segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

São Dâmaso - 11 de Dezembro


São DâmasoOcupou a Sé de Roma de 366 a 384. Foi natural, ou pelo menos originário, da antiga Hispânia. O Livro Pontifical, não muito posterior, dá-o como hispanus. Seu pai e uma irmã ao menos, Santa Irene, viveram também em Roma. Lá, S. Dâmaso erigiu uma Basílica a S. Lourenço, que recebeu o cognome de in Damaso.
Viveu num período de grande agitação para a Igreja. No tempo de seu Pontificado, era Bispo de Milão o grande Santo Ambrósio e São Jerônimo punha sua formidável inteligência ao serviço da Igreja. São Dâmaso teve que enfrentar um cisma causado por um antipapa, isto no início do seu Pontificado. Infelizmente este não consistiu no único problema para Dâmaso, já que teve de combater o Arianismo, que negava a consubstancialidade de Cristo com o Pai. Sendo ele Papa, chegou quase a extinguir-se a heresia ariana. O Imperador Teodósio, se não encontrou nele um indomável mestre de moral como Santo Ambrósio, encontrou um Papa que afirmou sempre, com serena firmeza, a "autoridade da Sé Apostólica". Dâmaso fez de tudo pela unidade da Igreja, e para deixar claro o Primado do Papa, pois foi o próprio Cristo quem quis: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16,18) . 

O Papa Dâmaso esteve no II Concílio Ecumênico onde aconteceu a definição dogmática sobre a Divindade do Espírito Santo. Foi ele quem encarregou São Jerônimo na tradução da Bíblia da língua original para o latim, língua oficial da Igreja. Conhecido como o "Papa das Catacumbas", São Dâmaso foi responsável pela zelosa restauração das catacumbas dos mártires. Em Roma, conseguiu separar Estado e Paganismo. A sua obra foi paciente e oculta, mas não medíocre nem definhante. Soube ligar à Sé apostólica todas as Igrejas e obteve do poder civil o maior respeito.
São Dâmaso, o Papa mais notável do século IV, veio a falecer em 384. Na chamada Cripta dos Papas, por ele explorada nas Catacumbas de S. Calisto, no fim de uma longa inscrição, escreveu: "Aqui eu, Dâmaso, desejaria mandar sepultar os meus restos, mas tenho medo de perturbar as piedosas cinzas dos santos". Humildade e discrição de um Papa verdadeiramente santo, que de fato preparou para si a sepultura longe, num local solitário, à margem da Via Ardeatina.
São Dâmaso, rogai por nós!
http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=12&dia=11&id=337

São Dâmaso I

São Dâmaso I
Papa
Século IV
Dâmaso era espanhol, mas não se descarta que ele possa ter nascido em Roma, no ano 305. Culto e instruído, ocupou o trono da Igreja de 366 a 384. Foi considerado um dos mais firmes e valentes sucessores de Pedro. Sem temer as ameaças e protecionismos imperiais, demitiu de uma só vez todos os bispos que mantinham vínculo com a heresia ariana, trazendo estabilidade à Igreja através da unidade, da obediência e respeito ao papa de Roma.
Sua eleição foi tumultuada por causa da oposição. Houve até luta armada entre as facções, vitimando cento e trinta e sete pessoas. Mas, ao assumir, o então papa Dâmaso I trouxe de volta a tradição da doutrina à Igreja, havendo um florescimento de ritos, orações e pregações durante seu mandato. Devem-se a ele, por exemplo, os estudos para a revisão dos textos da Bíblia e a nova versão em latim feita pelo depois são Jerônimo, seu secretário.
Em seu governo, a Igreja conseguiu uma nova postura e respeito na sua participação na vida pública civil. Os bispos podiam escrever, catequizar, advertir e condenar. Esse papa sabia como ninguém fazer-se entender com os impérios e reinados e conseguia paz para que a Igreja se autogerisse. Foi uma figura digna do seu tempo, pois conviveu com grandes destaques do cristianismo, como os santos: Ambrósio, Agostinho e Jerônimo, só para citar alguns.
Além de administrador, era, também, um poeta inspirado pelas orações e cânticos antigos e um excelente arqueólogo. Graças a ele as catacumbas foram recuperadas, com o próprio papa percorrendo-as para identificar os túmulos dos mártires e dar-lhes as devidas honras. Nesse mesmo local exaltou os mártires em seus famosos "Títulos", ou seja, epigramas talhados nas pedras pelo calígrafo Dionísio Filocalo, com os lindos poemas que escrevia especialmente para cada um.
Dâmaso I escolheu, pessoalmente, o túmulo no qual gostaria que fossem depositados seus restos mortais. Na cripta dos papas, localizada nas Catacumbas de São Calisto, ao término dos seus escritos em honra deles, deixou registrado: "Aqui, eu, Dâmaso, gostaria que fossem depositados meus espólios. Mas temo perturbar as piedosas cinzas dos mártires".
Ao morrer, em 384, com quase oitenta anos, foi sepultado num solitário e humilde túmulo na via Andreatina, que ele, discreto, preparara para si. Santo papa Dâmaso I é venerado no dia 11 de dezembro.
 http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=11&Mes=12

Santo Dâmaso I 

São Dâmaso nasceu pelo ano de 305, era de origem espanhola. Era irmão de Santa Irene. Após ter sido diácono na Igreja de Roma com o Papa Libério, onde participou ativamente nos esforços doutrinais para a volta à ortodoxia, foi o sucessor do Papa Libério, cargo que ocupou do ano 366 a 384. A sua firme atitude, que sacudiu o entusiasmo e a aprovação de toda a cristandade quando, não se importando com as ameaças e protecionismos imperiais, depôs todos os bispos vinculados com o arianismo, trouxe à Igreja a unidade, estabelecendo o princípio que a comunhão com o bispo de Roma é o sinal de reconhecimento de católicos e de bispo legítimo. Sua eleição foi marcada por lutas violentas entre as diversas facções, deixando num só dia o saldo de 137 mortos., Papa Dâmaso demonstrou com as obras que a escolha fora certa. Durante seu pontificado houve explosão de ritos, de orações, de peregrinações, com novas instituições litúrgicas e catequéticas para os estudos de revisão do texto da Bíblia e a nova versão em latim (Chamada Vulgata) feita por São Jerônimo, que São Dâmaso chamou para seu secretário.
Naqueles anos a Igreja atingira nova dimensão sócio-religiosa, tornando-se uma componente da vida pública. Podemos lembrar a obra de Santo Ambrósio em Milão. Os bispos podiam escrever, catequizar, advertir e condenar. Em 380, por ocasião do sínodo de Roma, o papa Dâmaso expressou sua gratidão aos chefes do império por terem deixado à Igreja a liberdade de administrar-se por conta própria. Com a liberdade conquistada, antigos lugares de oração, como as catacumbas, teriam ficado em ruína. Ele não só exaltou em seus famosos Títulos (epigramas feitos nas pedras pelo calígrafo Dionísio Filocalo), mas também os honrou dedicando-se pessoalmente à identificação de seus túmulos e à consolidação das criptas que guardavam suas relíquias. Na cripta dos papas, nas catacumbas de São Calisto, ao término da longa epígrafe, acrescentou:"Aqui, eu, Dâmaso, gostaria que fossem sepultados ois meus espólios, mas temo pertubar as piedosas cinzas dos mártires."
São Jerônimo atesta que o papa Dâmaso morreu com quase oitenta anos. Foi sepultado no túmulo que ele mesmo tinha preparado, humildemente longe das cinzas dos mártires, ao longo da via Ardeatina. Seus restos mortais foram reexumados e levados à Igreja de São Lourenço em Dâmaso.
http://www.catolicanet.com/?system=santododia&action=ver_santos&data=11/12

São Dámaso I, Papa


Este Pontífice se tornou famoso por ter redigido e feito gravar os epitáfios ou lápides nos sepulcros de muitos mártires famosos das catacumbas de Roma.
De família espanhola, o santo foi secretário dos Pontífices, São Liberio e São Félix, e ao ser eleito Papa, no ano 366, fez honra a seu nome, que significa "domador", porque teve que sufocar uma sangrenta rebelião que se levantou em Roma contra ele.
Teve como Secretário o grande São Jerônimo, a quem lhe encarregou que traduzira a S. Bíblia ao idioma popular, conhecida com o nome de "A Vulgata", e que foi empregada pela Igreja Católica durante cerca de 15 séculos.
A tradição destaca que o Papa São Damaso foi quem introduziu nas orações dos católicos o "Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era em um princípio, agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém". Durante todo seu pontificado se preocupou em conseguir que os bispos de todas as nações reconhecessem ao Sumo Pontífice de Roma como o bispo mais importante do mundo.
Morreu em 11 de dezembro do ano 384 à idade de 80 anos. Foi sepultado na tumba que ele mesmo preparou humildemente, afastado das tumbas dos Santos famosos de Roma. Depois construíram sobre seu sepulcro a basílica chamada São Damaso.
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=352

São Dâmaso I, Papa
São Dâmaso I (Pontificado:  366 - 384)

Comemoração litúrgica: 11 de dezembro. 

Também nesta data: São Hugolino Magalotti e São Pedro de Sena

São  Dâmaso, um dos maiores  Papas  da Igreja de Deus, era espanhol.  Órfão de  mãe, levou-o o pai a Roma, para lá receber uma sólida educação religiosa  e científica. Os progressos que fez foram tão notáveis, que Dâmaso foi tido  como um dos homens  mais santos e sábios do seu tempo.  Na qualidade de  diácono da Igreja de Roma, acompanhou o Papa Libério ao exílio. Pela morte deste Papa, foi elevado ao trono pontifício, em atenção à sabedoria e santidade que o distinguiam, como também pelo zelo e coragem com que  defendera  a  Igreja contra a  heresia. O governo  de São Dâmaso durou dezessete anos e  dois meses, e coincidiu com épocas  bem angustiosas. Todos os  escritores eclesiásticos  daquele tempo  lhe tecem  os maiores elogios.  São Jerônimo chama-o  o grande  amador da castidade,  o doutor virginal da Igreja  virginal.  Teodoro vê nele  um homem  adornado de  todas as virtudes e  digno de todo o louvor. Santo Ambrósio  reconhece em Dâmaso um instrumento escolhido pela  Divina providência para o bem da Igreja de Cristo.   Os  bispos, reunidos em Constantinopla, elogiam-no pela  firmeza heróica na defesa  da santa  fé, dando-lhe o título  honroso de  diamante invencível da fé.  Em diversas  ocasiões patenteou esta firmeza evangélica. Logo depois de  sua eleição  se formou uma corrente fortíssima contra a pessoa  de  Dâmaso, com o fim  indubitável  de  derrubá-lo do  trono pontifício. A alma  deste  movimento  foi o diácono  Ursino,   que ambicionava  para  si a  dignidade papal.  Dâmaso, receoso de ser causador de um cisma, declarou-se  pronto a  resignar  à tiara pontifícia  e  retirar-se à vida privada. Os elementos bons, porém,  opuseram-se a isto, e todos  os  esforços  empregaram até que o governador romano se resolveu  a  mandar para o exílio o promotor  das desordens.  
Algum tempo depois, começou a luta contra a heresia, que tinha levantado a cabeça  em diversos  lugares, até na capital da  cristandade. Em diversos  concílios  parciais e finalmente no concílio ecumênico de Constantinopla, foram condenadas as heresias de  Macedônio e  Apolinaris, e desterrados os respectivos  autores.  
O Pastor  vigilante trabalhou  incessantemente  no melhoramento  da organização da Igreja. Muitas  igrejas  foram construídas e  as relíquias de muitos  mártires, por iniciativa  do Papa, foram entregues à veneração dos fiéis. 
À sua ordem foram abertas  as  catacumbas, nas quais  mandou desentulhar galerias,  fazer  escadas, por clarabóias. Muitos  túmulos de mártires receberam belíssimos  epitáfios de  sua autoria executados em esmerada  caligrafia.  Homens  importantes daquele  tempo, como Atanásio,  Ambrósio e Jerônimo  faziam  parte do  conselho particular  do Pontífice. A São Jerônimo, a Igreja deve a tradução dos livros bíblicos  para a língua latina.  A confiança de que Dâmaso gozava do povo cristão era tão grande, que os imperadores Teodósio, Graciano e Valentiniano ordenaram  expressamente aos  súditos, que não aceitassem  outro credo a  não ser aquele que  São pedro  pregara em Roma, e que era  ensinado por seu  sucessor  Dâmaso;  que  haviam de considerar  errôneas e heréticas as doutrinas, por Dâmaso, como  tais censuradas. O imperador Graciano  promulgou uma lei  que  determinava a  competência jurídica do Papa em julgar as questões que houvesse entre Bispos. 
Grande interesse  manifestou Dâmaso pela digna celebração dos mistérios. É-lhe  atribuída  a  recitação dos  salmos em  dois  coros  e  do Gloria Patri no fim de cada salmo. Introduziu também o cântico do  Aleluia  nas missas  dominicais.Por sua iniciativa, foi reformada  a  Igreja de São Lourenço e  enriquecida com belíssimas pinturas. 
Dâmaso morreu na idade de  oitenta anos. 
Consta  que ainda em vida, com uma pequena  oração, restituiu a vista a um cego. No túmulo se  lhe deram grandes milagres. Muitos  possessos  de  demônios, por intercessão de  São Dâmaso, ficaram livres do mau espírito, e inúmeros  doentes recuperaram a saúde. 
Reflexões
Como discípulo e  imitador de  Jesus  Cristo, Dâmaso perdoava aos inimigos. Perdoar aos inimigos e  rezar por aqueles  que nos perseguem, é particularidade  muito cristã. O Antigo testamento  conhecia a  lei da vingança, que permitia tirar desforra. Jesus, porém,  ensinou uma lei mais perfeita, a lei da caridade, que obriga a todos  que querem  ser  seus  discípulos. Pela lei da caridade e  a  observação da  mesma  se distingue o mundo do reino de Nosso  Senhor. O mundo  não conhece a caridade e muito menos o perdão. Jesus Cristo estabelece  o humano perdão aos  nossos  semelhantes como  condição de  obtermos o  perdão divino  dos nossos pecados. Quem não perdoa, não quer ser perdoado. Quem não perdoa, esquece-se de que nunca, ofensa alguma que sofreu de seu semelhante, poderá ser igual em gravidade  à mínima  ofensa que fez a Deus, cujo perdão vem impetrar. Quem não  quer perdoar, de boa consciência não  pode rezar o Pai Nosso, em que pede  perdão dos pecados , à medida  que perdoa  os inimigos.   A este  respeito, escreve  Santo Atanásio: "Se não perdoas o mal que  te fizeram, nada pedes para ti; pelo contrário,  em  vez  de pedires  perdão a Deus provocas a sua ira ao dizer:  perdoa-nos  as  nossas  dívidas, assim  como perdoamos  aos  nossos devedores".  O mesmo diz  São Crisóstomo: "Como podes levantar a s mãos ao  céu ou mover a  língua para pedir  perdão?  Posto  que Deus te queira perdoar, não lho permites, enquanto não mudares  da  tua atitude hostil contra teu irmão".  
http://www.paginaoriente.com/santos/dam1112papa.htm

São Dâmaso
NascimentoNo ano de 305
Local nascimentoEspanha
OrdemPapa Século IV
Local vidaRoma
EspiritualidadeEste Papa deu o melhor de si para manter viva a verdadeira religião católica, incentivando também a São Jerônimo a traduzir a santa Bíblia em latim fazendo com que houvesse uma maior popularização dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Restaurou catacumbas, organizou as relíquias dos mártires do cristianismo assim que o Império deixou de perseguir os cristãos. São Dâmaso dirigiu a Igreja de 366 a 384. Firme e prudente contribuiu grandemente para restabelecer a paz na Igreja. Seu interesse pelos mártires e suas histórias datam desde sua juventude. No epitáfio de seu próprio sepulcro está escrito: " Dentre as cinzas fará ressuscitar a Dâmaso, porque assim o creio!"
Local morteRoma
MorteNo ano de 384, aos 79 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada Dia, rogai por nós!
OraçãoDeus, nosso Pai, celebramos hoje a memória do papa São Dâmaso. Grande foi o seu amor pela vossa Igreja, tudo fazendo para que ela se mantivesse unida em torno de uma mesma fé, de um mesmo sentimento de esperança e de serviço, recebidos como herança de nossos primeiros pais, os apóstolos. Fazei que nos descubramos como um povo comprometido convosco, com o vosso Reino e comprometidos com os nossos irmãos e com todo homem. Que o Vosso Espírito de Amor nos faça entender que somos chamados a viver em comunhão, ou seja, em união convosco em Jesus vosso Filho ressuscitado.
DevoçãoAos santos mártires
PadroeiroDos arqueologistas
Outros Santos do diaDâmaso I (papa); Eutíquio, Bássabas, Vitórico, Fusciano, Trasão, Panciano, Pretextato, Gerciano, Segundo, Zózimo, Paulo e Ciráco (márts); Sabino (bispo); Daniel Estilita (monge) Benjamin (bispo).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário