sexta-feira, 14 de abril de 2017

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 15/04/2017

ANO A


Mt 28,1-10

Comentário do Evangelho

Noite Santa

Essa noite santa é a mãe de todas as vigílias; nela toda a história humana, onde se encontra e se faz a experiência da salvação de Deus, é recapitulada e recebe seu sentido, pois foi para esse dia que tudo foi criado; tudo foi feito nele, por meio de Cristo e para ele (cf. Cl 1,16). Solidário com a nossa humanidade, o Senhor desceu aos infernos. Mas ele foi ressuscitado! A pedra que fechava o túmulo de Jesus era símbolo da irreversibilidade da morte. No entanto, na ressurreição de Jesus Cristo, deixou de sê-lo. A vida venceu a morte! Jesus Cristo ressuscitado dentre os mortos venceu o mal e todas as suas manifestações. Em Cristo, Deus quis que todos nós fôssemos herdeiros dessa vitória. A vida do ser humano não se limita aos parâmetros da vida terrestre, mas destina-se, transfigurada, à vida eterna. Deus não nos deixou órfãos. Ele quebrou os grilhões da morte ressuscitando o seu Filho único. O Senhor abriu para nós as portas da eternidade. Em Cristo ressuscitado somos novas criaturas, libertas do mal e da morte. Que nesta noite santa possamos deixar ressoar em nós o imperativo do Ressuscitado e viver a realidade pedida: “Alegrai-vos!”. Que todos, a exemplo daquelas mulheres que foram bem cedo ao túmulo, sejamos testemunhas dessa verdade: “o Senhor vive!”.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, faze-me compreender que a ressurreição de Jesus é obra do teu amor por ele e por toda a humanidade.
Fonte: Paulinas em 19/04/2014

Vivendo a Palavra

«Ele não está aqui. Ressuscitou, como havia dito!» A notícia dada pelo anjo do Senhor às mulheres, chega até nós, hoje. Para Jesus Cristo, a morte foi a porta necessária para entrar na vida plena do Reino de Deus, mostrando, que a palavra final nunca será Morte, mas Ressurreição!
http://arquidiocesebh.org.br/para-sua-fe/espiritualidade/meu-dia-em-oracao/vigilia-pascal-ele-nao-esta-aqui-ressuscitou/

Recadinho

Você pode dizer que seu testemunho de vida é um anúncio de que Cristo ressuscitou? - Você tem medo? De quê? - Aos que têm medo, você consegue transmitir a mensagem do Ressuscitado? - Você procura ser companheiro de caminhada para os que o procuram? - Em meio aos desânimos da vida, você se recorda sempre de que depois da morte vem a Ressurreição?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional 19/04/2014

Meditando o evangelho

REPENSANDO A VIDA

A cena do Mestre, pendente na cruz, despedaçou o coração dos discípulos. Não tinham como explicar o desfecho terrível de uma vida inteiramente posta a serviço dos irmãos. A cruz chocava-se com tudo o que tinham experienciado, durante o tempo de convivência com o Mestre. Tudo nele era bondade, acolhida dos fracos e pequeninos, valorização dos pecadores e marginalizados, dedicação incansável ao Reino do Pai. Suas palavras tinham uma autoridade inaudita. Tudo quanto ensinava, tinha mais profundidade do que a doutrina dos escribas e fariseus. Por que acabou sendo crucificado?
Os discípulos passaram o sábado repensando a vida com seu Mestre, e buscando algumas pistas para entender algo do que tinham presenciado. Tudo se mostrava confuso, nebuloso. Suas mentes eram por demais estreitas para entender o fato da cruz, projetando-o para além do impacto imediato. Por isso, no torvelinho de seus sentimentos desencontrados, consumiam-se na angústia.
Num primeiro momento, os discípulos foram incapazes de captar o sentido da morte de seu mestre, numa cruz. Foi preciso que o próprio Jesus os despertasse do torpor. Somente à luz da Ressurreição, a cruz poderá ser, de alguma forma, compreendida. Sem essa luz, por mais que pensemos e repensemos, continuaremos no mesmo impasse dos discípulos, naquele sábado de dor e desespero.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de consolação, não me abandones quando o desespero tomar conta do meu coração, por eu não conseguir captar o sentido da paixão e da cruz de Jesus.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2017-04-15

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Mulheres Portadoras da Vida
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Sei que na nossa Igreja Católica Apostólica Romana, nossas mulheres não exercem Ministérios Ordenados, mas em compensação, nos trabalhos pastorais e Movimentos elas estão à frente e sem essa ação feminina a nossa  Igreja não teria sobrevivido.  No Egito Moisés sobrevive porque duas mulheres se compadeceram e cuidaram dele.  No episódio da encarnação de Jesus Zacarias fica mudo e quem entra em cena são duas mulheres, Maria Santíssima e Isabel!
Nas Bodas de Caná é novamente  a mulher que será a Mediadora do primeiro milagre de Jesus. Parece que na hora de grandes decisões, ou de se tomar uma ação decisiva, na História da Salvação as mulheres estão em evidência. O Evangelho da Vigília Pascal não foge a essa regra e se Maria de Nazaré  gerou Jesus para o mundo, agora Maria Madalena e outra Maria são incumbidas pelo Senhor Ressuscitado para fazerem pela primeira vez ao mundo o Anúncio inédito:  Jesus de Nazaré está Vivo e Ressuscitou!
Um anjo fez o anúncio inédito á Maria, de ela iria conceber e dar a luz o Salvador de toda a Humanidade, agora novamente um Anjo desce do Céu para anunciar às mulheres a mais bombástica notícia de todos os tempos: Aquele que os homens haviam levado  á morte, não está entre os mortos, mas Ressuscitou!
As mulheres entraram e viram os sinais evidentes da Ressurreição e depois foram enviadas em missão sendo que, na correria do caminho Jesus apresentou-se diante delas que ao vê-lo prostram-se e o adoraram.  Nomeio da missão, dos trabalhos pastorais, das atividades do ministério, Jesus se manifesta e podemos experimentá-lo. As mulheres ainda estavam com receio quando se afastaram do túmulo, mas estavam também tomadas pela alegria. Qualquer trabalho na comunidade, que ao fazê-lo não nos trás alegria, precisa ser questionado. O receio ou o medo e a insegurança  faz parte da nossa missão, mas o Senhor se manifesta, confirma a missão e o anúncio.
Essa reflexão não quer ser um Hino de louvor ás mulheres, mas com o Divino Dom da Maternidade com que todas elas são agraciadas, não há a menor dúvida de que são portadoras da Vida em uma sociedade que parece sucumbir diante do gigantesco e doloroso quadro da Morte. Vamos todos juntos, homens e mulheres darmos o nosso testemunho para anunciarmos Jesus, o Senhor Absoluto da Vida e da História, Aquele que silenciou a morte e irrompeu das trevas para nos trazer a Luz definitiva da Copiosa  Graça e Salvação.

2. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Sábado do silêncio. Jesus também guardou o sábado, repousando no túmulo, mas acordou cheio de energia e inaugurou um tempo de muito trabalho. O sábado do repouso passou a ser o Domingo do amor ativo. Madalena e Maria, mãe de Tiago e José, presenciam a ação do anjo com seu esplendor. E com elas, os guardas. Correm, então, para dar a notícia e se encontram com Jesus. Medo, ele estava morto. Alegria, ele está vivo. “Vão para a Galileia. Lá me verão.” Por que não aqui em Jerusalém? Galileia não é dos gentios, dos pagãos? Foi lá que tudo começou. Será um encontro de irmãos, “meus irmãos”, na Galileia, porta do universo, periferia da nação. Correram para dar a notícia aos discípulos.

Fonte: NPD Brasil

Oração Final
Pai Santo, nós damos graças pela encarnação de tua Palavra Criadora. Que o teu Espírito nos faça amar, ainda que não possamos compreender, o dom inefável que nos ofereces – teu Filho Unigênito, feito humano como nós em Jesus de Nazaré – e nos dê força para segui-lo nesta vida em busca do teu abraço eterno. Pelo mesmo Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
http://arquidiocesebh.org.br/para-sua-fe/espiritualidade/meu-dia-em-oracao/vigilia-pascal-ele-nao-esta-aqui-ressuscitou/

Nenhum comentário:

Postar um comentário