sábado, 21 de março de 2020

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 18,9-14 – 21/03/2020


A oração humilde agrada o coração de Deus

“O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’” (Lucas 18,13).


Hoje, estamos nos deparando com duas realidades humanas que estão presentes em cada um de nós. Ora somos o publicano, ora somos o fariseu; ora temos a profunda humildade, um pouco de humildade, e ora não temos humildade nenhuma. Ora somos levados pelo orgulho, pela soberba e pela arrogância.
Enquanto a humildade estiver dentro de nós, a graça de Deus permanece. Entretanto, enquanto nos tornamos religiosos ou pessoas não religiosas, mas arrogantes da mesma forma, vamos nos distanciando de Deus e da Sua graça em nós.
Até na oração se manifesta a nossa arrogância humana, a nossa soberba e o nosso orgulho. O fariseu era muito religioso e orava bastante, mas orava de um jeito petulante, colocando-se na dimensão de superioridade, orava sentindo-se melhor que o publicano e comparando-se aos outros.

A oração que chega aos ouvidos de Deus é a do pobre humilhado, da alma que reconhece sua fraqueza

Fico preocupado, porque, muitas vezes, rezamos com o nosso terço na mão, com a Bíblia nos nossos braços; ficamos, muitas horas, diante da presença de Jesus, olhando para outras pessoas e dizemos: “Eles não adoram, não rezam o terço, não fazem jejum”. Que oração mais farisaica, mais humana e mundana!
A oração que chega aos ouvidos de Deus é a do pobre humilhado, da alma que reconhece sua fraqueza e pecado. A oração que chega ao coração de Deus é a daquele que reconhece as suas misérias, a cada dia, e nelas mergulha, vai se purificando, lavando-se e humilhando-se na presença de Deus.
A oração que chega aos ouvidos e ao coração do Senhor não é a daquele que levanta a cabeça para dizer: “Eu sou”, mas é a daquele que abaixa a cabeça para dizer: “Deus é e somente Ele é”.
A oração que chega aos ouvidos de Deus é a oração do pobre pecador, publicado, cobrador de impostos que nem se atreve a chegar perto de Deus, porque reconhece a sua miséria. Ele, no entanto, humilha-se, abaixa-se e, ainda que seja distante, bate no seu peito e diz: “Sou miserável. Sou pecador. Tenha compaixão de mim, Senhor”. A oração que agrada o Senhor é a oração que chega aos Seus ouvidos.
Que Deus nos dê a graça de nos purificarmos, na oração e pela oração, a oração arrogante que toma conta do nosso ser. Que Ele nos dê a graça de nos libertarmos de toda forma de prepotência, soberba e orgulho que tomam conta das nossas relações até dentro da Igreja, porque, até lá, a nossa prepotência humana quer se colocar acima dos outros, mas Deus é aquele que acolhe e está com ele abaixo dos outros.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário