quinta-feira, 30 de maio de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 30/05/2024

ANO B


Mc 14,12-16.22-26

Comentário do Evangelho

Tomai, isto é meu corpo


Quando Marcos escreveu seu Evangelho, os cristãos já existiam numerosos e se reuniam para as suas orações, sobretudo para a grande ação de graças, a Eucaristia, em memória do que o Senhor fez na última ceia. Relatando a instituição, Marcos se serve da fórmula litúrgica que as comunidades já usavam naquele tempo: “Enquanto estavam comendo, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e lhes deu, dizendo: ‘Tomai, isto é o meu Corpo’”. Hoje adoramos Jesus no Santíssimo Sacramento do altar. Já não é mais pão, já não é mais vinho, é ele mesmo presente no meio de nós.
Cônego Celso Pedro da Silva,
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/tomai-isto-e-meu-corpo/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/eu-vos-digo-ja-nao-mais-beberei-do-fruto-da-videira-ate-aquele-dia-quando-o-beber-novo-no-reino-de-deus-30052024

Reflexão

Jesus dedica total atenção aos preparativos para a ceia pascal. Com esmero, escolhe “uma grande sala arrumada com almofadas, no andar de cima”. Aí os discípulos “prepararam a Páscoa”. Durante a ceia, a surpresa: Jesus, tendo abençoado um pão, entrega-o aos discípulos: é seu corpo. Tomar o pão/corpo de Jesus significa assemelhar-se a ele, aceitar integralmente sua pessoa. Depois, abençoou um cálice e entregou-o aos discípulos; e todos beberam. Beber do cálice significa aceitar a morte de Jesus e comprometer-se, como ele, com a prática da justiça. A ceia se conclui com um dado litúrgico (“tendo cantado o hino”) e uma ponta de tristeza: no monte das Oliveiras, terá início a paixão de Jesus. Tendo celebrado a Eucaristia de modo ritual (última ceia), Jesus a celebrará de modo real no Calvário.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/30-quinta-feira-7/

Reflexão

«Tomai, isto é o meu corpo. Este é o meu sangue»

Mons. José Ángel SAIZ Meneses, Arcebispo de Sevilha
(Sevilla, Espanha)

Hoje, celebramos solenemente a presença eucarística de Cristo entre nós, o “dom por excelência”: «Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo. (...). » (Mc 14,22.24). Disponhamo-nos a suscitar na nossa alma o “assombro eucarístico” (S. João Paulo II).
O povo judeu na sua ceia pascal comemorava a história da salvação, as maravilhas de Deus para com o seu povo, especialmente a libertação da escravidão do Egito. Nesta comemoração, cada família comia o cordeiro pascal. Jesus Cristo converte-se no novo e definitivo cordeiro pascal sacrificado na cruz e comido em Pão Eucarístico.
A Eucaristia é sacrifício: é o sacrifício do corpo imolado de Cristo e do seu sangue derramado por todos nós, antecipado na Última Ceia. Ao longo da história irá sendo atualizado em cada Eucaristia. Nela temos o alimento: é o novo alimento que dá vida e força ao cristão enquanto caminha em direção ao Pai.
A Eucaristia é presença de Cristo entre nós. Cristo ressuscitado e glorioso permanece entre nós de maneira misteriosa, mas real na Eucaristia. Esta presença provoca uma atitude de adoração por nossa parte e uma atitude de comunhão pessoal com Ele. A presença eucarística garante-nos que Ele permanece entre nós e opera a obra da salvação.
A Eucaristia é mistério de fé. É o centro e a chave da vida da Igreja. É a fonte e raiz da existência cristã. Sem vivência eucarística a fé cristã ficaria reduzida a uma filosofia.
Jesus dá-nos o mandamento do amor de caridade na instituição da Eucaristia. Não se trata da última recomendação do amigo que parte para longe ou do pai que vê a morte aproximar-se. É a afirmação do dinamismo que Ele nos oferece. Pelo Baptismo começamos uma vida nova, que é alimentada pela Eucaristia. O dinamismo desta vida leva a amar os outros, e é um dinamismo em crescimento até dar a vida: nisto se verá que somos cristãos.
Cristo ama-nos porque recebe a vida do Pai. Nós amaremos recebendo do Pai a vida, especialmente através do alimento eucarístico.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Cristo instituiu este sacramento como o memorial perene da sua paixão, sendo a mais maravilhosa das suas obras. E deixou-o aos seus como uma singular consolação nas tristezas da sua ausência» (São Tomás de Aquino)

- «A Eucaristia é verdadeiramente um vestígio do céu que se abre na terra. É um raio de glória da Jerusalém celeste que penetra as nuvens da nossa história e lança luz sobre o nosso caminho» (S. João Paulo II)

- «Tendo passado deste mundo para o Pai, Cristo deixou-nos na Eucaristia o penhor da glória junto d'Ele: a participação no santo sacrifício identifica-nos com o seu coração, sustenta as nossas forças ao longo da peregrinação desta vida, faz-nos desejar a vida eterna e desde já nos une à Igreja do céu, à Santíssima Virgem e a todos os santos» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.419)
Fonte: https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-05-30

Reflexão

"Missa dominical" (Sine dominico non possumus)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje temos de redescobrir a alegria do "Domingo cristão", o privilégio de poder participar na Eucaristia, que é o sacramento do mundo renovado. A ressurreição de Cristo aconteceu no primeiro dia da semana, que para os judeus era o dia da criação do mundo. Precisamente por este motivo, o domingo era considerado pela primitiva comunidade cristã como o dia no qual teve início o mundo novo, o dia no qual com a vitória de Cristo sobre a morte começou a nova criação.
Temos de refletir também nós, cristãos do século XXI, sobre a experiência dos mártires de Abitene: em um domingo se surpreenderam 49 cristãos que celebravam a Eucaristia, desafiando as proibições imperiais. Foi significativa a resposta que Emérito ofereceu ao pró-cônsul: «Sine dominico non possumus», sem reunir-nos em assembleia no domingo para celebrar a Eucaristia não podemos viver.
—Temos necessidade deste Pão para enfrentar os esforços e cansaços da viagem. No domingo, dia do Senhor, é a ocasião propícia para tirar força d’Ele, que é o Senhor da vida.
Fonte: https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-05-30

Comentário sobre o Evangelho

«Tomai, isto é o meu corpo. este é o meu sangue»


Hoje assistimos a uma proeza divina: só Ele tem imaginação e poder suficientes para realizá-la. É incrível! Deus nos ama com tanta loucura que não ficou satisfeito com o sacrifício de seu Filho na cruz: queria nos dar esse sacrifício; Nós podemos comer o Corpo sacrificial do Senhor!
-Isso não é fácil: por isso Jesus se humilhou mais do que na cruz, escondendo-se no pão consagrado e frágil, para ser dividido e dividido ... Sem limites!
Fonte: https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-05-30

Meditação

BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO

(Cântico para a bênção)

1. Tão sublime Sacramento, adoremos neste altar, pois o Antigo Testa mento deu ao Novo seu lugar. Venha a fé por suplemento os sentidos completar!
2. Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador! Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor! Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor! Amém.

— Do céu lhes destes o Pão.
— Que contém todo o sabor.

— Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério de vosso Corpo e de vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(O Animador reza, enquanto o Celebrante mostra à Comunidade o Santíssimo Sacramento:)

— Deus vos abençoe e vos guarde! Que Ele vos ilumine com a luz de sua face e vos seja favorável! Que Ele vos mostre seu rosto e vos traga a paz! Que Ele vos dê a saúde do corpo e da alma!

— Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender; esteja em vosso coração para vos conservar; que Ele seja vosso guia para vos conduzir; que vos acompanhe para vos guardar; olhe por vós e sobre vós derrame sua bênção. Ele, que vive com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

— Amém.

(Segue-se a bênção com o Santíssimo)

Louvores a Deus

Bendito seja Deus!
Bendito seja seu santo nome!
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!
Bendito seja o nome de Jesus!
Bendito seja seu sacratíssimo Coração!
Bendito seja seu preciosíssimo Sangue!
Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar!
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito!
Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima!
Bendita seja sua santa e imaculada Conceição!
Bendita seja sua gloriosa Assunção!
Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe!
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo!
Bendito seja Deus em seus anjos e em seus santos!

Oração pela Igreja e pela pátria

Deus e Senhor nosso,
— protegei vossa Igreja,/ dai-lhe santos pastores e dignos ministros./ Derramai vossas bênçãos/ sobre nosso santo Padre, o Papa,/ sobre nosso (Arce)bispo,/ sobre nosso Pároco e sobre todo o clero;/ sobre o Chefe da Nação e do Estado/ e sobre todas as pessoas/ constituídas em dignidade,/ para que governem com justiça./ Dai ao povo brasileiro,/ paz constante/ e prosperidade completa./ Favorecei,/ com os efeitos contínuos de vossa bondade,/ o Brasil,/ este (Arce)bispado,/ a Paróquia em que habitamos/ e a cada um de nós em particular,/ e a todas as pessoas/ por quem somos obrigados a orar/ ou que se recomendaram/ às nossas orações./ Tende misericórdia/ das almas dos fiéis/ que padecem no purgatório;/ dai-lhes, Senhor,/ o descanso e a luz eterna.

(Pai-nosso, Ave-Maria, Glória)

— Graças e louvores se deem a cada momento.
— Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!

Oração
— OREMOS: (instante de silêncio) SENHOR JESUS CRISTO, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão; dai-nos venerar de tal modo o sagrado mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que experimentemos continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus, e viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. — Amém.
Fonte: https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=30%2F05%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário