segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BOM DIA... E que seu dia seja abençoado por Deus! "Maravilhas fez conosco o Senhor!" Sl 125

Que sua Terça-feira seja um mar de ALEGRIA, AMOR E MAGIA. Deus lhe abençoe.

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Lc 13,10-17 - 26/10/2015


Deus retira de nós os espíritos malignos que curvam nossa vida

A graça de Deus, quando vem ao nosso coração, é para nos endireitar, para tirar de nós aqueles espíritos que nos deixam encurvados

“Jesus colocou as mãos sobre ela e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.” (Lucas 13, 13)

Essa mulher sofria, há dezoito anos, com um espírito que a tornava doente e encurvada; ela não conseguia se endireitar de forma nenhuma. Até que um dia Jesus a tocou e aquele espírito, que a deixava encurvada, saiu dela. A segunda coisa é que ela se endireitou e pôde ficar ereta e caminhar normalmente.
Sabe, meus irmãos, existem espíritos no meio de nós que vão curvando nossa vida e nosso proceder, deixando-nos como pessoas encurvadas na vontade, na disciplina e na disposição de mover a vida.
Existem espíritos muito negativos, com os quais nós, muitas vezes, não sabemos lidar; e eles vão crescendo em nós. Fico pensando no quanto é encurvada a vida de uma pessoa que cultiva o espírito de amargura, azedume e tristeza!
Sei que nenhum de nós quer ficar amargo, azedo ou triste. Há situações tristes que acontecem em nossa vida que nos deixam para baixo, mas não há problema em ficar triste, em passar por problemas difíceis. O problema é quando paramos ou permitimos que esses espíritos nos paralisem.
A tristeza é tolerável, porque todos nós passamos por isso; agora, passar a vida toda amargo e azedo por causa de um problema faz a vida da própria pessoa se amargar. Quem está ao lado dela, quem convive com ela também vai tornando um pouco amarga e azeda sua própria vida e existência.
Deixe-me dizer a você: Deus não nos quer encurvados, Ele nos quer direitos, retos. É por isso que a Sua graça, quando vem ao nosso coração, ao nosso encontro, é para nos endireitar, tirar de nós aqueles espíritos que nos deixam realmente encurvados.
É preciso olhar para frente; e “olhar para frente” é olhar, primeiro, para a graça de Deus, é permitir que ela entre, penetre em nós e nos purifique, lave-nos e renove-nos de tudo aquilo que está velho, mofado e estragado nosso interior.
É preciso retirar o azedume, a amargura, a tristeza, a mágoa, a decepção e a irritação que nos tira a alegria de viver. É preciso sacudir esses espíritos, para que a vida saia da curva na qual, muitas vezes, ela se encontra.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/deus-retira-os-espiritos-malignos-que-curvam-a-nossa-vida/

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 26/10/2015

ANO B


Lc 13,10-17

Comentário do Evangelho

Na cura da mulher manifesta-se a obra de Deus

A cura da mulher curvada em dia de sábado, na sinagoga, é ocasião para discussão sobre o descanso sabático. A cura da mulher é dita com os verbos no passivo; trata-se do passivo divino, o que indica que Jesus e, com ele, o narrador do evangelho vêm na cura dela a obra de Deus. A reação da mulher que se põe a glorificar Deus mostra que ela interpreta o acontecimento da mesma maneira. A menção do longo período da enfermidade da qual a mulher sofria e a imediatez de sua cura visam mostrar o poder da palavra de Jesus. A causa da fúria do chefe da sinagoga é o fato de Jesus ter realizado a cura no dia de sábado. No entanto, não é a Jesus que ele se dirige, mas à multidão. Com isso, o narrador quer mostrar a hipocrisia dele. Ademais, ele acusa a multidão de ter a intenção de ser curada no dia de sábado, quando não sabe se o que ele afirma é verdadeiro. Tudo isso é ocasião para discutir o sentido do descanso sabático. Jesus ensina a verdadeira finalidade do repouso sabático: ao libertar Israel da casa da servidão, Deus quis que a memória das feridas e sofrimentos impedisse o povo de perder a humanidade, outro nome da bondade. Por isso, Jesus disse que era preciso que fosse curada em dia de sábado.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, que eu saiba dar ao amor ao próximo a devida primazia, não submetendo este mandamento a preceitos secundários que me impedem de descobrir a tua verdadeira vontade.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=26%2F10%2F2015

Vivendo a Palavra

O Reino do Pai, lugar do Amor, não está sujeito a regulamentos e interdições impostos pelos homens. No sábado como em qualquer outro dia, o bem, a cura e a libertação do ser humano são bem-vindos. Vivamos nossa Igreja com a mesma liberdade que Jesus quis nos ensinar, superando as limitações impostas pela religião dos poderosos do Templo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Quando o valor material está em jogo em uma determinada situação, ninguém duvida sobre a necessidade de uma ação, pois tudo é permitido para evitar a perda material. Mas quando o valor é a pessoa humana, tudo é muito complicado. Não se pode agir por uma série de motivos como proibições legais, necessidade de uma melhor organização, haverá melhores oportunidades, não é assim que se fazem as coisas e uma série de outros argumentos. Tudo isso nos mostra que nos nossos tempos, os valores não são diferentes dos do tempo de Jesus. Nos mostra também que não vivemos plenamente o Evangelho, pois amamos mais o dinheiro do que os nossos irmãos e irmãs.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=10&dia=26

Meditando o Evangelho

APRESSAR-SE EM FAZER O BEM

Nenhum empecilho era suficientemente grande para impedir Jesus de fazer o bem. Nem mesmo as veneráveis prescrições religiosas. Ao confrontar-se com alguém precisando de sua ajuda, ele sempre se apressava em estender-lhe a mão.
É Jesus quem toma a iniciativa de curar uma infeliz mulher. Prostrada há muitos anos pela enfermidade, era obrigada a viver curvada, sem poder erguer-se. Seu estado físico era a imagem do peso que carregava sobre si: o da humilhação de ser considerada castigada por Deus; o da impossibilidade de ser útil aos demais, além da opressão de seu próprio sofrimento físico. A incapacidade de erguer-se significava não estar apta para relacionar-se com os outros, em pé de igualdade. Sua condição tornava-a um ser inferior.
Sem ter sido solicitado, Jesus faz-se protetor da mulher sofredora. E, como sinal de sua misericordiosa solidariedade, intervém em favor dela, libertando-a da enfermidade opressora. Após a imposição das mãos do Mestre, ela se ergue e dá glória a Deus pelo benefício recebido, por reconhecer que sua libertação era obra divina.
A indignação do chefe da sinagoga, encarregado de zelar pelo cumprimento do repouso sabático, não impressiona Jesus. Libertar um ser humano de qualquer tipo de opressão é tão urgente e necessário, a ponto de justificar até mesmo uma não observância da Lei. Afinal, Deus fica contente com a libertação de seus filhos.
Oração
Espírito de presteza em fazer o bem, torna-me solícito em socorrer meu semelhante necessitado, e não permitas que eu me omita, quando se trata de ajudá-lo.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-10-26

Oração Final
Pai Santo, não poucas vezes nós nos satisfazemos em cumprir preceitos, esquecendo-nos de seguir a Lei do Amor, que os ultrapassa. Envia, Pai amado, o teu Espírito para nos libertar das amarras impostas pelos homens. Que a nossa única Lei seja o seguimento do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo vive e reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

LITURGIA DIÁRIA - 26/10/2015


Tema do Dia

«Mulher, você está livre da sua doença.»

Paulo assegura aos romanos – e a todos nós! – que o Espírito Santo nos torna, como irmãos do Cristo, que se fez carne em Jesus de Nazaré, filhos e herdeiros do Senhor, a quem podemos nos dirigir com a expressão familiar Abba, que significa ‘papai’.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigam avida eterna. Amém.

2ª-feira da 30ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Conheça a história de


Primeira Leitura (Rm 8, 12-17)
30ª Semana Comum - Segunda-feira 26/10/2015

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

12Irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis. 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recaírdes no medo,  mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai! 16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus.17E, se somos filhos, somos também herdeiros - herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo - se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 67)
30ª Semana Comum - Segunda-feira 26/10/2015

— Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!
— Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!

— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Mas os justos se alegram na presença do Senhor rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!
— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.
— Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos!Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!


Evangelho (Lc 13,10-17)
30ª Semana Comum - Segunda-feira 26/10/2015


Mulher, estás livre da tua doença

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo:10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: 'Mulher, estás livre da tua doença.' 13Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. 14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: 'Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado.' 15O Senhor lhe respondeu: 'Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?' 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los  em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.