quinta-feira, 5 de junho de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/06/2014

4 de Junho de 2014

ANO A


Jo 17,11b-19

Comentário do Evangelho

Jesus pede ao Pai que cuide de seus discípulos.

A súplica de Jesus ao Pai pelos discípulos é para que Deus cuide deles e os mantenha na unidade inspirada na união do Pai com o Filho. De fato, quando de sua vida terrestre, Jesus cuidou dos seus discípulos qual pastor cuida das ovelhas: conduzindo-as às verdadeiras pastagens, protegendo-as de seus inimigos e dando a sua vida por elas (cf. Jo 10,1-18). A comunhão de Jesus com o Pai é que permitiu a Jesus realizar a obra do Pai e, por isso, engajar toda a sua vida em realizar a vontade do Pai, que ele considera como seu alimento (cf. Jo 4,34). A unidade dos discípulos é fundamental para levar a cabo a missão do Senhor; o apoio mútuo é condição indispensável para não esmorecer diante da perseguição do mundo. Fazer a vontade do Pai e entregar-se para que as ovelhas não se dispersassem e tivessem vida em plenitude foi a alegria com que Jesus viveu a sua vida. Dessa alegria os discípulos participam à medida que cumprem o mandamento do amor fraterno e se engajam na realização da vontade de Deus. Mas a oração de Jesus ao Pai, para que o Pai cuide dos seus discípulos, visa, também, pedir que eles sejam livres das seduções do mundo. Se deixar envolver por essas seduções seria permitir o fracasso e o desvirtuamento da missão.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, reforça minha fidelidade a Jesus, de maneira que o Maligno não prevaleça sobre mim. Protege-me contra a maldade do mundo, consagrando-me na verdade.

Reflexão

Jesus, antes de partir, ora ao Pai por todos nós. Ele sabe que todos nós precisamos da graça divina para permanecer fiéis a Deus. Os valores que nós acreditamos não são os valores do mundo, e o mundo nos odeia porque não acreditamos nos seus valores. Os nossos valores atrapalham os interesses de quem é deste mundo, pois este mundo é marcado pelo egoísmo, pelo ódio, pela mentira e pela morte, enquanto que nós pregamos o amor, a solidariedade, a verdade e a vida em abundância. Nós não devemos fugir dos desafios do mundo, mas sim transformar o mundo através dos valores que acreditamos.

Recadinho


Você se lembra de rezar por aqueles que pertencem ao seu “mundo”: seus parentes, amigos, companheiros de luta? - Sua vida de união com Cristo é verdadeira ou é repleta de interesses? - Diante das dificuldades, você tem medo ouprocura encarar a vida com espírito cristão? - Você se considera testemunha de Cristo através de seus atos? - Em tudo o que faz, você pode dizer que é Cristo que está agindo em você?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Comentário do Evangelho

UMA DOLOROSA EXCEÇÃO

Jesus não poupa seus discípulos das tribulações que o mundo lhes prepara. Melhor dizendo: o Mestre não lhes reserva um lugar especial, geograficamente separado, onde estejam imunes de tentações. A prova de sua fé acontece no confronto com o Maligno. É então que podem dar mostras da solidez ou da fragilidade de sua adesão ao Senhor.
No colóquio com o Pai, Jesus alude ao fato da deserção de um discípulo, seduzido pelo Maligno: "Nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição". Nesta dolorosa exceção, sente como que fracassado em sua missão.
Todo o seu ministério foi marcado por uma dedicação exemplar àqueles que o Pai lhe confiara. Guardava-os, com desvelo, para não se desviarem do caminho. Falava-lhes do Pai, revelando-lhes a sua face amorosa. Consagrou-os na verdade e os enviou para serem continuadores de sua missão.
Entretanto, além de não tê-los segregado, também não os privou da liberdade. Assim, ficou aberto o espaço para a infidelidade e a deserção. Alguém deu mais atenção ao mundo do que à palavra do Mestre. Foi o que fez Judas, o "filho da perdição". Foi-lhe franqueada a salvação. Ele, porém, a rejeitou.
A perseverança dos discípulos é obra do Espírito, força divina que os move a resistir diante das sugestões do Maligno. Quem é cauteloso sabe como precaver-se!
Oração
Pai, reforça minha fidelidade a Jesus, de maneira que o Maligno não prevaleça sobre mim. Protege-me contra a maldade do mundo, consagrando-me na verdade.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus misericordioso, concedei que a vossa Igreja, reunida no Espírito Santo, se consagre ao vosso serviço num só coração e numa só alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 04 DE JUNHO – QUARTA

HOMILIA
PAI SANTO, GUARDA-OS EM TEU NOME Jo 17,11b-19
Meu irmão, minha irmã é para ti que me dirijo, fazendo também valer a advertência de Jesus aos Seus discípulos. Eu e tu somos de igual modo ameaçados por todos os lados e rodeados pelos leões das desuniões, das brigas, confusões e das divisões familiares e amizades que muitas vezes nos afastam do caminho da unidade, da harmonia, do perdão e do diálogo que nos levariam à verdadeira comunhão com Deus na pessoa do próximo. Por isso, assim como o Mestre não poupou seus discípulos das tribulações que o mundo lhes preparava. Assim para ti e para mim. Deves estar preparado, preparada para o momento da tribulação, se ainda não bateu já a porta da tua casa. Melhor dizendo: o Jesus não nos reserva um lugar especial, geograficamente separado neste mundo, onde estejamos imunes de tentações. Por isso Ele diz: No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé, Eu venci o mundo.
E para que não fiquemos desesperados, entregues ao ‘deus dará’, Ele próprio se põe em oração ao Pai. Reza por todos nós, para que firmes na fé, confiança e esperança em Seu nome, sejamos mais do que vencedores. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Nesta oração vemos o firme propósito de Jesus em nos dar a entender que nós, embora estejamos no mundo e permanecemos nele, sejamos firmes porque não somos do mundo. Meu irmão, tu não és do mundo, não foste criado para as coisas da terra. O teu lugar é o céu. Embora estejas sofrendo, não desanimes. Saiba que tudo isto um dia vai acabar. Precisamos caminhar de mãos dadas para a Jerusalém do Alto. Saiba portanto, que o cenário deste mundo passará e deixará ruínas. Só no céu encontraremos todas a belezas eternas. Será que tu te esqueceste do velho ditado segundo o qual é pelo “fogo que se prova o ouro”? A prova de sua fé acontece no confronto com o maligno, trocando o mal pelo bem, amando os que te contrariam, perseguem, odeiam e dizem todo o mal contra ti. Alías, só assim serás merecedor desta bem-aventurança: bem-aventurados sereis quando vos injuriarem e mentindo disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai porque será grande nos céus a vossa recompensa Mt, 5.11-12). Tomando posse destas palavras do Mestre, devemos provar a nossa solidez e fortaleza e não fragilidade de nossa adesão à Cristo.
Diante do futuro confronto com o príncipe deste mundo, Jesus se coloca em oração à teu e a meu favor, já aqui na terra e nos consagra a Deus. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um.
No colóquio com o Pai, Jesus alude ao fato da deserção de um discípulo, seduzido pelo maligno: Nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição. Quero crer que este não és tu e ném o serás porque pela fé, tu queres sempre dizer sim ao projeto de amor. Não te deixas levar pela ganância e tão pouco pelo semente espalhada pelo diabo.
Até porque, Jesus pede a graça da unidade para mim e para ti como seus verdadeiros discípulos. Ele é Um com o Pai, e veio ao mundo para revelar aos homens o Pai, para que os homens comunguem na própria vida do Pai, junto de quem Ele é representante. A unidade é, por isso, a comunhão de vida que existe entre o Pai e o Filho, e que, pelo Filho, vem até aos homens. Os que chegarem ao conhecimento do Pai pela palavra do Filho entrarão na unidade com Deus, se se deixarem consagrar por essa palavra de verdade que o Filho lhes revela.
Todo o seu ministério foi marcado por uma dedicação exemplar àqueles que o Pai lhe confiara. Guardava-os, com desvelo, para não se desviarem do caminho. Falava-lhes do Pai, revelando-lhes a sua face amorosa. Consagrou-os na verdade e os enviou para serem continuadores de sua missão.
A vida do Espírito Santo sobre os discípulos enviados para a missão é a segurança que eles esperam de Deus que os consagra no amor e na alegria. Assim como Deus consagrou o seu Filho, assim também Jesus os consagra à Deus seu Pai e os envia em missão, ao mundo, para serem testemunhos e testemunhas da Verdade, que é a realização da vontade de Deus: justiça, paz e vida sobre a terra.
Portanto, peça ao Senhor a graça da fidelidade, da unidade, da paz e do amor em Deus Pai, através do Filho no poder do Espírito Santo.
Fonte Canção Nova
HOMILIA
No seguimento de Jesus você é o trigo ou o joio?
O joio é aquele que divide e promove a desunião. Por outro lado, o trigo, o bom trigo, é aquele que compreende as diferenças, luta e trabalha pela união!
“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um” (João 17, 11b).



Continuando a oração sacerdotal de Jesus, no qual Ele ora por Seus apóstolos e discípulos, o Senhor pede ao Pai primeiro pela unidade de coração, unidade da alma, unidade no seguimento daqueles que são Seus seguidores.
Nós estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, ao mesmo tempo em que o Cristianismo – o Evangelho de Jesus Cristo – é a grande graça que Jesus deu ao mundo; a grande desgraça dos cristãos se chama desunião. Como o Evangelho de Cristo se esfacelou pela desunião e pelas separações que há no mundo daqueles que seguem a Jesus!
Não estou falando das diferenças, porque elas são boas, são uma riqueza da Igreja; mas sim de quando não sabemos conviver, respeitar e entender o diferente, quando agimos e nos deixamos ser movidos pelo espírito do sectarismo, no qual o que vale é o que achamos e o que pensamos, nós colaboramos para criar a ruptura no Corpo de Cristo.
É um escândalo a grande quantidade de Igrejas, de seitas, de divisões e de pessoas que pregam desunidas e brigadas em nome do Senhor. Muitos que falam do amor de Deus nem se amam, nem se olham no rosto, nem se falam; muitos que pregam no nome de Jesus não se dão. Quando digo “não se dão” não é porque não andam de mãos dadas o tempo inteiro, mas por não haver o diálogo, o qual, muitas vezes, se tornou impossível de acontecer na comunidade cristã.
O que vemos hoje, meus irmãos e minhas irmãs, é um verdadeiro mal, uma verdadeira chaga para o Corpo de Cristo com as constantes divisões existentes, e não pense que elas são apenas no campo das Igrejas, a divisão existe entre os grupos e entre aqueles que estão nas lideranças da Igreja. As divisões estão em todos os tempos, estão em todos os lugares!
É importante discernirmos que, na casa de Deus – no seguimento de Jesus –, nós podemos ser trigo ou joio. O joio é aquele que divide, é aquele que separa, é aquele que segue a desunião. Por outro lado, o trigo, o bom trigo, é aquele que compreende as diferenças, sabe viver com quem não pensa igual a ele, luta e trabalha pela união.
Oremos como Jesus orou, peçamos que o Corpo de Cristo seja guardado na união!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Facebook Twitter
LEITURA ORANTE


Começamos nossa oração, rezando pela unidade, com a
Oração da Semana da Unidade:
Oramos por todos aqueles que têm coração frio.
Oramos por aqueles que pensam que já viram tudo.
Agradecemos pelos profetas do passado e de hoje
que partilharam o que Deus lhes revelou.
Agradecemos por aqueles que, por amor a Cristo,
trouxeram justiça e libertação aos oprimidos.
Louvamos a Deus por todas as pessoas
que estão vivendo revelações de sua Palavra.
Amém.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 17,11b-19, e observo as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.
Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus.
Jesus fala ao Pai, na sua oração, por aqueles que ele chamou e com eles formou seu grupo de apóstolos. Aqueles que Ele enviou em missão. Ele deseja que o coração dos seus seguidores sejam cheios da sua alegria. Pede ao Pai que os guarde do Maligno. Mais ainda: entrega-se em favor dos seus seguidores.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Aprendo de Jesus Mestre a orar ao Pai e faço minhas as suas intenções: rezo em favor dos que seguem Jesus. Estando na Semana de Oração pela Unidade dos cristãos, recordamos as palavras dos bispos, Na Conferência de Aparecida: “A compreensão e a prática da eclesiologia de comunhão nos conduz ao diálogo ecumênico. A relação com os irmãos e irmãs batizados de outras Igrejas e comunidades eclesiais é um caminho irrenunciável para o discípulo e missionário, pois a falta de unidade representa um escândalo, um pecado e um atraso do cumprimento do desejo de Cristo: “para que todos sejam um, como tu, Pai,estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste” (Jo 17,21).(DAp 227).

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, com todos, e, se possível, com o grupo com o qual trabalho, na comunidade ou minha família, a Oração da Unidade:
Senhor, hoje temos conhecimento de desastres naturais
que ocorrem do outro lado do mundo.
Mas ainda assim deixamos de notar quando nosso vizinho sofre perdas
e não sabemos o que eles festejam na casa ao lado.
Sentimo-me como estrangeiros em minha própria terra.
Às vezes somos chamados a ficar quietos.
Se olharmos e escutarmos, encontraremos Cristo no outro.
Se olharmos para dentro, encontraremos Cristo em nós mesmos.
E, se estivermos abertos ao desafio e à vulnerabilidade,
então o Espírito Santo nos mostrará onde Deus nos quer.
Deus está em todas as situações. Ninguém é um estranho para Deus.
Temos visto Deus em ação no que é grande e no que é pequeno.
Oramos por todos que se encontram em circunstâncias trágicas.
Agradecemos pelas agências internacionais de assistência,
por serviços de emergência e por indivíduos que fazem
sacrifícios pessoais para ajudar seu próximo.
Louvamos a Deus, pelo dom e pelo poder da oração
– porque sempre há algo que podemos fazer –
podemos orar.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu olhar quer hoje traduzir o desejo de diálogo com o diferente e descobrir a presença de deus nas mais diversas situações e pessoas. Com os bispos reconheço:
“Faz mais de quarenta anos que o Concílio Vaticano II reconheceu a ação do Espírito Santo no movimento pela unidade dos cristãos. Desde então, temos colhido muitos frutos. Neste campo, necessitamos de mais agentes de diálogo e melhor qualificados.”(DAp 231).

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário