segunda-feira, 28 de outubro de 2024

LITURGIA DIÁRIA - 28/10/2024


Tema do dia

SÃO JUDAS TADEU E SÃO SIMÃO: EXEMPLOS AMOR E FIDELIDADE A CRISTO

Pela tradição, Simão e Judas Tadeu foram martirizados como mensageiros do Reino de Deus. Judas é o autor de uma pequena Epístola do novo Testamento. Além disso, sabemos muito pouco. Mas a escassez de notícias não nos impede de venerá-los como companheiros fiéis, escolhidos e eleitos de Jesus.
Fonte: Arquidiocese BH em 28/10/2020

PALAVRAS DO SANTO PADRE

“Jesus retirou-se para o monte para rezar e passou toda a noite rezando a Deus”. E depois vem o resto: o povo, a escolha dos discípulos, as curas, afasta os demónios... A pedra angular é Jesus, sim: mas Jesus que reza. Jesus reza: rezou e continua a rezar pela Igreja. A pedra angular da Igreja é o Senhor diante do Pai que intercede por nós, que reza por nós: nós rezamos a ele, mas o fundamento é Ele que reza por nós. [...] No monte das Oliveiras Jesus reza; na cruz, reza até ao fim: a sua vida terminou em oração. Esta é a nossa certeza, é o nosso fundamento, esta é a nossa pedra angular: Jesus que reza por nós, Jesus que reza por mim. ada um de nós pode dizer: “Tenho a certeza de que Jesus reza por mim, está diante do Pai e nomeia-me”. Esta é a pedra angular da Igreja: Jesus em oração. [...] Pensemos naquela passagem antes da Paixão, quando Jesus se dirige a Pedro com aquela advertência: “Pedro, Pedro, Satanás obteve a autorização para vos joeirar como o trigo, mas eu rezei por ti, para que a tua fé nunca esmoreça. E as palavras que Jesus diz a Pedro as diz a ti, a mim, a todos nós: “Eu rezei por ti, eu rezo por ti, e agora estou a rezar por ti”. E quando vem ao altar, Ele vem para interceder, para rezar por nós, como na Cruz. Isto dá-nos uma grande segurança: eu pertenço a esta comunidade, que está firme por ter Jesus como pedra angular, Jesus que reza por todos nós. Hoje nos fará bem refletir sobre a Igreja; refletir sobre este mistério da Igreja: somos todos como uma construção, mas o fundamento é Jesus, é Jesus que reza por nós, é Jesus que reza por mim. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 28 de outubro de 2016)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Segunda-feira, 30ª Semana do Tempo Comum
Santos Simão e Judas, Apóstolos, Festa, Ano B
Cor: Vermelha


Primeira Leitura (Ef 2,19-22)
Santos Simão e Judas, Apóstolos, Festa | Segunda-feira - 28/10/2024

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)
Santos Simão e Judas, Apóstolos, Festa | Segunda-feira - 28/10/2024

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Lc 6,12-19)
Santos Simão e Judas, Apóstolos, Festa | Segunda-feira - 28/10/2024


A pregação de Jesus

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva, ó Senhor, o coro dos Apóstolos!

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário