusaram e, ainda hoje, continuam recusando o Seu convite.
O Senhor nos convida a segui-Lo, porque respeita a nossa decisão, a nossa escolha, o nosso ‘sim’ ou ‘não’. Mas também não nos esqueçamos de rezar pela conversão, principalmente daqueles a quem dirigimos a Palavra de Deus. Peçamos a Jesus que nos perdoe e nos proteja. Peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine para que possamos levar essa luz para tantos quanto pudermos.
No entanto, se confiarmos em Jesus, as nossas boas ações serão evidenciadas, porque são realizadas em Deus, pelo poder do Seu Espírito Santo. Com efeito, a fé em Jesus Cristo é o meio mais eficaz para que nos aproximemos da luz de Deus. A luz esclarece, ela tira da ignorância, nos dá o norte, a direção. Jesus é a luz do mundo, quem n’Ele crer não ficará nas trevas.
Praticar o mal é não crer em Jesus, não se aproximar da Sua luz nem aderir ao Seu projeto de salvação. A Palavra de Deus nos assegura tudo isso. Ainda há tempo para que o mundo seja salvo. Ajudemos, portanto, a iluminá-lo com a luz divina que recebemos no nosso batismo.
Você crê em Jesus como luz para a sua vida? Como é que nós podemos iluminar o mundo com a luz de Cristo? Qual é a virtude em você que mais revela ao mundo essa luz? Você tem tido a coragem de ficar debaixo dela, mesmo que a sua verdade seja descoberta? Qual seria o primeiro passo para você fazer isso? Questione-se sobre isso no dia de hoje.
Padre Bantu Mendonça


Leitura Orante 

Preparo-me para a Leitura Orante, invocando, 
com todos os internautas, a Santíssima Trindade: 

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

Espírito de amor, dai-nos o dom do 
vosso santo temor, 
para que, conscientes de 
nossas fragilidades,reconheçamos a força de vossa graça. 
Vinde, Espírito Santo, E dai-nos um novo coração. Amém. 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Jo 3,16-21,
 e observo pessoas, palavras, relações, lugares. 

O fariseu, líder dos judeus Nicodemos procura Jesus à noite. Este homem reconhece que Jesus é um mestre enviado por Deus. Jesus lhe diz que é preciso "nascer de novo". Não queria, na verdade, dizer nascer no sentido que entendemos. Queria dizer, "converter-se", deixar para trás os velhos esquemas mentais e acolher o "novo", a novidade de vida proposta por Jesus. 

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje? 

Hoje, há pessoas que preferem os velhos esquemas e não aceitam uma mudança , não se colocam com sinceridade diante de Deus, nem querem seguir Jesus, deixando-se guiar por ele. É preciso deixar que o Espírito Santo aja com todas a liberdade em todos os âmbitos de minha vida. Isto é "nascer de novo". Dizia João Paulo II: "Não tenham medo de Jesus. Não tenham medo da vida nova que ele nos oferece. Ele mesmo dá a nós a possibilidade de acolhê-la e colocá-la em prática". 

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo: 

Vinde Espírito Santo! 
Enchei os corações dos Vossos fiéis e 
acendei neles o fogo do vosso amor. 
Enviai o Vosso Espírito, 
e tudo será criado. 
E renovareis a face da terra. 

OREMOS 

Deus, que instruístes os corações dos 
vossos fieis com a luz do Espírito Santo, 
fazei com que apreciemos retamente 
todas as coisas segundo o mesmo Espírito 
e gozemos sempre da sua consolação. 
Por Cristo, Senhor nosso. 
AMÉM. 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Meu novo olhar é aberto hoje para descobrir e viver a novidade da Ressurreição de Jesus. O Espírito me indicará os novos caminhos. Quero descobri-los e segui-los. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Ir. Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, nós te agradecemos pelos dons maiores da vida e da fé que nos dás. Ajuda-nos, Pai Amado, a acolhê-los com gratidão, desenvolvê-los com zelo, e partilhá-los com generosidade entre os companheiros de caminhada. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário