quinta-feira, 23 de maio de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 23/05/2024


Mc 9,41-50

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Vivei em paz uns com os outros.


Muita gente, fora da comunidade cristã, faz a obra de Cristo e tem muito valor aos olhos de Deus. Isso em nada diminui os que professam a fé cristã. Não ficará sem recompensa quem lhes der um copo d’água. Os seguidores de Jesus são pequenos; creem nele e merecem todo respeito e toda consideração. Pequenos também são as crianças, que não podem em hipótese alguma ser objeto de nossa maldade nem de nossas más inclinações. Quantas e quantas crianças sem família no meio de refugiados da miséria e das guerras! Estas, contando o tempo da vida humana, ainda têm um futuro se encontrarem um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Não causaram a situação em que vivem. São apenas vítimas. Tem sal em si mesmo quem tem o Espírito de Deus e trabalha para que todos possam viver em paz uns com os outros.
Cônego Celso Pedro da Silva,
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/vivei-em-paz-uns-com-os-outros/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/23-05-2024

Reflexão

Escandalizar significa fazer tropeçar e cair. O escândalo existe quando, na comunidade, alguém pretende ser servido em vez de servir; colocar-se acima dos outros, como superior. O discípulo de Jesus não pode cultivar ambição de poder e riqueza: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servidor de todos” (Mc 9,35). Por isso, Jesus convida todos a cortar o mal pela raiz. Para mostrar a gravidade do escândalo, Jesus usa imagens fortes e linguagem simbólica. A mão representa toda atividade; o pé indica conduta, comportamento; o olho se refere a desejo, aspiração. É necessário eliminar tudo o que desvia os cristãos de sua adesão ao Reino de Deus. O sal, que impedia a corrupção dos alimentos, é imagem da fidelidade ao projeto de Jesus.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/23-quinta-feira-8/

Reflexão

«Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa»

Rev. D. Xavier PARÉS i Saltor
(La Seu d'Urgell, Lleida, Espanha)]

Hoje, o Evangelho proclamado é difícil de ser compreendido pela dureza das palavras de Jesus: «Se tua Mão te leva à queda, corta-a! (...). Se teu olho te leva à queda, arranca-o!» (Mc 9,43.47). É que Jesus é muito exigente com aqueles que somos seus seguidores. Simplesmente, Jesus nos diz que temos de saber renunciar às coisas que nos fazem mal, ainda que sejam coisas que gostamos muito, mas que podem ser motivo de pecado e de vicio. São Gregório deixou escrito «que não temos de desejar as coisas que só nos satisfazem as necessidades materiais e pecaminosas». Jesus exige que sejamos radicais. Em outro trecho do Evangelho também diz: «Quem buscar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará» (Mt 10,39).
Por outro lado, esta exigência de Jesus quer ser uma exigência de amor e crescimento. Não quedaremos sem a sua recompensa. O que dará sentido às nossas coisas tem de ser sempre o amor: temos de aprender a dar um copo de água a quem o necessita, e não por interesse pessoal, senão por amor. Temos que descobrir Jesus Cristo nos mais necessitados e pobres. Jesus só denuncia severamente e condena aos que fazem mal e escandalizam e aos que afastam os pequenos do bem e da graça de Deus.
Finalmente, todos temos de passar a prova do fogo. É o fogo da caridade e do amor que purifica os nossos pecados, para poder ser o sal que dá bom gosto ao amor, ao serviço e à caridade. Na oração e na Eucaristia é onde os cristãos encontramos a força da fé e o bom gosto do sal de Cristo. Não ficaremos sem recompensa!
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Depois de que o Senhor nos ensinara que não devemos escandalizar aos que acreditam em Ele, nos adverte com quanto cuidado devemos evitar aos que nos escandalizam, isto é, que nos levam com a sua palavra e o seu exemplo à ruina do pecado» (São Beda o Venerável)

- «A fé abre a “janela” à presença atuante do Espírito e nos mostra que, como a felicidade, a santidade está sempre ligada aos pequenos gestos. São gestos da quotidianidade, mas que fazem diferente cada dia» (Francisco)

- «O escândalo é a atitude ou comportamento que leva outrem a fazer o mal. O escandaloso transforma-se em tentador do seu próximo; atenta contra a virtude e a retidão, podendo arrastar o irmão para a morte espiritual. O escândalo constitui uma falta grave se, por ação ou omissão, levar deliberadamente outra pessoa a cometer uma falta grave» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.284)
Fonte: https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-05-23

Reflexão

Miopia espiritual e “chatura” moral

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, talvez como poucas vezes em nossa história, esta sociedade ferida aguarda uma nova chegada do Senhor. Aguarda a entrada saneadora e reconciliadora Daquele que é Caminho, Verdade e Vida. Seu passo e sua presença salvadora têm sido uma constante em nossa historia.
Não é exagerado afirmar que estamos em um tempo de “miopia espiritual e chatura moral” que faz com que nos queiram impor como normal uma “cultura de padrão de conduta inferior”, parecera não haver lugar para a transcendência e a esperança. Mas no homem continua latindo um desejo de Deus. Diante da soberbia e invasiva prepotência dos novos Goliat, que desde alguns meios de comunicação e não menos despachos oficiais, reatualizam preconceitos e ideologizamos altruístas, se faz necessário como nunca a serena confiança de David para que desde este nível defenda a herança.
—Hoje mais que nunca, pode-se descobrir uma busca do Absoluto que, por momentos, adquire a forma de grito doloroso de uma humanidade ultrajada: “Queremos ver Jesus” (Jn 12,21).
Fonte: https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-05-23

Meditação

Certamente são fortes e claras as palavras de Jesus. Elas não têm rodeios. Jesus nos convida a viver a radicalidade do seguimento e da fidelidade. Não se pode querer uma coisa, e viver outra. É preciso autenticidade. Claro que a linguagem de cortar as mãos, os pés, é uma linguagem que evidencia a radicalidade do seguimento, do Evangelho em nossa vida. O fundamental é a sinceridade, e por isso diz-nos Jesus: até um copo de água oferecido terá sua recompensa. Portanto, viver autenticamente a fé depende de nosso querer.
Oração
Ó Deus, que realizastes a obra da redenção humana pelo mistério pascal do vosso Unigênito, concedei propício que, proclamando a morte e a ressurreição de Cristo, confiantes nos sinais sacramentais, possamos colher, cada vez mais, os frutos da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Fonte: https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=23%2F05%2F2024&leitura=meditacao

Comentário sobre o Evangelho

Jesus nos pede para agirmos com amor ao próximo: «Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros».


Hoje, escutamos umas palavras muito severas. É uma advertência muito forte que sai do coração terno de Jesus: Ele não suporta que “despistemos” as almas (os meus filhos, os meus irmãos…). Temos de conduzir e acompanhar os nossos seres queridos por bons caminhos, onde possam crescer como pessoas e como filhos de Deus.
- Gostas da comida sem sal? O bom sal, que somos, não deve tornar-se insípido e, menos ainda, venenoso.
Fonte: https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-05-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário