segunda-feira, 29 de abril de 2019

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 29/04/2019

ANO C



Jo 3,1-8

Comentário do Evangelho

O diálogo de Jesus com Nicodemos

O texto do evangelho de hoje é o início de um longo diálogo de Jesus com Nicodemos, diálogo que poderíamos caracterizar como catequético-batismal. Nicodemos é fariseu e vê Jesus simplesmente como Mestre, como um homem de Deus. Ele partilha com os do seu grupo a dependência dos sinais para chegar à fé. Para os fariseus “sinal” é uma obra extraordinária, sobrenatural, espetacular, a exemplo do que satanás sugeria a Jesus ao propor que ele saltasse do pináculo do Templo (Mt 4,5-7; Lc 4,9-12). Nicodemos, que gozava de prestígio entre os fariseus, vai procurar Jesus à noite por medo do juízo dos seus pares ou, então, porque o seu modo de viver a religião não realiza as obras de Deus (cf. Jo 9,4). A noite pode, ainda, significar a falta de fé. Jesus propõe a Nicodemos uma mudança radical: nascer de novo, isto é, “nascer da água e do Espírito”. Nicodemos não compreende, pois está ligado ao que é puramente terrestre, e discorre no plano da razão humana. É ao batismo que Jesus se refere. Pelo batismo se nasce para a luz, para o alto, para o que é propriamente de Deus. O batismo é um novo nascimento, pois, por ele, a pessoa nasce para a fé em Cristo, enviado do Pai para dar vida ao mundo.
Oração
Ó Deus, renovai-nos e fazei-nos compreender o batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu vida nova e o sangue que nos redimiu.
Fonte: Paulinas em 13/04/2015

Vivendo a Palavra

Quando Jesus fala com Nicodemos, quer falar a cada um de nós. Ele usa a rica metáfora do ‘nascer do alto’ – renascimento contínuo pela força do Espírito Santo. Assim deve ser a nossa conversão: um processo que se vida afora, até o dia feliz em que receberemos o abraço definitivo do Pai Misericordioso.
Fonte: Arquidiocese BH em 13/04/2015

VIVENDO A PALAVRA

A figura de Nicodemos nos faz pensar: devemos reconhecer que nós, às vezes, o repetimos. Por medo, covardia ou respeito humano, procuramos Jesus às escondidas, na calada da noite. É preciso que saibamos escutar suas palavras: «Se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus.» E, a partir dessa Palavra, buscar o nosso renascimento pelo Espírito. Ele é que nos infundirá sabedoria, entusiasmo e coragem para a missão.

Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra uma nova oposição entre o velho e o novo, que não acontece mais segundo o tempo, mas segundo a condição do homem diante de Deus. O homem velho é o homem do Antigo Testamento, o homem que vive segundo a lei, é escravo do pecado e da morte. O homem novo é o homem que participa da Nova Aliança, é cidadão do Reino de Deus, não vive mais segundo a lei, mas vive o novo mandamento, o mandamento do amor, não é mais escravo do pecado, mas é filho de Deus, é livre e vive segundo a graça e não é mais prisioneiro da morte porque tem a Vida nova em Cristo.
Fonte: CNBB em 13/04/2015

Reflexão

Jesus fala a Nicodemos sobre novo nascimento, condição indispensável para pertencer ao Reino de Deus. Trata-se de nascer da água e do Espírito. A água é o elemento tradicionalmente usado para o batismo. Na língua grega, em que foi escrito o Novo Testamento, a palavra batizar significa mergulhar. O batismo de Jesus traz a presença transformadora do Espírito Santo. É o Espírito que conduziu Jesus ao longo de sua vida terrena e que imprime dinamismo na vida de toda pessoa batizada. Nascer de novo significa viver e agir segundo os princípios da fé e do amor. Significa também deixar-nos transformar por dentro, a fim de vivermos para Deus e para os outros, como viveu e agiu Jesus. Boa ocasião para verificarmos qual é o espaço que abrimos em nós para a ação do Espírito Santo.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditando o Evangelho

A CARNE E O ESPÍRITO

Quando o Evangelho fala em carne e espírito, refere-se a duas dimensões do ser humano, radicalmente opostas. Cada pessoa traz, em si, as marcas destas realidades. A questão fundamental consiste em saber qual das duas incide mais profundamente sobre sua existência. Ou seja, por qual delas a pessoa se deixa conduzir.
Viver segundo a carne significa deixar-se guiar pelos sentimentos inferiores, que tornam o indivíduo egoísta, ensimesmado, buscando apenas os seus interesses, insensível ao sofrimento do outro, incapaz de um gesto de solidariedade. Antes, a pessoa não tem escrúpulos de transformar o outro em objeto para a satisfação de seus instintos e de sua maldade. Vive no pecado!
A vida segundo o espírito, ao contrário, pauta-se pelo amor, que estabelece entre as pessoas vínculos de comunhão e de fraternidade. É o caminho da humanização, na medida em que a pessoa age, inspirando-se no modo de agir próprio de Deus. Nascer do Espírito não depende só da vontade humana. É obra de Deus no coração de quem se abre para ele.
A ressurreição de Jesus possibilitou, à humanidade, esse nascimento pelo Espírito. Só quem nasce do Espírito pode tomar parte no Reino de Deus, inaugurado por Jesus. É mister nascermos de novo para nos beneficiarmos dos frutos da ressurreição.
Oração
Espírito de renascimento recria-me pelo amor, para que eu possa participar do Reino de Deus, que Jesus veio instaurar no meio de nós.
Fonte: Dom Total em 13/04/2015

Meditando o evangelho

AMAR É DOAR-SE

A Ressurreição de Jesus manifesta que o Pai aprovou seu estilo de vida. Foi a forma pela qual ele autenticou toda a existência de seu Filho, de modo que ela pode apresentar-se como paradigma existencial para os discípulos. Toda a vida de Jesus foi uma contínua vivência do amor sem limites, até o extremo de doar-se a si mesmo em benefício da humanidade.
Por isso, o amor-doação foi apresentado aos discípulos como o mandamento único e fundamental, pelo qual deveriam guiar-se. E o testemunho de Jesus tornou-se um referencial obrigatório. Neste sentido, é mister que toda a vida do discípulo se direcione para a imitação criativa do mestre Jesus.
O discípulo é convidado a crescer na vivência do amor, até ser capaz de dar a vida pelos demais. Isto exige uma libertação do egoísmo que impede o ser humano de dar-se conta da presença do outro e responder às suas carências. O amor limitado e condicionado não corresponde ao ideal proposto por Jesus. O mesmo se passa com o amor sem ousadia, onde quem diz amar se preocupa em poupar-se a si mesmo. Só existe amor cristão, quando todos os limites são superados e a obediência ao mandamento de Jesus leva à total entrega de si mesmo.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, arranca do meu coração o egoísmo que me leva a temer entregar-me totalmente em benefício dos outros.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Nicodemos entrou na Catequese para adultos, período noturno
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Gosto de Nicodemos, pois ele era um homem de grande importância entre os Judeus, pessoa da mais alta reputação, que representava toda a tradição de Israel. Sentiu-se atraído por Jesus, ouvia falar de seus milagres, de suas palavras e ensinamentos e começou a admirá-lo, quis entrar na catequese para aprender mais e foi à noite, porque receava ser descoberto pelos irmãos do Judaísmo, afinal tinha um nome a zelar...
Está certo que só isso já é razão para criticá-lo e dizer que hoje em dia tem muitos cristãos como ele, que têm medo e vergonha de professar a sua Fé. Mas temos que olhar o outro lado da questão, com medo ou não, Nicodemos começou naquela noite a abrir a sua vida e o seu coração para que Jesus entrasse.
Começou a aula dizendo que sabia quem era Jesus, mas demonstrava claramente o desejo de saber ainda mais, olha que bonita confissão de Fé "Rabi sabemos que és um Mestre vindo de Deus, pois ninguém pode fazer esses milagres que fazes se Deus não estiver com ele". Jesus como um bom catequista aproveita o entusiasmo e a abertura do novo catequizando e aprofunda a lição explicando que quem quiser entrar no Reino de Deus precisa nascer de novo.
Nicodemos era um aluno novo, recém, iniciado na Fé e não compreendendo o ensinamento não teve vergonha de colocar a sua dúvida. A verdadeira catequese é sempre dialogante, e quer levar o catequizando a fazer uma experiência profunda com Jesus. E Jesus retoma pacientemente a lição afirmando que se trata de um nascimento espiritual e não carnal, trata-se de uma Vida Nova que vem com o Batismo, dado pelo Espírito Santo que é a Força de Deus e portanto, não dá para se manipular. Vem e vai, sopra onde quer, como vento, e o homem sente a sua ação mas não consegue detê-lo ou controlá-lo. A inciativa é totalmente de Deus.
Jesus na verdade está dizendo que, aquele que se abre a graça de Deus, permite que nele tenha início o processo de algo novo que ninguém conseguirá impedir que aconteça. Nicodemos tinha tudo para ser como os outros e odiar a Jesus de Nazaré rejeitando sua pessoa, seu ensinamento e suas obras para condená-lo a morte, entretanto, naquela noite na primeira aula de catequese algo mudou dentro dele.
Vamos encontrá-lo no enterro de Jesus, junto com José de Arimatéia, agora na qualidade de discípulo porque, mantendo a abertura para a Graça de Deus dada em Jesus, ele encontrara finalmente a Verdade e ela o libertou. Mas este processo não foi da noite para o dia, Nicodemos foi um bom catequizando…

2. É necessário nascer do alto
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Sentamo-nos com o evangelista São João para participar da conversa de Jesus com Nicodemos, um dos fariseus que buscavam a verdade. Nicodemos via o que Jesus fazia e reconhecia que Deus estava com ele. Jesus lhe diz que é preciso nascer do alto e nascer de novo para poder ver o Reino de Deus. Jesus fala de um novo nascimento, na água e no Espírito, que não é passagem por um rito, mas inteira renovação do ser humano. É obra do próprio Espírito, acompanhada de um sinal exterior da água que purifica. Espírito é Vento e no modo de ser do vento se pode sentir a presença do Espírito no ser humano renovado. O Vento é livre, não se deixa prender, sopra onde quer, com ímpeto e com suavidade. Assim é quem nasceu do alto. Nascemos uma vez da carne de nossos pais. Somos chamados a um novo nascimento, no Espírito.

Oração Final
Pai Santo, não permitas que nos acomodemos na nossa caminhada. Dá-nos a consciência de que nossa conversão deve se renovar a cada dia, degustando o sabor sempre novo da tua Presença amiga em nós para anunciá-la aos peregrinos desta terra encantada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquiiocese BH em 13/04/2015

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, abre o nosso coração para receber o Espírito Santo. Que Ele continue presente e atuante em nós e na tua Igreja. Faze-nos, amado Pai, conscientes de que tudo o que somos e temos é dom do teu Amor e, por isto, deve ser entregue aos irmãos com generosidade e desapego. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário