terça-feira, 13 de agosto de 2024

LITURGIA DIÁRIA - 13/08/2024


Tema do dia

SENHOR, QUEREMOS SEGUI-LO COM A LEVEZA E A SIMPLICIDADE DAS CRIANÇAS

Jesus responde a esta dúvida com a surpreendente lógica do Reino do Pai: os últimos serão os primeiros, o menor será o maior, e grande será aquele que serve. Não apenas apresentou, mas encarnou e viveu esta lógica. As chaves de entrada no Reino do Céu são a humildade, a pureza de coração e a simplicidade das crianças.
Fonte: Arquidiocese BH em 11/08/2020

Tema do dia

QUEM É O MAIOR NO REINO DO CÉU?

Ezequiel estava há cinco anos com os exilados na Babilônia, quando recebeu o chamado do Senhor. No texto de hoje, o Profeta usa a forte metáfora de ‘comer’ o Livro – pois assim deve ser a atitude do profeta: aprender o que ensina o Livro para levá-lo a outras pessoas.
Fonte: Arquidiocese BH em 14/08/2018

Tema do dia

«Quem é o maior no Reino do Céu?»

É rica a metáfora do Livro que deve ser comido: a Palavra do Senhor, antes de ser anunciada ao mundo pelo Profeta, deve ser não apenas ouvida e aprendida, mas vivida em plenitude. É a sua vivência pelo Profeta que lhe dá autoridade para proclamá-la.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/08/2014

Tema do dia

O Pai não quer que nenhum desses pequeninos se perca

Ezequiel estava há cinco anos com os exilados na Babilônia, quando recebeu o chamado do Senhor. No texto de hoje, o Profeta usa a forte metáfora de ‘comer’ o Livro – pois assim deve ser a atitude do profeta: fazer do Livro a sua própria entranha.
Fonte: Arquidiocese BH em 14/08/2012

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Todos nós somos filhos. E isto recorda-nos sempre que a vida não no-la damos sozinhos, mas recebemo-la. O grande dom da vida é o primeiro presente que recebemos. Às vezes corremos o risco de viver esquecidos disto, como se nós fôssemos os senhores da nossa existência mas, ao contrário, somos radicalmente dependentes. Na realidade, é motivo de profunda alegria sentir que em todas as fases da vida, em cada situação e condição social, somos e permanecemos filhos. Esta é a mensagem principal que as crianças nos transmitem com a sua própria presença: só com a sua presença já nos recordam que cada um e todos somos filhos. Mas há muitos dons e riquezas que as crianças oferecem à humanidade. Recordo apenas alguns deles. Dão-lhe o seu modo de ver a realidade, com um olhar confiante e puro. A criança tem uma confiança espontânea no seu pai e na sua mãe; uma confiança espontânea em Deus, em Jesus, em Nossa Senhora. Ao mesmo tempo, o seu olhar interior é puro, ainda não poluído pela malícia, pelas ambiguidades, pelas «incrustações» da vida que endurecem o coração. Sabemos que até as crianças têm em si o pecado original, com os seus egoísmos, mas conservam uma pureza e uma simplicidade interior. Mas as crianças não são diplomáticas: dizem o que sentem, o que veem, diretamente. [...] Além disso, as crianças têm em si a capacidade de receber e dar ternura. Ternura significa ter um coração «de carne» e não «de pedra», como diz a Bíblia (cf. Ez 36, 26). (Audiência Geral de 18 de março de 2015)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Terça-feira, 19ª Semana do Tempo Comum
Santa Dulce Lopes Pontes, virgem, Memória
Cor: Branco


Primeira Leitura (Ez 2,8-3,4)
Santa Dulce Lopes Pontes, virgem | Memória | Terça-feira - 13/08/2024

Leitura da Profecia de Ezequiel.

Assim fala o Senhor: 2,8“Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais.
3,1Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 118(119),14.24.72.103.111.131 (R. 103a)
Santa Dulce Lopes Pontes, virgem | Memória | Terça-feira - 13/08/2024

— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.
— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que mel na minha boca!
— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!
— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

Evangelho (Mt 18,1-5.10.12-14)
Santa Dulce Lopes Pontes, virgem | Memória | Terça-feira - 13/08/2024




Quem é então o maior no Reino dos Céus?

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso!

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário