11 de Dezembro de 2012
Ano C

Mateus 18,12-14
Comentário do Evangelho
Opção pelos pequenos
Esta parábola da ovelha extraviada, ou perdida, no evangelho de Mateus, está inserida em um conjunto de orientações de Jesus para o bom convívio comunitário. No evangelho de Lucas ela vem acompanhada de mais outras duas parábolas sobre a misericórdia de Deus, em um contexto de conflito com os fariseus que censuravam Jesus por aproximar-se dos pecadores. A ovelha perdida (em Mateus: "extraviada") é o pecador, segundo os critérios de exclusão do judaísmo, e as noventa e nove que ficam no deserto (em Mateus: nos morros) são os "justos" fariseus. Há mais alegria pela conversão de um só pecador do que por noventa e nove justos que julgam não precisar de conversão.
Mateus adapta a parábola para o convívio comunitário. Ela se desenvolve em torno do "extraviar" relativo à ovelha. Se um membro se extravia da comunidade, cabe ir à sua procura, e no seu reencontro se tem a maior alegria. Tudo pelo zelo em atender à vontade do Pai que "não deseja que se perca nenhum desses pequenos". Os pequenos são os membros mais humildes, simples e frágeis na comunidade. O reencontro com a vida e seu fortalecimento se dá na comunidade, em comunhão com Jesus. Quem vacilar ou fraquejar pode contar com o apoio de seus irmãos.
José Raimundo Oliva
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx
Vivendo a Palavra
Onde
nós nos colocamos nesta história: somos uma das noventa e nove que se sentem
seguras no aprisco, ou somos aquela perdida e que enfrenta o risco dos lobos?
No mundo, a contabilidade pode não ser esta, mas no Reino, somos felizes,
porque o Pai não quer que nenhum dos pequeninos se perca...
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php
Reflexão
Os tempos messiânicos são os tempos de
misericórdia de Deus, de restauração da união entre o céu e a terra, tempos em
que todos os que não estão participando ativamente do Reino de Deus são
convidados a voltar e a viver a vida de amizade e intimidade com Deus. A vinda
de Jesus ao mundo é a grande manifestação do Deus que ama todas as pessoas e
vem ao seu encontro. Se a partir do pecado nos afastamos de Deus e do seu amor,
a misericórdia de Deus vem ao nosso encontro de modo que, restaurados pela
graça, não nos percamos, mas participemos da plenitude da vida divina.
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. OVELHA DESGARRADA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
“Quando se vive autenticamente os valores do evangelho, nossas comunidades são de fato continuadoras da missão de Jesus, bem a seu modo”
Perguntei ao nosso grupo de "Teólogos" da Comunidade, com quem sempre debatemos alguns textos do evangelho, se eles se lembravam da Dona Maria que era da Acolhida, e que de uma hora para outra, simplesmente "tomou doril", como se diz quando a pessoa some.
___Dona Maria? Ah... Pelo nome assim é difícil dizer se lembro... – disse Julião, zelador da igreja.
__ Como ela era? Lembro de uma "magrona" e loira, se for essa, parece que ela mudou de igreja...--- informou a Celeste, ministra da Pastoral dos Enfermos.....
___Será que ela morreu, ou está doente? - tornei a perguntar.
___Difícil saber, a comunidade aqui é tão grande, a gente não conhece as pessoas direito, a não ser aquelas que atuam nas pastorais e movimentos, e mesmo assim, é difícil da gente lembrar.
Eis o grande problema de nossas comunidades urbanas, principalmente as das grandes metrópoles... Somos uma massa de anônimos, ninguém se conhece, não sabe sequer o nome, onde mora, o que faz, e no caso apresentado, por que se afastou da comunidade e o que é ainda bem pior, às vezes nem se nota que a pessoa sumiu da comunidade.
Na comunidade apresentada nesse evangelho de São Mateus o Pastor conhecia a todos e todos se conheciam, por isso em uma celebração dominical, alguém deu o alarme: a Dona Chica não veio hoje, daí alguém lembrou que na quarta feira ela também não apareceu na reunião da pastoral, e uma outra pessoa se lembrou que no último domingo percebeu que ela estava muito quieta e até parecia triste... A pastoral fez uma reunião de emergência logo após a missa e decidiram ir a procura da Dona Chica, para ver o que estava acontecendo.
O esposo de uma das mulheres, membro da pastoral, fez uma crítica à esposa que logo após o almoço ia sair com as demais, conforme o combinado.
___Nem no domingo à tarde você tem sossego? Por que essa preocupação com essa mulher, ela não veio porque não quis vir, a comunidade está lá na igreja, quem quiser ir vai e quem não quiser não vai, e está acabado!
___Olha, a Dona Chica não é uma qualquer, ela é nossa irmã que ajudou a fundar a comunidade, nunca perdeu uma reunião das quartas e nem faltou na celebração do domingo, a gente não sossega enquanto não for ver o que está acontecendo....
O grupo encontrou Dona Chica com um dos braços enfaixado, e um inchaço no rosto, o Filho drogado havia sido preso naquela semana, mas antes de ir, deu uma surra na mãe, porque esta se recusara a dar-lhe dinheiro, Dona Chica tinha vergonha de ir na comunidade daquele jeito, pois julgava-se culpada pelo Filho ser daquele jeito... As mulheres passaram aquela tarde com ela em sua casa modesta e na quarta Feira, alguém do grupo se dispôs a ir buscá-la de carro. Na reunião alguém levou um bolo e refrigerantes para se alegrarem pela volta da Dona Chica.
Na missa do domingo, o Padre, informado sobre o que acontecera, chamou Dona Chica à frente e todos rezaram por ela uma Ave Maria e depois, como ela era Mineira, a coordenadora do grupo cantou aquele refrão "Oh Minas Gerais... Oh Minas Gerais..." e a comunidade em coro cantou junto e no final bateram palmas para acolher a que havia voltado.
Por onde andam nossas "ovelhas desgarradas", alguém aí se lembra delas, sabe o nome, onde moram e por que se foram? Confesso envergonhado que na minha comunidade ninguém se lembra delas...
2. Opção pelos pequenos
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA
Oração
Pai, que eu te dê a alegria de estar sempre em comunhão contigo, e ir ao encontro de quem se extraviou para reconduzi-lo ao amor.
3. ALEGRIA DO REENCONTRO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).
A vinda – advento – do Messias Jesus tem o objetivo de encontrar a humanidade marcada pelo pecado, e reconduzi-la para Deus. De certo modo, o Pai não pode suportar o extravio do ser humano, criado à sua imagem e semelhança, para uma vida de comunhão. Respeitando a liberdade humana, o Pai oferece a seus filhos a chance de refazer os laços rompidos. E se alegra com a conversão de um só deles.
A ação de Jesus deve ser entendida no contexto das iniciativas divinas, em vista da salvação. Ele se pautou por um princípio bem definido: a vontade do Pai celeste é que ninguém se perca. Daí ter-se empenhado todo para que a oferta de salvação chegasse a cada ser humano, sem exceção.
A parábola da ovelha desgarrada ilustra o imenso interesse de Jesus (e da comunidade cristã) por quem se desviou do caminho do Reino. Quanto maior o perigo pelo qual alguém está passando, tanto maior será o empenho de reconduzi-lo à salvação. Maior ainda será a alegria de vê-lo reintegrado na comunidade.
Os discípulos do Reino têm a comunidade como lugar de salvação. Afastando-se dela, o indivíduo correrá o risco de se perder, a ponto de romper com o Reino. Acolhido por ela, será continuamente estimulado a ser fiel à vontade do Pai, buscando caminhar em comunhão com ele. Por isso, a comunidade deve ser a primeira a ir ao encontro da ovelha desgarrada.
Oração
Pai, que eu lhe dê a alegria de estar sempre em comunhão contigo, e ir ao encontro de quem se extraviou para reconduzi-lo ao amor.
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d3
Deixe-se encontrar pelo Bom Pastor
Postado por: homilia
dezembro 11th, 2012
Quem tem fé espera com alegria a vinda do Senhor. Nada poderá nos arrancar a alegria que brota da fé esperançosa n’Aquele que vem ao nosso encontro para nos resgatar das garras do inimigo.
Mateus, no capítulo 18, reúne uma série de textos sob a forma de sentenças e parábolas, com a finalidade de orientar as novas comunidades que estão na origem da Igreja para um convívio fraterno, pacífico, misericordioso e acolhedor. A Palavra de hoje integra este conjunto de textos e pode ser encontrada também no Evangelho de Lucas.
Porém, no contexto de Lucas, a parábola é dirigida aos fariseus e escribas que censuravam Jesus por receber e comer com os considerados pecadores. A ovelha perdida, depois reencontrada com alegria e reintegrada ao rebanho, exprime a missão de Jesus em acolher e restaurar o convívio comunitário daqueles excluídos e julgados “pecadores” pelo sistema religioso e social. Já aqui, no Evangelho de Mateus, a parábola é aplicada no sentido de acentuar que Deus não deseja a exclusão de ninguém da comunidade. N’Ele vemos também o rosto do verdadeiro Deus, que é Pai e se alegra quando reúne junto d’Ele todos os filhos dispersos pelo mundo contra ou não a Sua vontade.
A ovelha extraviada é um “pequeno”, algum membro da comunidade que se desviou e excluiu Deus da sua vida, ou abandonou a comunidade a qual pertence. Eu, você e a comunidade em geral somos convidados a apoiar qualquer irmão em crise. O que nos impele a proceder desta forma para com o irmão e a irmã que se extraviou é que o nosso Pai, que está nos céus, não deseja nem quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva.
Deixe-se encontrar pelo Bom Pastor, com Ele você terá a vida em abundância. Não diga que tudo está perdido, que a sua vida já não tem mais solução. Deus está procurando por você, basta só se deixar amar por Ele e conhecerá o sentido e o sabor da sua vida.
Aliás, o plano de Deus é que todos os homens conheçam a Verdade e, conhecendo-a, possam salvar-se. Portanto, para Jesus, quando a ovelha é reencontrada e reconduzida ao rebanho, a alegria que o dono sente é menor do que a de Deus ao ver o Seu filho que estava perdido e foi encontrado, estava morto e agora vive.
O texto de hoje tem como escopo fundamental a alegria por encontrar a ovelha perdida, muito maior do que aquela pelas ovelhas que estão juntas e presentes. É urgente o anúncio ardoroso e a dedicação ao Evangelho nos nossos dias, para que possamos descobrir e encontrar quem está à margem da comunidade e do Reino. Pois ela é o lugar da acolhida, do serviço, da valorização recíproca e do perdão com Deus e com os irmãos. Que o Tempo do Advento seja propício para mim e para você no ardor pela Palavra de Deus.
Padre Bantu Mendonça
http://blog.cancaonova.com/homilia/2012/12/11/
Leitura Orante
1. Leitura (Verdade)
2. Meditação (Caminho)
4.Contemplação (Vida e Missão)
Irmã Patrícia Silva, fsp
Mt 18,12-14 - O que fazer com o que se perdeu?

Com todos que se encontram neste
ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem saciar nossa sede de Paz!
1. Ó vem, como chega a
brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!
2. Ó vem, como
chega a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!
Trazendo fartura de vida e de pão!
3. Ó vem, como chega a
luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!
Só tua palavra nos salva Senhor!
4. Ó vem, como chega a
carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!
Bendito carteiro do Reino da Vida!
5. Ó vem, como chega o
filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!
Caminha conosco Jesus Bem amado!
6. Ó vem, como chega o
Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
1. Leitura (Verdade)
O que diz o
texto do dia?
Leio atentamente
o texto, na minha Bíblia: Mt 18,12-14 – E a que se
perdeu?
O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.
O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.
Um problema que devem enfrentar os
que seguem Jesus é o julgamento, ou seja, pensar que algumas
pessoas estão irremediavelmente perdidas porque se afastaram. Na parábola de
Jesus, o pastor deixa as 99 ovelhas que não se perderam e vai procurar a ovelha que se perdeu. Ele quer dizer que veio ao
mundo para salvar o que pensamos estar perdido. A comunidade, a Igreja, a
família, o grupo que segue Jesus, não tem outra alternativa se constata que
algum membro se extraviou. Como o pastor, deve haver todo empenho para
recuperar esta pessoa.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz
para mim?
Quero seguir Jesus Cristo e para isto
jamais poderei me deixar dominar pelo espírito de competição e pela tentação de julgar ou de excluir. Se alguém se afastou, devo ir ao
encontro desta pessoa e tentar ajudá-la, recuperá-la. Em Aparecida, os bispos
disseram: "Conversão: É a resposta inicial de quem escutou o Senhor com admiração,
crê n’Ele pela ação do Espírito, decide-se ser seu amigo e ir após Ele, mudando
sua forma de pensar e de viver, aceitando a cruz de Cristo, consciente de que
morrer para o pecado é alcançar a vida. No Batismo e no sacramento da
reconciliação se atualiza para nós a redenção de Cristo." (DAp 278b).
3.Oração
(Vida)
O que o texto diz para mim?
O que o texto me leva a dizer a Deus?
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo a Oração que nos faz todos
irmãos:
Pai Nosso
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, vou olhar as pessoas com olhar de fraternidade e de acolhimento e pedir ao
Senhor a graça de uma "contínua conversão".
Bênção natalina
(bem-aventurado Alberione)
Jesus Menino coloque a sua mãozinha
sobre tua cabeça
e derrame sobre ti
a sua luz, conforto e alegria.
Amém!
- Abençoe-nos Deus misericordioso,
Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
sobre tua cabeça
e derrame sobre ti
a sua luz, conforto e alegria.
Amém!
- Abençoe-nos Deus misericordioso,
Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia Silva, fsp
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/evangelho.aspx
COPIE O LINK ABAIXO E
OUÇA O COMENTÁRIO DO
EVANGELHO DO DIA PELAS PAULINAS
OUÇA O COMENTÁRIO DO
EVANGELHO DO DIA PELAS PAULINAS
http://www.paulinas.org.br/media/biblia/musicas.asp?musica=20121211
Oração Final
Pai
Santo, faze de nós uma Igreja que seja sinal do teu Reino de Amor, onde cada
homem e cada mulher seja acolhido como irmão muito querido, pois nos
reconhecemos todos como filhos criados amorosamente por Ti. Pelo Cristo Jesus,
teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:
Postar um comentário