domingo, 29 de dezembro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 28/12/2024

ANO C


Mt 2,13-18

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Anjo apareceu em sonho a José


Quando Herodes Magno faleceu, Jesus provavelmente tinha cerca de dois anos. Seu filho, Herodes Antipas, assumiu o poder e, posteriormente, ordenou a morte de São João Batista. Herodes Magno era amplamente conhecido por sua crueldade, tendo eliminado vários de seus próprios parentes, incluindo dois filhos, Alexandre e Aristóbulo. Portanto, é plausível imaginar que alguém da dinastia de Herodes tenha ordenado o massacre das crianças em Belém, visando eliminar Jesus.
São José, alertado sobre o perigo que ameaçava o menino, tomou Maria e Jesus e fugiu para o Egito. Sem prever a extensão do risco, José não conseguiu alertar outras famílias. Contudo, sabia que o objetivo de Herodes era tirar a vida do Menino Jesus.
O evangelho de Mateus faz referência às palavras do profeta Jeremias, mencionando Raquel, esposa de Jacó, que foi sepultada próximo à entrada de Belém, onde morreu ao dar à luz Benjamim. A tradição cristã reconhece as crianças de Belém como mártires, associando-as ao Cordeiro imaculado.
https://catequisar.com.br/liturgia/o-anjo-apareceu-em-sonho-a-jose/

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito!


Jesus devia estar com dois anos quando Herodes Magno morreu. Sucedeu-o Herodes Antipas, seu filho, que mandou matar São João Batista. A crueldade de Herodes Magno era conhecida. Mandou matar muitos dos seus parentes e estrangular dois de seus filhos, Alexandre e Aristóbulo. Nada estranho, portanto, que algum Herodes da época tivesse mandado matar as crianças de Belém com a intenção de matar o Menino Jesus. O alvo era Jesus. São José foi avisado do perigo que o menino corria e levou-o com Maria para o Egito. José não podia avisar as famílias do perigo que corriam porque ele mesmo não imaginava que isso pudesse acontecer. Sabia, no entanto, que Herodes queria matar o Menino Jesus. São Mateus cita as palavras de Jeremias sobre Raquel, esposa de Jacó, porque na entrada de Belém está o túmulo de Raquel, que morreu ao dar à luz Benjamin. “As crianças inocentes morreram por Cristo e agora seguem o Cordeiro imaculado.”
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes:
https://catequisar.com.br/liturgia/levanta-te-toma-o-menino-e-sua-mae-e-foge-para-o-egito-mt-213-18/ (28/12/2018) e
https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/28-12-2024

Reflexão

Os Santos Inocentes não chegaram sequer a tomar consciência de si mesmos. Suas vidas não puderam desabrochar. Seus lábios foram impedidos de louvar a Deus. Porém, seu sangue inocente banhou a terra e ficou à espera de outro sangue inocente, o de Jesus, derramado em resgate da humanidade pecadora. Santos Inocentes Mártires: primeiro elo de uma interminável cadeia de outros inocentes, cujas vidas são interrompidas, às vezes por motivos levianos: abortos, guerras e acidentes de várias espécies. A matança dos inocentes deixa na história uma marca repugnante e nos faz repudiar com veemência a insana e cruel atitude de qualquer pessoa que se apodera da vida alheia ou própria, para destruí-la. Senhor da vida é somente Deus. Os Santos Inocentes Mártires são celebrados desde o século VI.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/28-sabado-7/

Reflexão

«José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito»

Rev. D. Joan Pere PULIDO i Gutiérrez
(Sant Feliu de Llobregat, Espanha)

Hoje celebramos a festa dos Santos Inocentes, mártires. Introduzidos nas celebrações de Natal, não podemos ignorar a mensagem que a liturgia quer nos transmitir para definir, ainda mais, a Boa Nova do nascimento de Jesus, com dois acentos bem claros. Em primeiro lugar, a predisposição de São José no desígnio salvador de Deus, aceitando sua vontade. E, por sua vez, o mal, a injustiça que frequentemente encontramos em nossa vida, concretizada na morte martirial das crianças Inocentes. Tudo isso pede-nos uma atitude e uma resposta pessoal e social.
São José nos oferece um testemunho bem claro de resposta decidida perante o chamado de Deus. Nele nos sentimos identificados quando devemos tomar decisões nos momentos difíceis de nossa vida e de nossa fé: «Levantou-se de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para Egito» (Mt 2,14).
Nossa fé em Deus implica a nossa vida. Faz que nos levantemos, quer dizer faz nos estar atentos às coisas que acontecem em nosso redor, porque —frequentemente— é o lugar onde Deus fala. Faz nos tomar ao Menino com sua mãe, quer dizer, Deus faz se nos próximo, companheiro de caminho, reforçando a nossa fé, esperança e caridade. E faz nos sair de noite para Egito, isto é, convida-nos a não ter medo perante nossa própria vida, que com frequência enche-se de noites difíceis de iluminar.
Estas crianças mártires, também hoje, têm nomes concretos em crianças, jovens, casais, pessoas idosas, imigrantes, doentes...que pedem a resposta de nossa caridade. Assim nos o diz João Paulo II: «Em efeito, são muitas, em nosso tempo, as necessidades que interpelam à sensibilidade cristã. É hora de uma nova imaginação da caridade, que se desdobre não só na eficácia da ajuda emprestada, mas também na capacidade de nos fazer próximos e solidários com o que sofre».
Que a nova luz, clara e forte de Deus feito Menino encha nossas vidas e consolide nossa fé, nossa esperança e nossa caridade.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «O que temes, Herodes, quando ouves que nasceu um Rei? (…). Você mata o corpo das crianças, porque o medo matou o seu coração» (São Quodvultdeus)

- «O Filho de Deus - Verbo eterno - tornou-se filho para que Deus esteja ao nosso alcance. Ele nos ensina assim a amar os pequenos; amar os fracos; respeitar as crianças» (Bento XVI)

- «A fuga para o Egito e a matança dos inocentes manifestam a oposição das trevas à luz: 'Ele veio para a sua casa, e a sua gente não o recebeu» (Jn 1,11). Toda a vida de Cristo estará sob o signo da perseguição» (Catecismo da Igreja Católica, n. 530)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-12-28

Reflexão

Os Santos Inocentes, mártires

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, sobre a manjedoura de Belém se cerne já a sombra da cruz. A anunciam a pobreza do estábulo, a profecia de Simeon sobre o signo de contradição e a espada destinada a traspassar a alma da Virgem e, a persecução de Herodes, que causará a morte das crianças Inocentes Mártires e fará necessária a fugida da Sagrada Família a Egito.
O Filho de Deus —a palavra eterna— se fez tão pequeno como para estar numa manjedoura. Fez-se criança para que Deus esteja ao nosso alcance. Ele nos ensina assim a amar aos pequenos; amar aos débeis; respeitar às crianças. O Menino de Belém nos faz pôr os olhos em todas as crianças que sofrem e são exploradas no mundo, tanto os nascidos como os não nascidos.
—Em todos eles, é o Menino de Belém quem nos interpela. Nestes dias natalinos, oremos para que o resplendor do amor de Deus acaricie a todos estas crianças.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-12-28

Reflexão

Cultura da morte. O aborto.

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, também as crianças, e as crianças por nascer, os ameaçam o egoísmo, daqueles que sofrem a sombra da desesperança em seu coração, a desesperança que semeia o medo e que leva a matar.
Hoje também, nossa cultura individualista se nega a ser fecunda, se refugia em uma permissibilidade que nivela por baixo, ao que o preço dessa não fecundidade seja o sangue de um inocente. Estamos influenciados por um “teísmo biodegradador” do humano, esse “teísmo spray” que pretende suprimir a grande verdade (o Verbo que se tem encarnado). A proposta cultural que recai sobre si mesmo em uma dimensão egoisticamente individualista, se constrói por traz dos direitos das pessoas, e das crianças. Esses são recursos do Herodes moderno.
Jesus “menino por nascer” nos convoca a coragem. Não queremos degradar-mo-nos na “cultura da facilidade” que nos anula sempre, porque pouco a pouco, termina sendo a cultura da morte.
Queremos reivindicar a presença de Cristo já no seio de sua Mãe!
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-12-28

Comentário sobre o Evangelho

Comemoramos os martirizados pela perseguição do Menino Jesus


Hoje, três dias depois do Natal, lembramos daquelas crianças que, sem saber, inocentemente, foram mártires inclusive antes de santo Esteban. Herodes ia buscar Jesus, mas acabou matando a todas as crianças da comarca menos a Jesus.
—Quando o homem persegue a Deus, o homem acaba perseguindo ao homem. Quem joga contra Deus não derrotará a Deus, mesmo que certamente fará sofrer a outros. Em todo caso, Deus recompensa aos “sofridos” por Sua causa.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-12-28

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

A iniquidade é incompreensível. Se o caminho do bem é que, de fato, nos premia com felicidade, por que, às vezes, escolhemos o mal? Se, em vez de Deus, e levados pela ambição e dominação, adoramos este mundo e seus pequenos valores, eis o que nos deixa cegos àquela única vida que vale. Herodes encarna essa cegueira ao assassinar os Inocentes.
Por amor, Jesus deixa a plena felicidade da vida trinitária e vem, sob todos os riscos, inaugurar para nós aquele seu eterno jeito de viver.
Os Inocentes, não em palavras, mas pelo martírio que sofreram, testemunham que, seja a que preço for, vale a pena optar pelo caminho que o Pai nos revela em seu Filho Jesus, como o Primogênito da sonhada humanidade.
Oração
Ó DEUS, hoje os mártires Inocentes proclamaram o vosso louvor, não por palavras, mas pela morte; concedei que também nossa vida testemunhe a fé que nossos lábios professam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=28%2F12%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário