sábado, 4 de janeiro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 04/01/2025

ANO C




Jo 1,35-42

Comentário do Evangelho

O Chamado para Seguir Jesus


João Batista já tinha reunido um grupo de seguidores antes mesmo de Jesus formar o seu próprio círculo de discípulos. Novamente, João apresenta Jesus aos seus seguidores como o “Cordeiro de Deus”, uma declaração que desperta interesse e leva-os a seguir o Mestre. Durante o encontro com Jesus, as perguntas feitas promovem uma compreensão mais profunda sobre a verdadeira natureza de Jesus. Os discípulos desejam conhecer não apenas onde Jesus reside fisicamente, mas também entender seu estilo de vida para poderem compartilhar sua convivência. Isso culmina no convite de Jesus para que o sigam e permaneçam com Ele. André, um dos seguidores, após ouvir o testemunho de João e seguir, ver e estar com Jesus, sente-se inspirado a trazer seu irmão para também conhecê-Lo. Enquanto anteriormente Jesus era chamado de “Rabi” (v. 38), agora é reconhecido como “Messias” (v. 41). André, então, apresenta Simão a Jesus. O olhar atento de Jesus chama e transforma Simão, que recebe uma nova identidade: Pedro. Quem se deixa encontrar e permanecer na presença de Cristo passa por uma transformação profunda. Que possamos permitir que Ele nos encontre, para que possamos levar outros à alegria de descobrir o Messias!
https://catequisar.com.br/liturgia/o-chamado-para-seguir-jesus/

Reflexão

No cotidiano, costumamos utilizar a expressão “quem procura, acha”. É exatamente essa ideia que o Evangelho de hoje nos apresenta, unindo a pergunta inicial de Jesus – “O que vocês estão procurando?” – à afirmação posterior dos discípulos: “Nós encontramos o Messias”. Quando os discípulos perguntam a Jesus onde mora, esperam mais do que uma resposta sobre o lugar da sua casa. É isso que acontece, pois, depois de ir e ver, descobrem quem é Jesus, descobrem sua identidade. André dirá, então, que encontrou o Messias, sinônimo de Cristo, o libertador que o povo de Israel esperava. O discípulo de hoje, quando faz a experiência concreta de encontro com Cristo, também é deslumbrado pelo mistério da sua pessoa, mistério que, pelo excesso de sentido, transforma nossa existência.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/4-sabado-9/

Reflexão

«Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? Vinde e vede»

Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM
(Barcelona, Espanha)

Hoje, o Evangelho nos lembra as circunstâncias da vocação dos primeiros discípulos de Jesus. Para preparar-se ante a vinda do Messias, João e seu companheiro André haviam escutado e seguido durante um tempo a João Batista. Um bom dia, este aponta a Jesus com o dedo, chamando-o Cordeiro de Deus. Imediatamente, João e André o entendem: o Messias esperado é Ele! e, deixando a João Batista, começam a seguir a Jesus.
Jesus ouve os passos atrás Dele. Volta-se e fixa a olhada nos que o seguiam. As miradas se cruzam entre Jesus e aqueles homens simples. Eles ficaram extasiados. Esta olhada comove seus corações e sentem o desejo de estar com Ele: «Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras» (Jo 1,38), lhe perguntam. «Vinde e vede, respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima» (Jo 1,39), lhes responde Jesus. Os convida a ir com Ele e a ver, contemplar.
Vão e, o contemplam escutando-o. E convivem com Ele aquele anoitecer, aquela noite. É a hora da intimidade e das confidencias. A hora do amor compartilhado. Ficam com Ele até o dia seguinte, quando o sol se levanta por cima do mundo.
Acesos com a chama daquele «Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz.» (cf. Lc 1,78-79). Excitados, sentem a necessidade de comunicar o que contemplaram e viveram aos primeiros que encontram ao seu passo: «Foi ele então logo à procura de seu irmão e disse-lhe: Achamos o Messias (que quer dizer o Cristo)» (Jo 1,41). Os santos também o têm feito assim. São Francisco, ferido de amor, ia pelas ruas e praças, pelas vilas e bosques gritando: «O Amor não está sendo amado».
O essencial na vida cristã é deixar-se ver por Jesus, ir e ver onde ele se aloja, estar com Ele e compartilhar. E, depois, anunciá-lo. O caminho e o processo que seguiram os discípulos e os santos. É nosso caminho.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Que dia maravilhoso passaram! Que magnífica noite! Edifiquemos ainda assim, nós próprios, nos nossos corações e façamos uma casa digna, onde o Senhor venha e nos instrua» (Santo Agostinho)

- «Três vocações num só homem: preparar, discernir, deixar o Senhor crescer e rebaixar-se a si próprio. Um cristão não se anuncia a si mesmo, anuncia outro: o Senhor. E um cristão deve ser um homem que saiba humilhar-se para que o Senhor cresça na alma dos outros» (Francisco)

- «O tema de Cristo Esposo da Igreja foi preparado pelos profetas e anunciado por João Baptista. O próprio Senhor Se designou como «o Esposo» (Mc 2,19). E o Apóstolo apresenta a Igreja e cada fiel, membro do seu Corpo, como uma esposa «desposada» com Cristo Senhor, para formar com Ele um só Espírito (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº796)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-01-04

Reflexão

O estábulo de Belém é o novo palácio de David

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, Natal responde à pergunta: Onde moras? A manjedoura costuma se representar como um edifício desconjuntado. Delata um passado esplendoroso, mas ainda deteriorado, seus muros em ruínas: Se converteu justamente num estábulo. O trono de Davi, ao que se havia prometido uma duração eterna, está vazio. José, o descendente de Davi, é um simples artesão.
Davi mesmo começou como pastor. No estábulo de Belém, precisamente onde esteve o ponto de partida, começa a realeza davídica de um modo novo: Naquele menino enrolado em fraldas e deitado numa manjedoura. O novo trono desde o qual este “Davi” atrairá o mundo é a Cruz.
—A Cruz se corresponde com o novo inicio no estábulo. Assim se constrói o verdadeiro palácio davídico. Este novo palácio é a comunidade de quantos se deixam atrair pelo amor de Cristo e com Ele chega a ser uma humanidade nova. O poder da bondade que se entrega na Cruz!: Esta é a verdadeira realeza.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-01-04

Comentário sobre o Evangelho

Os discípulos de João Batista encontram Jesus: «Achamos o Messias»


Hoje palpamos a amabilidade e a hospitalidade do coração de Jesus. Vinte séculos depois de seu nascimento também nos disse: —Venham, venham comigo e verá o Amor misericordioso de Deus.
—Aqueles dois discípulos foram e ficaram com Jesus Cristo naquele dia e o resto de suas vidas. Vale a pena viver com Jesus! Aí na Igreja, na Eucaristia, em sua Palavra…
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-01-04

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

João Batista apontou para Jesus como o Cordeiro de Deus, o Messias de junto do Pai. Agora, Jesus chama os discípulos para o seguimento dele. A decisão pessoal e a vida vivida em Comunidade permitem conhecer a realidade nova que Jesus traz. O amor e o Reino serão sempre dinâmicos, e uma força “escondida” nos toca e nos faz aproximar da verdade de Cristo. André e seu companheiro queriam ser discípulos de Jesus, pretendiam ficar com Ele, para beber de todo o seu jeito de ser e de pensar. Não queriam apenas ouvi-lo de vez em quando. Queriam demorar com Ele. Perguntaram: “Mestre, onde moras?” Ficaram cativados, e logo saíram a levar para outros sua nova descoberta. Descobrindo Jesus, precisamos segui-lo. Nada no mundo poderá sufocar ou suprimir essa verdade: somos de Deus e precisamos agir como tal.
Oração
DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, pela vinda do vosso Filho Unigênito, vos manifestastes em nova luz. Assim como merecemos que ele participasse da nossa humanidade, nascendo da Virgem, possamos também participar de sua vida no Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=04%2F01%2F2025&leitura=meditacao

:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:

ORAÇÃO PARA O ANO NOVO

SENHOR!!! Ilumine meus olhos para
que eu veja os defeitos da minha alma,
e venda-os para que eu não comente
os defeitos alheios...
SENHOR!!! Leva de mim a tristeza e não
a entregueis a mais ninguém...
Encha meu coração com a Divina Fé,
para sempre louvar o Vosso nome...
Arranca de mim, o orgulho e a presunção...
SENHOR!!! Fazei de mim um ser humano
realmente justo...
Planta em meu coração a sementeira
do amor e ajuda-me a fazer feliz o
maior número de pessoas.
Transforma meus rivais em companheiros,
meus companheiros em amigos e meus
amigos em entes queridos...
Não permita que eu seja um cordeiro
perante os fortes nem um leão
perante os fracos...

FAZEI DE MIM SENHOR...
UM SER HUMANO REALMENTE JUSTO....
e FELIZ NESSE ANO QUE SE INICIA...
Amém!!!

Um Feliz Ano Novo para todos!!

:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:


QUE O MENINO JESUS NASÇA,


TODOS OS DIAS EM SEU CORAÇÃO.


Ano Novo é tempo de rever prioridades, abraçar
sonhos e preservar as coisas boas.


Feliz 2025!

Nenhum comentário:

Postar um comentário