sexta-feira, 3 de outubro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 03/10/2025

ANO C


Lc 10,13-16

Comentário do Evangelho

A Lamentação de Jesus sobre as Cidades Rejeitadoras da Salvação


Após enviar seus discípulos em missão, Jesus, com tom de lamentação, exorta três cidades ao redor do mar da Galileia, locais onde ele iniciou suas primeiras pregações, mas cujos habitantes não aceitaram a conversão. Corazim e Betsaida são comparadas a Tiro e Sidônia, cidades fenícias que, de acordo com as profecias de Isaías e Ezequiel, sofreram o juízo de Deus. Essas cidades são consideradas mais culpadas do que as fenícias, pois rejeitaram a salvação trazida pelo Messias. Embora tenham testemunhado os sinais e palavras que anunciam a chegada do Reino, não se arrependeram nem fizeram penitência, simbolizada pelo ato de vestir-se de saco e cobrir a cabeça com cinzas. Finalmente, Jesus condena Cafarnaum, cidade onde ele se estabeleceu. O juízo contra ela será ainda mais severo em comparação com as outras, sendo comparada à queda da Babilônia (Is 14,13-15). Jesus transmite aos seus discípulos a mesma autoridade que ele próprio recebeu. Portanto, aqueles que os rejeitam, rejeitam não só o Cristo, mas também o Pai que o enviou. Que o Senhor nos livre de toda incredulidade e nos conceda sempre sua graça!
https://catequisar.com.br/liturgia/a-lamentacao-de-jesus-sobre-as-cidades-rejeitadoras-da-salvacao/

Comentário do Evangelho

Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou


Após o envio e a instrução aos discípulos à missão, Jesus, em tom de lamentação, exorta três cidades ao redor do mar da Galileia. Lá ele iniciou suas primeiras atividades, mas seus habitantes não se abriram à conversão. Corazim e Betsaida são comparadas às cidades fenícias de Tiro e Sidônia, que receberam o juízo de Deus anunciado por Isaías e por Ezequiel. Elas teriam mais culpa que as cidades fenícias, porque haviam rejeitado a salvação vinda do Messias. Diante das palavras e das obras que manifestaram a chegada do Reino, elas não se converteram nem fizeram penitência, simbolizada por vestir-se de saco e cobrir a cabeça com cinza. Por fim, vem a condenação de Cafarnaum, cidade onde Jesus se estabeleceu. Seu juízo é mais severo se comparado às outras cidades. Ela será precipitada à morada dos mortos, o Hades, assim como a condenação da Babilônia (Is 14,13-15). Os discípulos gozam da mesma autoridade de Jesus. Por isso, quem os rejeita, não só rejeitam o Cristo, mas também o Pai que o enviou. Que o Senhor nos livre de toda incredulidade e nos abra sempre à sua graça!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/quem-vos-ouve-a-mim-ouve-quem-vos-rejeita-a-mim-rejeita-e-quem-me-rejeita-rejeita-aquele-que-me-enviou-03102025

Reflexão

Na subida para Jerusalém, apesar de realizar muitos sinais, Jesus encontra rejeição e hostilidade. Por isso as palavras duras que lemos hoje, quando Jesus compara as cidades que não o acolhem com Sodoma, a cidade pecadora, que no julgamento será tratada com menos rigor do que estas cidades que rejeitam o Reino: Corazin, Betsaida, Cafarnaum. Jesus faz um enérgico apelo à conversão, ao estilo profético. Afirma ainda que quem rejeita seus discípulos rejeita a ele próprio e ao Pai que o enviou. Recusar o dom de Deus é escolher a própria condenação, permanecendo fora da Nova Aliança e das novas relações sociais que nascem do projeto de Deus. Precisamos estar atentos, pois, em diversos momentos e situações, Jesus nos visita, chamando-nos à conversão.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/3-sexta-feira-10/

Reflexão

«Quem vos escuta, é a mim que está escutando»

Rev. D. Jordi SOTORRA i Garriga
(Sabadell, Barcelona, Espanha)

Hoje, vemos Jesus dirigir o seu olhar para aquelas cidades da Galiléia que tinham sido a causa das suas preocupações e nas quais Ele tinha pregado e realizado as obras do Pai. Em nenhum destes locais como Corazim, Betsaida e Cafarnaum tinha pregado ou feito milagres. A semeadura tinha sido abundante, mas a colheita não foi boa. Nem Jesus os pode convencer...! Que mistério o da liberdade humana! Podemos dizer não a Deus... A mensagem evangélica não se impõe pela força, apenas se oferece e eu posso fechar-me a ela; posso aceitá-la ou recusa-la. O Senhor respeita totalmente a minha liberdade. Que responsabilidade a minha!
As expressões de Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!» (Lc 10,13) ao terminar a sua missão apostólica expressam mais sofrimento que condenação. A proximidade ao Reino de Deus não foi para aquelas cidades uma chamada à penitência e à mudança. Jesus reconhece que em Sidônia e em Tiro teriam aproveitado melhor toda a graça dispensada aos galileus.
A decepção de Jesus é maior quando se trata de Cafarnaum. «Serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada!» (Lc 10,15). Aqui tinha Pedro a sua casa e Jesus tinha feito desta cidade o centro da sua pregação. Mais uma vez vemos mais um sentimento de tristeza que uma ameaça com estas palavras. O mesmo poderia dizer de muitas cidades e pessoas da nossa época. Julgam que prosperam quando na realidade estão se afundando.
«Quem vos escuta, é a mim que está escutando» (Lc 10,16). Estas palavras com que o Evangelho termina são uma chamada à conversão e trazem esperança. Se ouvirmos a voz de Jesus ainda estamos a tempo. A conversão consiste em que o amor supere progressivamente o egoísmo na nossa vida, o qual é um trabalho sempre inacabado. São Máximo diz-nos: «Não há nada tão agradável e amado por Deus como o fato dos homens se converterem a Ele com sincero arrependimento».

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «É verdade que a nossa fé não é palpável e não depende dos sentidos. É um dom de Deus que Ele infunde na alma humilde, porque a fé não habita naqueles que estão cheios de orgulho» (São Francisco de Sales)

- «Apenas a Palavra de Deus, a Palavra de Jesus, nos salva» (Francisco)

- «A penitência interior é uma reorientação radical de toda a vida, um regresso, uma conversão a Deus de todo o nosso coração, uma rotura com o pecado, uma aversão ao mal, com repugnância pelas más ações (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.431)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-10-03

Reflexão

O respeito pelo sagrado

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, o mundo ocidental —particularmente a Europa— talvez merecesse a mesma lamentação de Cristo perante as populações de Corazín, Betsaida… São sociedades que, tendo conhecido as obras de Jesus Cristo, agora não O reconhecem e chegam, inclusivamente, a perder o sentido e o respeito pelo sagrado.
Para a coexistência das culturas é fundamental o respeito pelo que, para os outros, é sagrado (atitude que é lícito esperar também de quem não crê em Deus). Quando se viola este respeito, perde-se algo essencial de uma sociedade. No Ocidente multa-se quem ofende a fé de Israel ou o Corão. Pelo contrário, quando se trata de Cristo e do que é sagrado para os cristãos, então a liberdade de opinião aparece como o bem supremo (embora às custas de zombarias contra o cristão).
—Senhor, Autor da paz, concede à nossa sociedade viver uma liberdade (de opinião) sempre respeitadora da honra e da dignidade do outro.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-10-03

Comentário do Evangelho

Rejeitar Jesus é rejeitar o Pai que o enviou


Hoje, vemos Jesus dirigir o olhar para aquelas cidades da Galileia que tinham sido objeto da sua solicitude e onde tinha pregado e realizado as obras do Pai. Em nenhum lugar como em Corazim, Betsaida e Cafarnaum tinha pregado e feito tantos milagres. A sementeira tinha sido abundante, mas a colheita não foi boa. Nem Jesus conseguiu convencê-los...!
- Nem Jesus conseguiu convencê-los...! Que grande mistério, o da liberdade humana: podemos dizer “NÃO” a Deus!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-10-03

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Hoje iniciamos a Novena da Padroeira e celebramos os Protomártires do Brasil: profundos apelos de conversão, de crescimento na fé. A Palavra é claríssima. Em Baruc, o Povo chora a amargura da vida, “pois pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos”. Corazim, Betsaida e Cafarnaum excluem-se do Reino porque não se converteram a Jesus, a Palavra máxima do Pai. E rejeitá-lo é recusar o Pai, que o enviou. É recusar tudo! Que esta Liturgia e Novena abram-nos a Deus que não desiste de nós: quer a todos como Povo que lhe pertença e seja missionário, peregrinando entre as nações, levando à inteira humanidade, sua proposta de vida plena, que nos oferece em seu Filho, o Primogênito da nova humanidade.
Coleta
Ó DEUS, concedestes admirável constância no martírio aos Santos André e Ambrósio, presbíteros, Mateus Moreira e seus companheiros leigos; fazei que o seu testemunho de fé fortaleça as nossas Comunidades e estimule a ação missionária de vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=03%2F10%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário