quinta-feira, 16 de abril de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 16/04/2015

ANO B


Jo 3,31-36

Comentário do Evangelho

Jesus é quem nos revela o Pai

Jesus é o enviado do Pai para dar vida ao mundo. O discurso precedente é interrompido pela notícia do batismo de João e o de Jesus. Os versículos 31 a 36 são a retomada do discurso motivado pela visita, à noite, de Nicodemos, um notável entre os judeus. Aquele que vem do Alto tem não somente sua origem em Deus, mas é movido pelo “sopro” de Deus. O Espírito Santo, o sopro de Deus, é que faz contemplar e escutar o que é celeste. Como todo enviado, ele traz a marca, o selo, de quem o enviou. Sua mensagem é uma palavra apropriada, uma vez que ele fala do que viu e ouviu. Aliás, ele mesmo é o Verbo eterno de Deus que se fez carne (Jo 1,1). Deus fala por meio dele. Por ele Deus criou o universo e, para a sua encarnação, Deus criou todas as coisas e o ser humano, a quem dotou de palavra para entrar em diálogo com ele. O testemunho do Filho único de Deus está enraizado nesse dinamismo. Acolher o seu testemunho é fazer a experiência de que Deus é verdadeiro. Jesus é quem, pelo seu testemunho, pela sua vida, revela o Pai. A fé no Filho, que vive em comunhão com o Pai, dá a vida eterna. Não é mais a Lei que dá a vida (cf. Dt 30,15-18), mas a fé no Filho.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Senhor, dai-nos a coragem para testemunharmos em nossos dias, a tua bondade e a tua misericórdia.

Vivendo a Palavra

O texto nos ensina a centralidade da nossa fé no Mistério de Jesus de Nazaré. O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Acreditar no mistério não é apenas professá-lo em voz alta nas assembléias, mas testemunhar a fé pela vida em seguimento ao Caminho de Jesus,

Refleo

Devemos procurar Jesus para que, a partir do encontro pessoal com ele, possamos conhecer o próprio Pai. Quando isso acontece, deixamos de pertencer às coisas da terra, porque assumimos novos valores e encontramos em Deus uma nova motivação para viver: a motivação das coisas do alto. A fonte dessa motivação é o dom do Espírito Santo que é derramado sem medida sobre nós e faz com que reconheçamos nas palavras de Jesus as palavras do próprio Deus, que são fonte de verdadeira alegria e de felicidade eterna para todos os que crêem nelas e as colocam em prática no dia a dia.

Meditando o Evangelho

JESUS E SUA MISSÃO

O diálogo com Nicodemos constituiu uma oportunidade para Jesus explicitar sua origem e missão. Ele veio do alto, do Pai. Portanto, seu horizonte existencial superava os limites da história humana e lançava raízes no próprio Deus. Foi assim que Jesus declarou sua divindade. Sua origem celeste e sua superioridade em relação a todos fazia-o tão próximo de Deus a ponto de revesti-lo dos atributos próprios da divindade.
Sua missão consistiu em dar testemunho do que aprendeu junto do Pai. Neste, suas palavras tinham sua origem. E seu testemunho era rigorosamente verdadeiro. Não aceitá-lo corresponderia a rebelar-se contra o próprio Deus. Afinal, Jesus recebera do Pai um mandato específico. Rejeitá-lo significaria rejeitar quem o enviou.
Toda a vida de Jesus teve como pano de fundo o amor que o Pai lhe dedicou. E este amor foi tão intenso que o Pai não hesitou em colocar nas mãos do Filho, inclusive o poder de julgar a vida de quem se negar a crer nele.
A contemplação do Ressuscitado coloca-nos diante de uma opção intransferível: aceitar, como veraz, o testemunho de Jesus e, com isso, obter a salvação; ou rejeitá-lo, e ser fadado à condenação eterna. Quem é prudente, opta pela salvação.
Oração
Espírito de decisão, leva-me sempre a escolher o caminho da fé e da salvação, indicados pelo Filho, como o único capaz de me levar à reconciliação com o Pai.

Oração Final
Pai Santo, o mundo clama por testemunhas. Faze-nos, Pai amado, portadores da Boa Notícia de que o teu Reino está bem próximo – ele está dentro de nos! – para que o anunciemos a todos os que peregrinam ao nosso lado nesta volta para o Lar Paterno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário