sábado, 18 de outubro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 18/10/2025

ANO C


Lc 10,1-9

Comentário do Evangelho

A Missão dos 72: Levar a Paz e o Reino de Deus


Hoje celebramos a memória de São Lucas, evangelista e médico, que foi também colaborador de missão de São Paulo. O trecho que lemos hoje é uma boa oportunidade para refletirmos sobre a missão dos setenta e dois discípulos enviados por Jesus. O número remete aos setenta anciãos que receberam o Espírito de Deus para profetizar e simboliza a missão universal de evangelização. Jesus os envia dois a dois para pregar o Reino, pois o trabalho em equipe é essencial para o apoio mútuo e para a credibilidade do testemunho. Eles são enviados para um contexto difícil, “no meio de lobos”, que representam os pagãos e as adversidades que irão enfrentar. São orientados a levar apenas o essencial, confiando na providência divina, com uma atitude de total entrega e sem buscar segurança material. Jesus instrui para que não se envolvam em conversas desnecessárias, como a orientação dada por Eliseu a Geazi (2Rs 4,29). A missão deles é levar paz e a alegria da salvação que o Reino traz, preparados para a acolhida ou rejeição. Devem curar os doentes e proclamar que o Reino de Deus está próximo, continuando assim a obra do Mestre. Que possamos também assumir nossa vocação missionária e, com entusiasmo, levar o evangelho a todos.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-missao-dos-72-levar-a-paz-e-o-reino-de-deus/

Reflexão

Setenta e dois, o número de discípulos enviados em missão, é um número simbólico que quer representar todas as nações da terra, conforme elencadas no livro do Gênesis, capítulo 10. A eles Jesus dirige um discurso que reflete a situação da Igreja na sua ação missionária. Exemplar discípulo do Mestre foi também o evangelista Lucas, cuja festa hoje celebramos. Autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos, nascido na Antioquia (Síria), Lucas pertencente à segunda ou terceira geração dos seguidores de Cristo. É o evangelista que melhor descreveu a fisionomia humana do Redentor, sua mansidão, sua predileção pelos pobres, pelos desprezados, pelas mulheres e pelos pecadores arrependidos. Mediante o estudo dos seus escritos, pode-se afirmar que Lucas era uma pessoa culta e conhecia muito bem a língua grega. São Jerônimo não esconde sua admiração pelo escritor: “O mais dotado em língua grega entre os evangelistas”.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/18-sabado-11/

Reflexão

«O Reino de Deus está próximo de vós»

Fray Lluc TORCAL Monje del Monastério de Sta. Mª de Poblet
(Santa Maria de Poblet, Tarragona, Espanha)

Hoje, na festa de São Lucas —o Evangelista da mansidão de Cristo — a Igreja proclama este Evangelho que nos apresenta as características centrais do apóstolo de Cristo.
O apóstolo é, no primeiro lugar, aquele que foi chamado pelo Senhor, designado por Ele mesmo, com o propósito de ser enviado no seu nome: É Jesus quem chama a quem quer para lhe confiar uma missão concreta! «O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir» (Lc 10,1).
O apóstolo pode ter sido chamado pelo Senhor, mas também depende totalmente Dele. «Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis em saudar ninguém pelo caminho!» (Lc 10,4). Esta proibição de Jesus aos discípulos indica, acima de tudo, que eles deixarão em suas mãos aquilo que é mais essencial para viver:
O Senhor, que veste os lírios dos campos e dá alimento aos pássaros, quer que seu discípulo busque, em primeiro lugar, o Reino dos céus e não, que, «não fiqueis ansiosos com o que comer ou beber. Não vos inquieteis! Os pagãos deste mundo é que vivem procurando todas essas coisas, mas o vosso Pai sabe que delas precisais» (Lc 12,29-30).
O apóstolo é, também, quem prepara o caminho do Senhor, anunciando sua paz, curando os enfermos e manifestando, assim, a vinda do Reino. A tarefa do apóstolo é, então, fundamental em e para a vida da Igreja, porque dela depende a futura acolhida ao Mestre entre os homens.
O melhor testemunho que nos pode oferecer a festa de um Evangelista, daquele que narrou o anuncio da Boa Nova, é fazer-nos mais conscientes da dimensão apostólico-evangelizadora de nossa vida cristã.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Todo aquele que ama a Deus acredita que o Evangelho foi escrito para ele e que lhe foi dado como um dom, com o encargo de que guarde esta jóia preciosa» (São Beda, o Venerável)

- «São Lucas introduz-nos no conhecimento da luz discreta, e ao mesmo tempo penetrante, que a Palavra de Deus irradia, iluminando a realidade e os acontecimentos da história» (São João Paulo II)

- «São Lucas deu-nos três parábolas principais sobre a oração. O primeiro, "o amigo importuno" (cf. Lc 11,5-13), convida à oração insistente (...). A segunda, "a viúva importuna" (cf. Lc 18,1-8), centra-se numa das qualidades da oração: é preciso rezar sempre, sem se cansar (...). A terceira parábola, “o fariseu e o publicano” (cf. Lc 18,9-14), refere-se à humildade do coração que reza (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.613)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-10-18

Reflexão

São Lucas, evangelista

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje celebramos ao chamado "Evangelista da mansidão de Cristo". São Lucas nasceu na Antioquia (século I). De pais pagãos, provavelmente de ascendência grega, possuía uma grande cultura, era médico e bom conhecedor dos costumes judeus. Autor do terceiro Evangelho e dos "Fatos dos Apostoles".
Conheceu Jesus Cristo através de São Paulo, com quem viveu grande parte da sua vida apostólica. Durante os anos de encarceramento de São Paulo, Lucas permaneceu junto com ele ("O único que está comigo é Lucas", escreveu Paulo). É o evangelista que mais detalhes nos transmitiu da Infância de Jesus e da vida de Santa Maria e São José. Nos "Fatos dos Apóstolos" Lucas recopilou os fatos mais importantes das atividades dos Apóstolos e do nascimento da Igreja num marco geográfico e temporal bem determinado.
—São Lucas, guia-nos na nova evangelização que nos pede o Senhor.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-10-18

Comentário do Evangelho

O evangelista da mansidão de Cristo


Hoje, agradecemos a S. Lucas uma grande “invenção”: os seus escritos (o seu Evangelho e os “Atos dos Apóstolos”). Há muita messe e poucos braços? Pois aí estão os escritos! Difundiram-se por todo o mundo, mesmo até onde os apóstolos demoraram mais tempo a chegar. Lucas tinha muito boa formação: era médico! Para redigir os seus escritos, como bom cientista, primeiro informou-se (fez uma investigação). Vinte e um séculos depois, não há livro mais editado do que o Novo Testamento…
- E, se ainda fosse pouco, agora temos a Internet: a Palavra de Deus viaja pelo mundo quase à velocidade da luz (e sem custos). Se S. Lucas tivesse tido Internet!!!

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Setenta e dois é múltiplo de 12; por si, já símbolo de totalidade. Então, Jesus envia todos os seus discípulos ao mundo carente de “trabalhadores”, de “cordeiros” no meio e em favor dos “lobos”, que levem unicamente a paz. Lobos só destroem, plantam tudo, menos a paz, característica do Reino. Curar doentes, viver pelos necessitados, é o Reino acolhido. Ele está próximo, acessível àquele que só o conhece. Acolhe-o, quem passa a praticá-lo. Paulo nos deixou muitas palavras, mas como assimilou o Jesus da cruz: em sua defesa, ninguém o assistiu; todos o abandonaram. No entanto, os perdoa: “Oxalá não lhes seja levado em conta!” E quanto Lucas bebeu das palavras e convivência de Paulo, que o inspirou em seu Evangelho e Atos dos Apóstolos.
Coleta
SENHOR NOSSO DEUS, escolhestes São Lucas para revelar pela pregação e pelos escritos o mistério do vosso amor para com os pobres; concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e que todos os povos mereçam ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário