- Início
- Via-Sacra
- Ângelus
- Ano da Misericórdia
- Assembléia Geral da CNBB
- Frases Famosas
- Gotas de Misericórdia
- Homilia Diária
- Imagens Religiosas
- Imitação de Cristo
- Liturgia Diária
- Mensagem do Dia
- Orações
- Podcast
- Rádio Vaticano
- Santo do Dia
- Terços
- CATEQUESE - Papa Francisco
- Liturgia das Horas - Como rezar?
- Meu Dia em Sintonia com o Alto
- Mensagens em Power Point
- NOVENA PEDINDO A CURA DA DEPRESSÃO
- O Dia, a Semana e o Mês do Católico
- OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO
- Terço da Divina MIsericórdia
- Primeira Exortação Apostólica do Papa Francisco
terça-feira, 9 de agosto de 2022
Dia da semana: Quarta-feira – Dedicado a – São José – ORAÇÃO A SÃO JOSÉ - TERÇO DE SÃO JOSÉ
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ
A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS,ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.
Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, o erro e o vício que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS,conta as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.
Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.
São José, rogai por nós.
LEITURA ORANTE DO DIA 09/08/2022


LEITURA ORANTE
Mt 18,1-5.10.12-14 - Quem é mais importante no Reino?
Preparo-me para a Leitura, rezando ao Espírito,
com todos os internautas:.
Espírito Santo,
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em nós, falas em nós,
rezas em nós, ages em nós.
Te pedimos: ajuda-nos a fazer espaço à tua Palavra,
à tua oração, para que possamos conhecer
o mistério da vontade de Deus na história.
Acende em nós aquele mesmo fogo
que ardia no coração de Jesus,
quando ele falava do reino de Deus.
Somente tu, Espírito Santo, podes acendê-lo
e a ti, portanto, apresentamos a nossa fragilidade,
a nossa pobreza, o nosso coração apagado,
para que tu o reacendas com o calor da santidade da vida,
do amor fraterno e da potência do Reino.
Amém.
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mt 18,1-5.10.12-14 - O mais importante
Naquele tempo, 1 os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no reino dos céus?” 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. 4 Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12 Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas para procurar aquela que se perdeu? 13 Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.
Refletindo
Os que decidem por seguir Jesus Cristo encontram alguns problemas.
O primeiro é a competição. Está na pergunta feita a Jesus: "Quem é o mais importante no Reino do Céu?" E a resposta é dada por Jesus através de uma parábola viva: chama uma criança e a coloca na frente de todos. Diz que se não mudarem de vida e não ficarem como as crianças, nunca entrarão no Reino do céu. Naquele tempo, a criança não era considerada. Era símbolo dos pobres, fracos e humildes, pessoas sem pretensões.
O segundo problema é o julgamento, ou seja, pensar que algumas pessoas estão irremediavelmente perdidas. O pastor deixa as 99 ovelhas que não se perderam e vai procurar a ovelha que se perdeu. Jesus veio ao mundo para salvar o que pensamos estar perdido.
2. Meditação (Caminho)
Queremos seguir Jesus Cristo e para isto jamais poderei deixar-nos dominar pelo espírito de competição e pela tentação de julgar.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, na V Conferência, lembraram também o perigo da globalização. Disseram: "Conduzida por uma tendência que privilegia o lucro e estimula a concorrência, a globalização segue uma dinâmica de concentração de poder e de riqueza em mãos de poucos. Concentração não só dos recursos físicos e monetários, mas sobretudo da informação e dos recursos humanos, o que produz a exclusão de todos aqueles não suficientemente capacitados e informados, aumentando as desigualdades que marcam tristemente nosso continente e que mantêm na pobreza uma multidão de pessoas. O que existe hoje é a pobreza de conhecimento das novas tecnologias e do uso e acesso a elas. Por isso, é necessário que os empresários assumam sua responsabilidade de criar mais fontes de trabalho e de investir na superação dessa nova pobreza." (DAp 62).
3. Oração (Vida)
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos o Salmo - Sl 118
R. Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
14 Seguindo vossa lei me rejubilo *
muito mais do que em todas as riquezas. R.
24 Minha alegria é a vossa Aliança, *
meus conselheiros são os vossos mandamentos. R.
72 A lei de vossa boca, para mim, *
vale mais do que milhões em ouro e prata. R.
103 Como é doce ao paladar vossa palavra, *
muito mais doce do que o mel na minha boca! R.
111 Vossa palavra é minha herança para sempre, *
porque ela é que me alegra o coração! R.
4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Hoje, vamos olhar as pessoas com olhar de fraternidade e não nos permitiremos sentimentos de competição ou juízos sobre as pessoas.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Patrícia Silva, fsp
Palavra se fez carne - 09 de agosto, 3ª feira da 19ª semana do Tempo Comum
09 de agosto, 3ª feira da 19ª semana do Tempo Comum
- Hoje é dia 09 de agosto, terça-feira da Décima Nona semana do Tempo Comum.
– A vida comunitária (trabalho, família, grupos, paróquia etc) não é fácil. Rapidamente, acabamos por nos aproximar daqueles que têm interesses comuns aos nossos e formamos as famosas “panelinhas”. Nada de errado nisso. E, dependendo do grupo em que nos encontramos, pode até ser tática de sobrevivência. Entretanto, Jesus pede aos seus para não enxergar aquele que pensa diferente, ou age de outra forma, como um estranho que deve ser eliminado. Peça ao Senhor que te ilumine para que não seja cheio de preconceitos.
- Escuta o Evangelho segundo Mates, capítulo 18, versículos de 1 a 5, 10 e de 12 a 14.
Naquele tempo, “os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos".
- Na vida comunitária, nossos pequenos grupos não devem fechar nosso olhar para os outros membros que dela fazem parte. Claramente, não com todas as pessoas eu construirei uma amizade profunda, a ponto de confiar alegrias e sofrimentos. Contudo, termos um mesmo Pai que está nos céus nos coloca como responsáveis pelos outros. Posso não gostar de algumas coisas que estão presentes naquela pessoa, mas, se ela precisar de ajuda e eu puder auxiliar, devo-me colocar à disposição. Peça ao Senhor que seu coração não esqueça de nenhum dos seus pequeninos, sobretudo dos que precisam de ajuda.
- Quem são as pessoas com quem divido a vida cotidianamente? Tenho me mantido atento para as necessidades daqueles que estão ao meu redor?
- “Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus”, diz Jesus. O ato de outro se perder não pode ser medido nos nossos gostos. A pessoa se perde conforme se afasta de Cristo, nosso Norte, e daquilo que ela verdadeiramente pode ser. O desejo não é o de transformar todos para pensarem ou se vestirem de forma igual. Pelo contrário! Que cada um se encontre com Cristo e consigo mesmo, assumindo a beleza e a fadiga de ser a si próprio de forma plena. O outro, em Cristo, é uma forma única de o cristianismo ser vivido, e por isso jamais deve ser desprezado ou mesmo anulado. Como costumava dizer Martin Luther King:
“Temos aprendido a voar como os pássaros, a nadar como os peixes, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos.”
- Termina sua oração pedindo que o Senhor te ajude a viver como um irmão ou irmã que deseja cada vez mais trazer o melhor de si e acolher as luzes e sombras que cada pessoa traz.
- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Uma mensagem muito séria | (Mt 18, 1-5.10.12-14) #840 - Meditação da Palavra - Frei Gilson
Publicado em 9 de ago. de 2022
Homilia Diária -09.08.2022|“se não vos vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus" - Padre Roger Araújo
Publicado em 8 de ago. de 2022
(Mt 18,1-5.10.12-14)
Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.
Palavra da Salvação, dia 09/08/2022, com Padre Arnaldo Rodrigues
Publicado em 8 de ago. de 2022
Evangelho (Mt 18,1-5.10.12-14)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia Diária | Para crescer, é preciso diminuir! (Terça-feira da 19.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo
Publicado em 9 de ago. de 2022
Tornar-se pequeno como criança aos olhos de nosso Pai é o caminho mais seguro e eficaz para alcançarmos a santidade. Trata-se não somente de saber-se um nada diante dele, mas de a Ele se entregar com aquela confiança que as criancinhas, sinceras e desprendidas, depositam em seus pais. Como almas pequenas, devemos deixar que o Senhor faça de nós o que quiser, qual um Pai que leva seus filhos para onde bem entender. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 9 de agosto, e descubra o que Santa Teresinha do Menino Jesus tem hoje a nos ensinar!
HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 18,1-5.10.12-14 - 09/08/2022

Tenha em seu coração a pureza das crianças
“Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: ‘Quem é o maior no Reino dos Céus?’ Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: ‘Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus’.” (Mateus 18,1-3)
Meus irmãos, há um desejo, sim, no nosso coração de felicidade, não é? Há um desejo no nosso coração de vida plena, há um desejo de Céu. No fundo, no fundo, há um desejo no ser humano de Céu. É claro que, muitas pessoas, ao buscarem o Céu, infelizmente o buscam em lugares errados. Buscam a felicidade, buscam o prazer, imaginando que, no prazer, haverá felicidade. E nem sempre! Ou, então, é momentâneo: aquele momento de alegria na bebida e tantas outras drogas (porque a bebida também é uma droga), não é?
Mas, meus irmãos, a alegria verdadeira vem de Deus, a alegria verdadeira vem do Senhor. E quem é aquele que alcança essa alegria verdadeira, se não aquele que busca o Reino dos Céus e busca estar com Deus? O nosso desejo deve ser sempre de buscar a Deus e de estar com Ele. E os discípulos perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”. Então, Jesus tomou uma criança e apresentou-a para eles como modelo. Para chegarmos à felicidade verdadeira, para chegarmos à alegria verdadeira, está aqui o exemplo: ser como uma criança.
Quem vai entrar no Reino dos Céus? Quem for santo e quem for puro como uma criança
O que Jesus nos chama a imitar na criança, senão a humildade, senão a simplicidade, senão a transparência? Já reparou como a criança solta as coisas? E solta várias verdades? Por causa da pureza, por causa da reta intenção.
Quem é o maior no Reino dos Céus? E quem alcança a felicidade? Aquele que vive a humildade, que vive a pureza, que vive a transparência, que vive o serviço ao próximo, ao irmão. Por isso, devemos ter como modelo, como Jesus apresentou aqui, as crianças. “Se não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”.
Peçamos, neste dia, que nós sejamos como crianças. E não é no sentido negativo — é evidente o que Jesus está dizendo aqui: de inocência, de ser mimado, mimada; não —, é no sentido desta pureza, de fato, é no sentido da humildade, da simplicidade e da transparência.
Seja transparente com Deus! Seja humilde com Deus! Seja transparente com seu irmão, com sua irmã! Seja humilde, seja simples com o seu próximo! É dessa forma que nós entraremos no Reino dos Céus.
Façamos uma avaliação da nossa vida: estamos vivendo a humildade? Estamos vivendo na simplicidade? Estamos sendo transparentes uns com os outros?
Quem vai entrar no Reino dos Céus? Quem for santo e quem for puro como uma criança! Dá-nos, Senhor, a pureza das crianças.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 09/08/2022


Assinar:
Postagens (Atom)