domingo, 14 de dezembro de 2025

LITURGIA DIÁRIA - 14/12/2025


Tema do Dia

3º Advento: Alegrem-se!

Alegre-se o deserto. Todos verão a glória do Senhor. «Sejam fortes! Não tenham medo! O Deus de vocês vem para salvar». Então, os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos vão se abrir; os aleijados saltarão como cervo, e a língua do mudo cantará. Os que foram resgatados, cantando irão voltar a Sião: tristeza e pranto fugirão. (Is 35,1-6a.10)
Fonte: Arquidiocese BH em 11/12/2016

as PALAVRAS DOs PApas

João, ouvindo falar das obras de Jesus, João é tomado pela dúvida sobre se Ele é realmente o Messias ou não. O texto realça que João está na prisão, e isto, para além do lugar físico, faz-nos pensar na situação interior que ele vive: na prisão há escuridão, não há possibilidade de ver claramente e de ver além. Com efeito, o Batista já não pode reconhecer Jesus como o Messias esperado. Assaltado pela dúvida, envia os discípulos para verificar: “Ide ver se é o Messias ou não”. Mas isto significa que até o maior crente atravessa o túnel da dúvida. E isto não é um mal; pelo contrário, às vezes é essencial para o crescimento espiritual: ajuda-nos a compreender que Deus é sempre maior do que o imaginamos; as obras que realiza são surpreendentes em relação aos nossos cálculos; o seu agir é sempre diferente, supera as nossas necessidades e expectativas; e por isso nunca devemos deixar de o procurar e de nos convertermos à sua verdadeira face. É o que faz o Batista: na dúvida, volta a procurá-lo, interroga-o, “discute” com Ele e finalmente redescobre-o. João, definido por Jesus como o maior entre os nascidos de mulher (cf. Mt 11, 11), ensina-nos, em síntese, a não fechar Deus nos nossos esquemas. Este é sempre o perigo, a tentação: fazer um Deus à nossa medida, um Deus para usar. E Deus é outra coisa. (Papa Francisco, Angelus de 11 de dezembro de 2022)
https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2025/12/14.html

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

3º Domingo do Advento, Ano A
Hoje, omite-se a Memória de São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja
Cor: Roxo ou Róseo


Primeira Leitura (Is 35, 1-6a.10)
3º Domingo do Advento | Domingo - 14/12/2025

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar”.
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6aO coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.
10Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 145(146),7.8-9a.9bc-lO (R. cf. Is 35,4)
3º Domingo do Advento | Domingo - 14/12/2025

— Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!
— Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!

— O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
— O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que protege o estrangeiro.
— Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará!

Segunda Leitura (Tg 5, 7-10)
3º Domingo do Advento | Domingo - 14/12/2025

Leitura da Carta de São Tiago.

Irmãos: 7Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. 8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. 9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Mt 11,2-11)
3º Domingo do Advento | Domingo - 14/12/2025


És tu aquele que vem ou devemos esperar outro? ide contar a João o que vedes e ouvis

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação!

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”
4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

DESENHOS DO MENINO JESUS PARA COLORIR

CLIQUE NA FIGURA E COPIA NO TAMANHO ORIGINAL









Fonte: jardim da fe

REIS MAGOS - "Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo." Mateus 2,2 (Idemi Caregnato)

Feliz Natal!

sábado, 13 de dezembro de 2025

SETENTA E SETE GRAÇAS ALCANÇADAS NA SANTA MISSA!


SETENTA E SETE GRAÇAS ALCANÇADAS NA SANTA MISSA!

Eis que estou convosco todos os dias até a consum­ação dos séculos.

Esta consoladora profecia realiza-se na Santa Missa. Nosso Senhor Jesus Cristo está presente, Deus e Homem, na Missa e no Santíssimo Sacramento do Altar. Mas, se na solidão do sacrário fica Nosso Senhor, dia e noite, pronto para ouvir nossas orações e assistir-nos em nossos sofrimentos, na Missa, muito mais do que isso, Ele se torna nossa vítima, nosso mediador, o verdadeiro sacerdote que oferece dons e sacrifícios pelos nossos pecados e este dom, este sacrifício não é outro senão ele próprio.
Não vemos tudo isto com os olhos do corpo, todavia o cremos firmemente e adquirimos, por esta fé, mais méritos que os que vive­ram no tempo do Salvador e verificaram tudo pelos próprios sentidos: Bem-aventura­dos os que não viram e creram.
O Venerável Frei Martinho de Cochem, em seu livro Explicação sobre a Santa Missa, de 1697, enumera setenta e sete graças e frutos que são alcançados durante a Santa Missa. Com elas, somos obrigados – assim o afirma o grande capuchinho – a confessar: nenhuma obra no mundo poderia nos adquirir tantas graças e méritos como a Santa Missa.

"1 - Deus, o Pai celestial, envia seu Filho à Terra para nossa salvação;

2 - Para obedecer a seu Pai e por nosso amor, Jesus Cristo humilha-se a ponto de ocultar-se sob as espécies de pão e de vinho;

3 - O Espírito Santo muda o pão e o vinho no Corpo e no Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo;

4 - Nosso Senhor humilha-se tanto por nosso amor que se faz realmente presente na menor partícula de cada Hóstia consagrada;

5 - Nosso Senhor renova o mistério da sua Santa Encarnação;

6 - Nasce de novo por nós;

7 - Dá outra vez todos os testemunhos de amor que concedeu aos homens durante sua vida terrestre;

8 - Renova sua dolorosa paixão e nos deixa participar de seus frutos;

9 - Morre espiritualmente e dá por nós sua vida preciosa;

10 - Derrama o seu Sangue e apresenta-o ao Pai celeste pela nossa salvação;

11 - Rega nossa alma com o seu Sangue divino e purifica-a de suas manchas;

12 - Oferece-se em holocausto por nós, e dá a Deus toda a honra que lhe é devida;

13 - Se, da nossa parte, unimo-nos no oferecimento de seu oferecimento ao eterno Pai, desagravamos a Deus na honra, que deixamos de prestar-lhe no passado;

14 - Nosso Senhor se imola por nós em sacrifício de louvor;

15 - Oferecendo a Deus Pai estes louvores de Jesus Cristo, damos-lhe maior glória do que lhe podem dar os Anjos do céu;

16 - Nosso Senhor se oferece em sacrifício de agradecimento e compensa assim a nossa ingratidão;

17 - A oferta deste sacrifício de agradeci­mento retribui a Deus todos os seus benefícios;

18 - Nosso Senhor reconcilia-nos com Deus;

19 - Perdoa-nos os pecados veniais, contanto que tomemos a resolução de não cometê-los mais;

20 - Compensa a Deus pelo bem que omitimos;

21 - Repara nossas negligências no cum­primento do bem;

22 - Perdoa-nos os pecados cometidos por inadvertência, como também aqueles que não conhecemos ou esquecemos de acusar na con­fissão;

23 - Cristo é nosso sacrifício de satisfação e paga parte de nossa dívida para com a Justiça divina;

24 - Em uma Santa Missa, podemos expiar maior número de pecados do que por gran­des penitências, porque:

25 - Nosso Senhor nos comunica uma parte de seus méritos e nós, por nossa vez, podemos oferecer a seu Pai Celeste por nossos pecados;

26 - Nosso Senhor ora por nós como o fez na Cruz por seus inimigos;

27 - Seu precioso Sangue clama miseri­córdia, tantas vezes quantas gotas derramou;

28 - Suas sagradas chagas imploram por nós o perdão dos nossos pecados;

29 - Por causa de Nosso Senhor, as nossas orações, durante a santa Missa, são mais facilmente atendidas;

30 - A oração na hora da Missa torna-se mais eficaz porque:

31 - Nosso Senhor a oferece a seu eterno Pai, em união com a sua oração;

32 - Advoga nossa causa e ocupa-se da nossa salvação;

33 - Os anjos presentes rezam por nós e oferecem nossa oração a Deus;

34 - Pela virtude da Santa Missa, o demônio mantém-se afastado de nós;

35 - O sacerdote reza muito particularmente pelos presentes, tornando-lhes assim mais salutar o Santo Sacrifício;

36 - Assistindo a santa missa, tornamo-nos como que sacerdotes em espírito, e Jesus Cristo nos concede o poder de oferecer a Missa, juntando nossa oração à do sacerdote, por nós e pelos outros;

37 - A Santa Missa é o presente mais agradável que podemos oferecer à Santíssima Trindade;

38 - Este presente é mais precioso que o Céu e a Terra;

39 - Este presente vale o próprio Deus;

40 - É a maior glória de Deus;

41 - É a alegria da Santíssima Trindade;

42 - Este nobre dom é nosso: Jesus Cristo no-lo cedeu;

43 - Assistir a Santa Missa é o maior culto de adoração;

44 - Por esta assistência, rendemos as maiores homenagens à Humanidade de Jesus Cristo;

45 - Honramos dignamente a Paixão do Salvador e dela recolhemos os frutos;

46 - Honramos e regozijamos a Mãe de Deus;

47 - Honramos e regozijamos os anjos e os santos, mais que por muitas outras orações;

48 - A missa é o melhor meio de enriquecer nossa alma;

49 - É a boa obra por excelência;

50 - É o ato supremo da fé que nos assegura grande recompensa;

51 - Prostrando-nos piedosa e humildemente diante das Sagradas Espécies Eucarísticas, efetuamos um ato sublime de adoração;

52 - Cada vez que olharmos, cheios de fé, para a Santa Hóstia, ganhamos uma recompensa especial no Céu;

53 - Cada vez que batemos ao peito com contrição de nossos pecados, obtemos a remissão de muitas culpas;

54 - Se tivermos a infelicidade de estar em pecado mortal e ouvirmos devotamente a santa Missa, Deus nos oferecerá a graça da Conversão;

55 - A Santa Missa nos aumenta a graça santificante e nos atrai muitas graças atuais;

56 - Assistindo à Santa Missa, somos espiritualmente nutridos do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo;

57 - Gozamos da alegria insigne de poder contemplar a Jesus Cristo sob as Santas Espécies;

58 - Recebemos a benção do sacerdote que Deus ratifica no Céu;

59 - A assistência à Santa Missa atrai também bênçãos temporais;

60 - Preserva-nos de muitas desgraças;

61 - Fortifica contra as tentações;

62 - Traz a graça de uma boa morte;

63 - Uma Missa ouvida em honra dos Anjos e dos Santos alcança-nos sua proteção e seu socorro poderosíssimo;

64 - Na hora da morte, as Missas que tivermos ouvido se tornarão uma fonte de consolação e de confiança na divina Misericórdia;

65 - Elas nos acompanharão diante do justo Juiz e pedirão graça para nós;

66 - Um grande número de Missas bem ouvidas nos refrigerarão o ardor das chamas do purgatório, porque:

67 - Cada uma diminui a pena temporal mais do que uma rigorosa penitência;

68 - Uma única Missa bem ouvida no decurso de nossa vida será mais proveitosa a nossa alma que um grande número delas oferecidas depois de nossa morte;

69 - A devoção à Santa Missa nos valerá uma grande glória no Céu;

70 - Cada missa que ouvimos eleva nosso futuro lugar no Céu e aumenta nossa felicidade eterna;

71 - Não podemos rezar mais eficazmente por nossos amigos que assistindo à Santa Missa;

72 - É um meio certo de retribuir a Deus os favores recebidos;

73 - Os infelizes, os doentes, os moribundos e as almas do purgatório são nela poderosamente socorridos;

74 - Obtemos por ela a conversão dos pecadores;

75 - Todos os fiéis tiram do Santo Sacrifício abundantes bênçãos;

76 - As almas do purgatório são consoladas;

77 - Os pobres que não tem meios de mandar celebrar missas por seus caros defuntos podem, assistindo piedosamente, livrar essas almas do fogo do purgatório.

Se soubéssemos bem aproveitar essas graças, uma única Missa bem ouvida nos tornaria mais ricos que todo o universo! Oh, que loucura, que cegueira, fazer tão pouco caso do mais precioso tesouro!".

Fonte: Salve Maria e

AO ENTRAR QUE VENHA COM DEUS... AO SAIR QUE DEUS TE ACOMPANHE…