segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 15/12/2025


Tema do dia

A TI, SENHOR, ELEVO A MINHA ALMA, MOSTRA-ME OS TEUS CAMINHOS

Desde que o Filho Unigênito de Deus – O Verbo Criador – se fez carne em Jesus de Nazaré, o nosso tempo é sempre advento. É verdade que Deus veio de forma definitiva e assumiu a nossa pequenez humana. Apesar disso, o Filho Ungido é, e eternamente será, Aquele que ainda virá em sua plenitude. Ele continua chegando e será sempre aguardado. Vem, Senhor Jesus!
Fonte: Arquidiocese BH em 14/12/2020

as PALAVRAS DOs PApas

Qual é a autoridade que Jesus tem? É o estilo do Senhor, aquela “senhoria” – digamos assim – com a qual o Senhor agia, ensinava, curava, ouvia. Esse estilo do Senhor – que é algo que vem de dentro – o que mostra? Coerência. Jesus tinha autoridade porque era coerente entre o que ensinava e o que fazia, ou seja, como vivia. Essa coerência é o que dá a expressão de uma pessoa que tem autoridade: “Este tem autoridade, esta tem autoridade, porque é coerente”, ou seja, dá testemunho. A autoridade se manifesta nisso: coerência e testemunho. (Papa Francisco, Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 14 de janeiro de 2020)
https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2025/12/15.html

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Segunda-feira, 3ª Semana do Advento
Cor: Roxo


Primeira Leitura (Nm 24,2-7.15-17a)
3ª Semana do Advento | Segunda-feira - 15/12/2025

Leitura do Livro dos Números.

Naqueles dias, 2Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele, 3e Balaão pronunciou seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos; 4oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem.
5Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel! 6Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedro junto das águas.
7A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão”.
15E Balaão continuou pronunciando o seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos, 16oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. 17aEu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 24(25),4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4b)
3ª Semana do Advento | Segunda-feira - 15/12/2025

— Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!
— Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
— Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!
— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Evangelho (Mt 21,23-27)
3ª Semana do Advento | Segunda-feira - 15/12/2025


Tomando a palavra, Jesus lhes disse: Também eu vos farei uma pergunta; se me responderdes, então eu vos direi com que autoridade faço isso

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?”
24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?”
Eles refletiam entre si: “Se dissermos do céu, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos: ‘Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”.
27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Dia da semana: Segunda-feira - Dedicado ao: Espírito Santo e as Almas do Purgatório

👆👆👆
Clique acima e acesse o site

👆👆👆
Clique acima e acesse o site

👆👆👆
Clique acima e acesse o site

👆👆👆
Clique acima e acesse o site

5 - Música:
👆👆👆
Clique acima e acesse o site

👆👆👆
Clique acima e acesse o site

👆👆👆
Clique acima e acesse o site

8 - Música:
👆👆👆
Clique acima e acesse o site

👆👆👆
Clique acima e acesse o site

10 - Música:
👆👆👆
Clique acima e acesse o site

Oração do Angelus - Padre Antonello - Como rezar o Ângelus




Como rezar o Ângelus:

1) O Anjo do Senhor anunciou a Maria
- E Ela concebeu pelo poder do Espírito Santo.
Ave Maria...

2) Eis aqui a serva do Senhor.

- Faça-se em Mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria...

3) E o Verbo Divino se fez homem,

- e habitou entre nós.
Ave Maria...

4) Rogai por nós, Santa Mãe de Deus,

- para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do Vosso filho, cheguemos por Sua Paixão e Cruz à glória da ressurreição. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


Glória ao Pai... (repete-se 3 vezes)

Terço: Mistérios Gozosos - Segunda-feira e Sábado


Terço do Rosário: Mistérios Gozosos




"Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor."
São João Paulo II

TERÇO DA MISERICÓRDIA









TERÇO DA MISERICÓRDIA

"Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso".

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!

APRENDA A REZAR O TERÇO DA MISERICÓRDIA

Para ser rezado nas contas do terço
No começo:

Pai nosso, que estais no céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espirito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna Amém.

Nas contas de Pai Nosso, dirás as seguintes palavras usando o terço de Maria:

Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro.

Nas contas de Ave Maria rezarás as seguintes palavras:

Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

No fim, rezarás três vezes estas palavras:

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro” (Diário, 476)

GOTAS DE MISERICÓRDIA - Diário de Santa Faustina §244




Diário de Santa Faustina §244

"Já começaram os dias cinzentos, cotidianos. Passaram os momentos solenes dos votos perpétuos, mas na alma permaneceu uma grande graça de Deus. Sinto que sou toda de Deus, sinto que sou Sua filha — inteira propriedade de Deus. Sinto-o até de maneira física e sensível. Mantenho-me absolutamente tranquila a respeito de tudo, pois sei que a obrigação do Esposo é cuidar de mim. Esqueci inteiramente de mim mesma. A minha confiança no Seu Coração misericordioso não tem limites. Continuamente estou unida a Ele. Vejo como se Jesus não pudesse ser feliz sem mim, e eu sem Ele. Embora compreenda bem que, sendo Deus, Ele é feliz em Si mesmo e para a Sua felicidade não necessita absolutamente de qualquer criatura, Sua bondade obriga-O a dar-Se à criatura — e isto com uma generosidade inconcebível."

JESUS, EU CONFIO EM VÓS!!!