sábado, 12 de outubro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 12/10/2024

ANO B


27ª Semana do Tempo Comum

Ano B

Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida, Solenidade

Sua mãe disse aos que estavam servindo:
"Fazei o que ele vos disser!” Jo 2, 5

Jo 2,1-11

Ambientação

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: Celebramos a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. No pequeno sinal aparecido no rio Paraíba, fazemos memória do grande sinal que é a Mulher que trouxe ao mundo o Filho Salvador, que é o Cristo Senhor.
https://diocesedeapucarana.com.br/portal/userfiles/pulsandinho/12-de-outubro---nossa-senhora-aparecida_converted.pdf

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Hoje, o povo brasileiro, formado por tantas raças e nações, volta-se reverente a Deus para bendizê-lo por sua divina Mãe, a quem aprendemos a amar como nossa Mãe e modelo para a Igreja. Maria, vestida da justiça de Deus e toda ornada como Rainha, Imaculada por desejo do Pai, manifestou-se na imagem negra, encontrada no rio Paraíba do Sul por simples pescadores. Ela nunca se esquece de nós, os filhos que Jesus lhe confiou ao pé da cruz. Hoje, ela intercede a Deus por nós e por nossa pátria.
https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-46b-55-solenidade-nossa-senhora-da-conceicao.pdf

MÃE DA ESPERANÇA, ROGAI POR NÓS!

A festa de Nossa Senhora Aparecida deste ano acontece no contexto da preparação do Jubileu de 2025, quando a Igreja comemorará 2025 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os Jubileus acontecem regularmente a cada 25 anos. São ocasiões de graças especiais de Deus, sobretudo da misericórdia, do perdão e do júbilo pela nossa fé cristã e por participarmos de tão grandes mistérios da benevolência de Deus.
O Papa Francisco decidiu que este ano jubilar seja marcado pela esperança cristã e escolheu um belo tema para o Jubileu: “Peregrinos da Esperança”. Somos peregrinos da esperança e foi Deus quem nos fez assim. Estamos em busca, caminhando para uma meta, e somos atraídos para ela. Temos a certeza de que no final de nossa peregrinação terrestre, Deus nos prepara algo muito bom e grandioso, pelo que vale a pena caminhar e perseverar na peregrinação, mesmo quando é difícil. Hoje nós voltamos nosso olhar e nossa prece para Nossa Senhora Aparecida, Mãe Padroeira de todos os brasileiros. Sua história está ligada à angústia e ao sofrimento de pessoas humildes, injustamente castigadas e humilhadas. Elas voltaram seu olhar para a pequena e simples imagem de Nossa Senhora da Conceição, que havia sido achada nas águas do rio Paraíba do Sul por pescadores. Esperavam de Maria um sinal de consolo e esperança, e o sinal aconteceu. A devoção a Nossa Senhora Aparecida cresceu e se espalhou com essa percepção: ela é a mãe dos aflitos e humilhados, que podem voltar-se a ela na certeza de serem atendidos.
Olhando a multidão de peregrinos que, a cada ano, passa à frente da imagem na Basílica de Aparecida, as expressões simples e genuínas de sua fé e confiança em Maria, compreendemos bem o motivo por que ela é também chamada “mãe da esperança”. Maria não abandona seus filhos e consola todos aqueles que se voltam a ela. Na família, a mãe é o “porto seguro” dos filhos em qualquer aflição. Na Igreja, Maria, mãe de Jesus Cristo, nos foi dada como sinal de esperança se- gura da realização das promessas de Deus ao seu povo.
Hoje, coloquemos no coração de Nossa Senhora Aparecida, sobretudo, o Brasil, as autoridades que governam, fazem leis e administram a justiça, para que governem com justiça e equidade. Confiemos à proteção de nossa Mãe as crianças e os jovens, para que cresçam na esperança. Mas também a tantos irmãos deserdados do bem comum e que não conseguem acompanhar o caminhar dos demais brasileiros.
O mundo carece de esperança e só consegue crer em si mesmo e nas suas realizações. É uma pena, pois a esperança é que dá rumo à nossa vida. Sem esperança, a vida fica sem horizonte nem rumo. Que Maria nos ajude a caminhar na esperança, que está alicerçada na fé e na caridade. Mãe da esperança, rogai por nós!
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
https://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano-46b-55-solenidade-nossa-senhora-da-conceicao.pdf

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Este foi o início dos sinais de Jesus


Maria pede, Jesus atende e nós somos os beneficiados. Nas Bodas de Caná ela percebeu que os noivos estavam com algum problema. O vinho tinha acabado e a festa, ainda não. Conhecemos os gestos de Maria. Ela se empenha para resolver o problema. Sua sensibilidade percebeu que os noivos estavam constrangidos, e a mesma sensibilidade quis aliviá-los do constrangimento. Maria podia ter ficado quieta no seu lugar. Sendo, porém, quem era, não podia, tinha que se mexer e fazer alguma coisa. E fez. Provocou o primeiro sinal de Jesus, pelo que parece antes da hora. E assim ela agora intercede pelo povo brasileiro.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/este-foi-o-inicio-dos-sinais-de-jesus/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/as-nupcias-em-cana-da-galileia-12102024

Reflexão

As bodas de Caná representam o primeiro dos sete sinais no Evangelho de João. O autor não fala em milagres, mas em sinais, pois não quer exaltar o fato em si, mas o que está por trás dele: revelar a glória de Jesus, para que os discípulos acreditem nele. Ele e seus discípulos foram convidados para um casamento, e a Mãe de Jesus também estava presente. Ao longo da festa, o vinho veio a faltar. A Mãe de Jesus intercede ao Filho em favor dos noivos e dos convidados. Festa sem vinho (bebida) é festa incompleta, sem alegria. Jesus é apresentado como o noivo da comunidade. A mãe tem importante papel na família, na comunidade, em todos os lugares. Ela é perspicaz e sensível diante das necessidades. Aqui, ela desempenha a função de convidar para fazer o que o Mestre pedir. Nós, católicos brasileiros, temos uma devoção e um carinho todo especial para com Maria, Mãe de Jesus e nossa. Entre muitos outros títulos, no Brasil, é conhecida como Nossa Senhora Aparecida. Ela olha com muito amor para o povo brasileiro e intercede a Jesus para que nunca falte o vinho da alegria e da dignidade para seus filhos e filhas.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/12-sabado-9/

HOMILIA

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés: consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.
Assim seja!
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=12%2F10%2F2024&leitura=homilia

Oração
— OREMOS: Ó DEUS TODO-PODEROSO, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=12%2F10%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário