sábado, 11 de janeiro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 11/01/2025

ANO C




Jo 3,22-30

Comentário do Evangelho

João Batista e Jesus: Humildade e Serviço


O evangelista João apresenta um aspecto único de Jesus e seus discípulos: o ato de batizar. Nesse contexto, João Batista também está realizando batismos, mas em um local separado de seu primo. O batismo, por sua vez, simboliza uma purificação espiritual e uma conversão para uma vida nova. Essa situação desperta questionamentos entre os discípulos de João e “um judeu”. Por que Jesus não permanece junto àquele que o batizou e testemunhou? Por que tantas pessoas o procuram?
João Batista, entretanto, continua fiel à sua missão de precursor do Messias. Ele não compete com Jesus; pelo contrário, sente uma alegria plena ao testemunhar a realização daquilo que tanto anunciou e esperou. Utilizando uma linguagem nupcial, compreendemos que a noiva, ou seja, o povo de Deus, deve dirigir-se ao noivo, Jesus, o verdadeiro protagonista da alegria messiânica. Nesse cenário, João é apresentado como “o amigo do noivo”, aquele que auxilia como um coadjuvante na história da salvação.
Assim, João Batista reconhece seu papel e, gradualmente, “diminui” para que o principal ator, Jesus, possa “crescer” e assumir o centro da cena. Esse testemunho nos convida a refletir: estamos permitindo que Jesus cresça em nossas vidas e em nosso apostolado, enquanto desempenhamos com humildade o papel de seus colaboradores?
https://catequisar.com.br/liturgia/joao-batista-e-jesus-humildade-e-servico/

Reflexão

O Filho de Deus veio ao mundo para que conhecêssemos a verdade, que é o próprio Deus. Quando escutamos e nos deixamos guiar por Jesus e seu Evangelho, somos tomados por uma enorme alegria, semelhante à sentida por João Batista. Alegria que não é momentânea, mas permanece para a vida eterna. Alegria que enche nossa vida de sentido e entusiasmo. Alegria que nos motiva para a missão de continuar no mundo a mesma missão iniciada por Jesus. Essa alegria não divide, como insinuaram alguns dos discípulos de João, mas une todos os que seguem a verdade e são purificados por ela.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/11-sabado-9/

Reflexão

«É necessário que ele cresça, e eu diminua»

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje ficamos surpresos vendo Jesus e o Batista batizando “em paralelo”. Dizemos, sim, “em paralelo”, mas,… isso só acontece aparentemente, porque João o Batista remite a Jesus, que é o Messias, o "novo Moises", o Profeta tão esperado, aquele que vem para nos dar a Deus. «Que trouxe [Jesus]? A resposta é muito simples: A Deus. Trouxe a Deus» (Bento XVI).
Em consequência e imediatamente João aclara o sentido do batismo: Realmente, trata-se de uma purificação, mas «diferença-se das acostumadas abluções religiosas» daquele tempo e, —como afirmou o papa Bento— «Deve-ser a consumação concreta de uma mudança que determina de modo novo e para sempre toda a vida». Assim, o batismo cristão comporta uma mudança tão radical como um novo nascimento, até o ponto de nos converter em um novo ser.
Purificação, certamente, mas, para despojar-se do "homem velho", morrer a si mesmo e —pela graça— nascer a uma nova vida: A vida divina, algo que «ninguém pode receber (…) se não lhe for dada do céu» (Jo 3,28). O Concílio II de Orange ensinou que «amar a Deus é exclusivamente um dom de Deus. Ele mesmo que, sem ser amado, ama, concedeu-nos que lhe amássemos. Fomos amados quando ainda lhe éramos desagradáveis, para que nos concedera algo com que agradar-lhe».
Hei aqui, então, nossa tarefa pela santidade: Aprofundar na humildade para abrir espaço à ação de Deus e deixá-lo fazer. O importante não é tanto o que eu faça, mas que Ele atue em mim: «É necessário que ele cresça, e eu diminua» (Jo 3,30). E nossa alegria será tanto mais completa quanto mais desapareça o próprio eu e, mais presente se faça o Esposo em nosso coração e nas nossas obras.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «É necessário que Cristo cresça em ti para que progridas no seu conhecimento e amor: porque quanto mais O conheces e O amas, tanto mais Cristo cresce em ti» (Santo Tomás de Aquino)

- «Finalmente tinha chegado um profeta cuja vida também o acreditava como tal e anunciava-se, de novo, a ação de Deus na história: João batizava com agua mas, o Maior —Aquele que batizará no Espirito Santo— está quase a chegar» (Bento XVI)

- «Cristo, Filho de Deus feito homem, é a Palavra única, perfeita e insuperável do Pai. N'Ele, o Pai disse tudo. Não haverá outra palavra além dessa» (Catecismo da Igreja Católica, nº 65)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-01-11

Reflexão

O batismo de João, início do Batismo cristão

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje podemos imaginar a extraordinária impressão que teve que causar a figura e a mensagem do Batista na efervescente atmosfera daquele momento. A aparição do Batista levava consigo algo totalmente novo. Por fim chegava um profeta cuja vida também lhe credenciava como tal, e se anunciava de novo a ação de Deus na historia: João batiza com água, mas o maior —Aquele que batizou com o Espírito Santo e como o fogo— está ao chegar.
O batismo que João convida se distingue das acostumadas abluções religiosas. Não é repetível e se deve levar a uma mudança a uma nova forma de pensar e atuar; está vinculado sobre todo anuncio do juízo de Deus e de alguém maior que há de vir. Poderíamos dizer que se trata de um renascer.
—Tudo isto se desenvolverá expressamente só na teologia batismal cristã, mas está já iniciado na imersão no Jordão e no sair despois das águas.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-01-11

Comentário sobre o Evangelho

Jesus batiza na região da Judeia


Hoje nos encontramos com uma cena muito simpática. Jesus vai exercer o papel de mestre e começa a batizar as pessoas, justamente o que já estava fazendo João Batista, que por isso se apoda “O Batista”. Alguns temem que Jesus esteja lhe fazendo a concorrência a João…
—Mas João tem claro e o resolve rápido: «Minha alegria está agora completa. Ele deve ir aumentando em importância, e eu, diminuindo».
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-01-11

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

João era profeta como Deus queria. Com palavras e atos tinha anunciado o tempo de salvação, tinha apontado o Salvador enviado. Tinha encontrado oposição, mas também a veneração de muitos. Agora percebia que era tempo de afastar-se e deixar que outro continuasse a missão. Não é fácil deixar a cena, não é fácil ser profeta como Deus quer. O perigo é se iludir demais com a fama e querer apenas status, reverências, reconhecimentos, e não a gratuidade do amor. A atitude de João Batista deve ser a nossa atitude hoje: dispor-se na alegria de sua presença salvífica. João fez o que a missão exigia, e não sua pessoa: “Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele... É necessário que Ele cresça e eu diminua”. Só com humildade somos capazes de revelar a presença de Deus e cumprir bem nossa missão.
Oração
DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, pelo vosso Filho Unigênito nos fizestes nova criatura para vós. Dai-nos, pela vossa graça, participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=11%2F01%2F2025&leitura=meditacao

:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:

ORAÇÃO PARA O ANO NOVO

SENHOR!!! Ilumine meus olhos para
que eu veja os defeitos da minha alma,
e venda-os para que eu não comente
os defeitos alheios...
SENHOR!!! Leva de mim a tristeza e não
a entregueis a mais ninguém...
Encha meu coração com a Divina Fé,
para sempre louvar o Vosso nome...
Arranca de mim, o orgulho e a presunção...
SENHOR!!! Fazei de mim um ser humano
realmente justo...
Planta em meu coração a sementeira
do amor e ajuda-me a fazer feliz o
maior número de pessoas
Transforma meus rivais em companheiros,
meus companheiros em amigos e meus
amigos em entes queridos...
Não permita que eu seja um cordeiro
perante os fortes nem um leão
perante os fracos...

FAZEI DE MIM SENHOR...
UM SER HUMANO REALMENTE JUSTO....
e FELIZ NESSE ANO QUE SE INICIA...
Amém!!!

Um Feliz Ano Novo para todos!!!

:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:


QUE O MENINO JESUS NASÇA,


TODOS OS DIAS EM SEU CORAÇÃO.


Ano Novo é tempo de rever prioridades, abraçar
sonhos e preservar as coisas boas.


Feliz 2025!


"Que a mesma estrela, que iluminou os Três Reis Magos até Jesus, possa também, iluminar o seu caminho, com muito Amor, Saúde, Felicidade e Paz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário