segunda-feira, 7 de abril de 2025

COLETÂNEA DE HOMÍLIAS DIÁRIAS, COMENTÁRIOS E REFLEXÕES DO EVANGELHO DO DIA, DE ANOS ANTERIORES - 07/04/2025

ANO C


Jo 8,12-20

Comentário do Evangelho


Fonte: Comece o dia feliz em 14/03/2016

Vivendo a Palavra

O Evangelho de João é salpicado de declarações de Jesus, definindo-se: “Eu Sou...”. Hoje, Ele nos conta que é a Luz do Mundo e quem O segue não andará nas trevas. A nossa missão de Igreja é refletir essa Luz para iluminar os caminhos da humanidade rumo ao Lar Paterno, a Morada Santa do Pai Misericordioso.
Fonte: Arquidiocese BH em 14/03/2016 08/04/2019

Reflexão

Na festa das Tendas, era costume acender vários candelabros nos pátios do templo. Ora, Jesus se apresenta como a “luz do mundo”. A luz é símbolo da vida. No prólogo de João, luz e vida se identificam e se aplicam à pessoa de Jesus: “No princípio existia a Palavra… nela havia vida e a vida era a luz dos seres humanos” (Jo 1,1.4). A luz se impõe por si mesma, não precisa ser demonstrada, mas a pessoa pode fechar os olhos à luz. Foi o que aconteceu com os dirigentes incrédulos, diante dos quais Jesus reafirmou sua origem: ele vem do Pai. Deveriam acreditar em Jesus, pois o Pai dá testemunho em favor dele, e o “testemunho de duas pessoas é válido”. Eles, porém, se recusaram a ver e conhecer a luz (Jesus). Seguir a Jesus é caminhar atrás dele, ou seja, é aderir totalmente à sua pessoa.
(Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 08/04/2019

Reflexão

Jesus é a luz do mundo; contudo, os fariseus não conseguem enxergar a luminosidade proporcionada pelo Filho de Deus. Ao se prenderem à Lei, eles buscam um meio de levar Jesus à prisão e à morte; os fariseus maquinam e perdem a oportunidade de experimentar a plenitude da vida que Jesus oferece a cada pessoa que esteja disposta a acolhê-lo. A cegueira que priva os fariseus de verem a luz que é Jesus pode também turvar os nossos olhos. Nesse tempo favorável para a conversão do coração, somos convidados pela Igreja e pelo próprio Jesus a mudar a direção do nosso olhar e abrir os olhos para o que verdadeiramente importa. E o que importa de verdade para cada um de nós neste momento? Importa permitir que Jesus nos ilumine e, a partir da luz que brota do nosso interior, iluminar as realidades e pessoas que nos cercam.
(Dia a dia com o Evangelho 2022)
Fonte: Paulus em 04/04/2022

Recadinho

No contexto social, você procura ser luz para seu próximo? - Testemunha publicamente a fé? - Vivemos em meio a tanta escuridão. Jesus é realmente a luz de seus caminhos? - Você ajuda a consolar os irmãos que sofrem e que choram? - Você “ilumina” o próximo com seu bom exemplo?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 07/04/2014

Meditando o evangelho

CAMINHANDO NA LUZ

Ao autoproclamar-se "luz do mundo", Jesus reconhecia que este, marcado pelo pecado, não tinha como salvar-se por si mesmo. Foi necessário que o Pai enviasse o Filho com a missão de abrir perspectivas novas para a humanidade, a qual se fechara no próprio egoísmo. Portanto, somente por meio de Jesus é possível chegar à salvação.
Quando a humanidade deixa-se guiar por esta luz, descobre os caminhos que conduzem à vida. Quando vaga nas trevas, seu destino é a morte. Luz e trevas, vida e morte, condenação e salvação são as opções que todos temos de fazer.
O caminho orientado pela luz da vida comporta duas dimensões. A primeira é a dimensão histórica: consiste em trilhar o caminho do amor, da misericórdia e da solidariedade, no trato mútuo. É a vida manifestada num modo de proceder peculiar, próprio de quem possui a vida divina. A segunda corresponde à vida eterna, à comunhão plena com o Deus da vida.
O caminho de quem prefere as trevas também comporta as mesmas duas dimensões. A primeira consiste numa vida pontilhada de injustiças e de maldade para com o próximo. A segunda, por sua vez, corresponde à ruptura definitiva com o Deus da vida, ou seja, à morte eterna.
É sempre tempo de decidir-se, de acolher a luz oferecida por Jesus e, por ela, caminhar.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de luz, não me deixes caminhar nas trevas, e sim, na luz que dá vida - Jesus.
Fonte: Dom Total em 04/04/2022

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Jesus, Filho de Deus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

As comunidades Joaninas e a comunidade Judaica estavam sempre em conflito por causa de Jesus. A rejeição por Jesus, da parte do Judaísmo era algo definitivo e sem chances de uma abertura ao novo, aquela novidade trazida por Jesus.
O evangelho de hoje apresenta três fontes importantes sobre as quais estava fundamentada a Fé cristã por aqueles tempos, o testemunho de João Batista sobre Jesus, o Pai de Jesus que realizou obras e falou Nele a toda humanidade, e a escritura que sempre trouxe em si, mesmo na escritura antiga, elementos cristológicos que não deixavam dúvidas sobre a Filiação Divina de Jesus.
O evangelista projeta no passado essa rejeição a Jesus Cristo, lembrando de sua injusta condenação onde as falsas testemunhas tiveram credibilidade diante do Sinédrio, que desprezou essas fontes fidedignas sobre Jesus, preferindo acreditar em uma mentira.
Podemos aqui compreender que o Judaísmo tradicional e ultraconservador fazia uma releitura equivocada do Antigo Testamento e não conseguia ver nenhuma relação entre Jesus e o Deus da Antiga Aliança. Houve até mesmo uma heresia que falava em dois deuses, um do antigo testamento e um do Novo Testamento.
Entretanto, muito mais do que essa releitura equivocada das escrituras antigas, na realidade o Judaísmo tradicional não queria mudanças no modo de pensar e nas normas e preceitos antigos, principalmente porque iriam perder alguns privilégios conquistados na estrutura da Religião tradicional.
Podemos hoje cometer esse mesmo pecado, quando temos medo de dialogar com o mundo, como determina o Concílio Vaticano II, quando preferimos a prática tradicional de ser Igreja, usando ainda métodos arcaicos de evangelização, que não estão convencendo.
Lideranças religiosas e lideranças pastorais que se fecham em uma religião cheirando a mofo, querendo impor ao mundo sua prática religiosa e seu modo de pensar... É bem provável que no fundo estejam defendendo algumas conveniências e interesses particulares e para isso, muitas vezes usam Dogmas e Doutrinas, exatamente como fazia a comunidade judaica primitiva.

2. Eu sou a luz!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - comece o dia feliz)

Continua a discussão sobre a identidade de Jesus. A discussão não é fácil porque Jesus fala a partir de uma experiência pessoal, que é só dele. As autoridades judaicas discutem a partir do que julgam saber. Em nível puramente humano, os fariseus rejeitam o testemunho de Jesus porque, dizem, ele está defendendo a si mesmo. Ele mesmo diz: “Eu sou a luz do mundo”. Jesus, por sua vez, reafirma que o Pai está com ele. “Eu não estou só, mas o Pai que me enviou está comigo”. É perfeitamente compreensível que os fariseus perguntem: “Onde está teu Pai?”. A revelação se dá aos poucos. É preciso esperar que ela seja posteriormente meditada e explicitada pela inteligência humana, informada pela graça de Deus.
Fonte: NPD Brasil em 08/04/2019

HOMILIA DIÁRIA

A luz de Cristo ilumina nosso coração

Jesus ilumina nossa vida e nosso coração nas incertezas e nas dúvidas, onde muitas vezes não sabemos onde caminhar

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8, 13)

Nós, muitas vezes, caminhamos em meio às trevas, em meio à escuridão do mundo; experimentamos o pavor, o temor e andamos na dúvida sem saber por onde caminhar. Muitas vezes, a incerteza bate à nossa porta e em nosso coração, e não sabemos o que devemos fazer. Por isso, precisamos olhar para Jesus e não tirar d’Ele nosso olhar! Não basta somente olharmos para Ele, é preciso nos rendermos, nos entregar, colocarmo-nos em Suas mãos e nos deixarmos conduzir e guiar por Ele.
As Palavras de Jesus iluminam nossa vida e nosso coração nas incertezas e nas dúvidas. Muitas vezes, quando não sabemos por onde caminhar, precisamos da serenidade da alma, do espírito e do coração! E nós encontramos a serenidade em Jesus, não no desespero, no pavor, no pânico, no medo, no receio e na desconfiança. Nós nos entregamos a Jesus e deixamos que Ele conduza nossos passos, que Ele, realmente, contenha os impulsos da alma e do coração que nos levam ao desespero, a viver incertezas, sem saber para onde caminhar.
Deixe que a luz de Jesus guie seus passos e ilumine seus caminhos. Não caminhe em meio às trevas nem em meio às escuridões da vida.
Quando, muitas vezes, não soubermos onde caminhar, quando caímos e tropeçamos, olhemos para Jesus e fixemos n’Ele nosso olhar, coloquemos n’Ele nosso coração e Ele guiará nossos passos e conduzirá, todos os dias, nossa vida!
Reze: “Jesus, tu és a minha luz e salvação! A quem temerei? Porque só no Senhor está o meu refúgio, a minha segurança e proteção!”.
Olhe para Jesus e deixe que Ele ilumine, todos os dias, as trevas do seu coração com a Sua luz!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 14/03/2016

HOMILIA DIÁRIA

Jesus é a luz que ilumina o mundo

Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8,12)

O que somos na escuridão? O que é a nossa vida na profunda penumbra? A penumbra da alma, a escuridão do espírito, a escuridão do sentido nos levam a cometer erros, enganos, pecados, e a cometer o mal. Quando não enxergamos, cometemos atrocidades por não enxergarmos.
Andando no mundo como estamos, tão escuro e obscuro pelo mal, Jesus veio trazer a luz, porque Ele mesmo é a luz que ilumina, que salva e resgata o mundo. E para ter essa luz, Ele mesmo nos indica o que fazer: “Quem me segue não andará nas trevas”.
Se quisermos sair das trevas, se quisermos sair do pecado e daquelas coisas obscuras, confusas e maldosas que tomam conta de nós, precisamos seguir Jesus. “Seguir” é ir atrás de Jesus, é ouvir a Sua voz, é fazer a Sua vontade, é viver iluminado por Deus.
Muitas vezes, temos dúvidas, sombras e questões que parecem não ter soluções, mas se nos colocarmos diante do amor misericordioso de Jesus e quisermos realmente ser guiados por Ele, Ele vai nos guiar, vai nos iluminar e direcionar. O grande problema é que nós queremos guiar Jesus ou queremos que Ele esteja a serviço do que nós concebemos.

Não permaneçamos na ignorância, pois a luz de Deus é a nossa salvação

Uma verdade é certa: Jesus não está a serviço do orgulho, da soberba, do egoísmo, das vaidades nem das pretensões humanas. Muitas vezes, ficamos engrenados ou perdidos nesta vida, porque queremos monopolizar até Jesus. Mas Ele não se deixa monopolizar nem se dominar quando, na verdade, é Ele quem vem nos conduzir e iluminar. Portanto, precisamos nos deixar guiar por Ele, precisamos, a partir dos nossos pensamentos, da nossa mentalidade e concepção que temos na vida, submetermo-nos à luz e à graça de Jesus.
Nenhum de nós precisa caminhar nas trevas. Mas se caminhamos, é porque não damos a direção da vida a Jesus nem seguimos Seus passos indo atrás d’Ele.
Os homens de Israel questionaram mais do que se deixaram questionar; perderam-se, porque não se deixaram salvar; ficaram cegos, porque não se deixaram iluminar por Jesus.
Não fiquemos cegos, não caminhemos em meio às trevas nem às escuridões da vida. Não permaneçamos na ignorância, pois a luz de Deus é a nossa salvação.
Sigamos os passos de Jesus para caminharmos na Sua luz.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 08/04/2019

HOMILIA DIÁRIA

Jesus é a verdadeira luz da nossa vida

“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8,12)

Em meio às tantas escuridões do mundo em que vivemos, em meio às tantas escuridões que estão na nossa alma e no nosso coração, é preciso olhar para a luz, é preciso encontrar a luz e deixar que ela irradie em toda a nossa vida.
Jesus é a luz! A figura de linguagem que Ele usa para se referir a Ele é para entendermos  que, no meio de tanta escuridão, o quanto precisamos encontrar a claridade da vida, claridade que vem da luz, a luz que ilumina os caminhos e o coração; a luz que nos dá a direção e não deixa o nosso coração caminhar nas trevas e na escuridão da vida.
Olhemos para Jesus e deixemos que Ele dissipe as trevas da nossa alma e da nossa vida. Quando paramos para olhar a nossa própria vida, percebemos que nem tudo reluz, que nem tudo é tão claro, temos muitas coisas obscuras dentro de nós. Nós ignoramos, não olhamos e caminhamos na escuridão, tropeçamos, machucamos, nos atropelamos e atropelamos uns aos outros, nos magoamos, mas também ferimos e machucamos, porque quando não estamos cobertos pela luz, criamos a nossa própria luz.

É preciso encontrar a luz e deixar que ela irradie em toda a nossa vida

Sabe aquelas pessoas que fazem as gambiarras para poder enxergar e ter luz naquela situação? Essa gambiarra não traz a verdadeira luz. Não precisamos das gambiarras do mundo, precisamos da luz verdadeira, luz autêntica e não me refiro à luz que vem da energia elétrica, é a luz que vem da graça que é Deus, porque Ele é a verdadeira luz e quem está n’Ele não está nas trevas.
É preciso primeiro reconhecer as trevas que, muitas vezes, tomam conta da minha alma. Sem viver uma vida religiosa, piegas ou muitas vezes enganosa e ilusória, onde imagino que estou na luz, onde imagino que tenho luz para tudo, solução para tudo.
A luz que vem de Cristo, primeiro, brilha sobre as almas humildes, não é sobre aqueles que se acham sábios, que podem tudo, que têm resposta para tudo. Quantas coisas eu não sei, quantas coisas não tenho resposta e abaixo a minha cabeça e me coloca sobre a luz de Deus, deixando que Ele me ilumine.
Deus nos ilumina pelo silêncio, pela submissão, pela humildade de deixá-Lo ser luz, deixar Ele falar e conduzir. Não pense que porque levamos muito brilho no rosto, num mundo cheio de luzes artificiais, temos luzes para as situações obscuras da vida. Muitas vezes, caminhamos nas fantasias e nos enganos porque não nos deixamos guiar pela verdadeira luz que é Jesus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 22/03/2021

HOMILIA DIÁRIA

Permita que a luz de Cristo ilumine o seu coração

”Naquele tempo, disse Jesus: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’. Então, os fariseus disseram: ‘O teu testemunho não vale porque estás dando testemunho de ti mesmo’. Jesus respondeu: ‘Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou'.” (João 8,12-14)



Forte esta afirmação: “Sei para onde venho e para onde vou”, esse é o testemunho de Jesus que deixa os fariseus e os mestres da Lei totalmente desconcertados. Porque, infelizmente, aqueles homens haviam perdido a consciência de quem eles eram, de onde vinham e para onde iriam. E Jesus quando faz essa afirmação: “Eu sei de onde venho e para onde vou”, nos traz, na verdade, uma grande iluminação para as nossas consciências.
Que bênção se nós chegássemos a esse ponto, de saber de onde nós viemos e para onde nós estamos caminhando, conhecer a proveniência e o destino. Isso definiria certamente o nosso modo de nos comportar no hoje e no agora. Porque sei da minha origem, sei da minha essência e sei a minha meta, sei para onde caminho. Isso diz tudo, isso ajudaria certamente a nossa forma de agir, a nossa forma de nos comportar, a nossa forma de tomar as nossas decisões, tudo teria como base isso.
Quando meditava sobre isso, desejava para mim e também para todos aqueles que agora estão ouvindo essa homilia: que também pudessem dizer isto: “Sei de onde venho e sei para onde vou”.
Algumas pessoas, infelizmente, chegam a essa conclusão só no momento do leito de morte, só no último instante de vida muitas pessoas se encontram definitivamente com a própria verdade. Alguns encontram isso no momento de dor, no momento de uma doença, de uma enfermidade, alguns encontram isso no momento de conversão quando se dão conta de uma vida errada, de um pecado e querem a graça de Deus. Alguns se dão conta disso após um erro ou após uma queda, e aí uma situação que vem à tona deixa essa pessoa totalmente desconcertada e ela realmente toma consciência de onde vem e para onde vai.

Jesus é a luz! E segui-Lo é a garantia de viver também essa experiência, de saber quem nós somos

Quem é que pode nos dar isso? Quem é que pode nos dar essa possibilidade, a de saber de onde viemos e para onde vamos? Jesus Cristo! E Ele se apresenta assim no início do Evangelho que o padre leu: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.
Veja, que forte essa afirmação! Jesus é a luz! E segui-Lo é A garantia de viver também essa experiência, de saber quem nós somos, de onde viemos e para onde caminhamos. Porque a luz de Cristo vai iluminar cada passo da nossa vida, cada realidade da nossa vida terá em Jesus Cristo esse apoio, essa firmeza.
Podemos caminhar, podemos andar na direção certa porque Jesus abriu-nos essa estrada. A partir dessa afirmação de Jesus, que não é só para Ele, é também para todos nós, eu e você também podemos caminhar com segurança. Vamos caminhar em direção à Páscoa do Cristo, vamos caminhar na direção de uma vida nova, vamos caminhar na direção de realidades novas para a nossa vida, um jeito novo de viver.
Cristo nos iluminou, a luz de Cristo entrou nos nossos corações, entrou na nossa vida para nos fazer pessoas totalmente novas. Não deixe essa oportunidade passar, agarre-a hoje. Que, hoje, essa verdade seja impregnada realmente no seu coração com letras de fogo. E que você possa viver ,todos os seus dias, sabendo que veio de Deus e para Ele, um dia, você vai voltar.
Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno Ferreira
Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Oração Final
Pai Santo, que enviaste a nós a tua Luz, ajuda-nos a acolhê-la com gratidão e alegria, seguindo-a pelos caminhos desta terra abençoada rumo à Pátria Celeste, a tua Morada Santa, e levando conosco os peregrinos que colocaste junto a nós. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 14/03/2016

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, que enviaste a nós a tua Luz, ajuda-nos a acolhê-la com gratidão e alegria, seguindo-a pelos caminhos desta terra abençoada rumo à Pátria Celeste. Esperamos receber um dia o teu abraço misericordioso, juntamente com todos os peregrinos que colocaste ao nosso lado na passagem por esta vida tão bonita quanto fugaz. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 08/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário