terça-feira, 20 de agosto de 2024

LITURGIA DIÁRIA - 20/08/2024


Tema do dia

Pai misericordioso, dá-nos uma alma generosA

profecia de Ezequiel ouvida hoje diz respeito ao príncipe de Tiro que reinava no seu tempo. Mas pode ser interpretada como o retrato de qualquer homem orgulhoso e prepotente de todas as épocas e lugares. O seu destino sempre será ser vencido pela própria vaidade e terminar os dias em completa ruína.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/08/2020

PALAVRAS DO SANTO PADRE

A resposta de Jesus é clara: “Em verdade vos digo: Ninguém há que tenha deixado tudo sem receber tudo”. “Eis, deixamos tudo”. “Recebereis tudo”. Com aquela medida transbordante com a qual Deus concede os seus dons: “Recebereis tudo. Ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho que não receba, já neste século, cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, e no século vindouro a vida eterna”. Tudo. O Senhor não sabe conceder menos que tudo. Quando ele concede algo, doa-se a si mesmo, que é tudo. Eis então o dom de Deus: a plenitude aniquilada. Eis então também o estilo do cristão: procurar a plenitude, receber a plenitude aniquilada e seguir por aquele caminho. Certamente, um compromisso que não é fácil. Qual é o sinal que indica que progrido neste dar tudo e receber tudo? O que faz compreender que estamos no caminho certo? A resposta que estamos no caminho certo do tudo e do nada, da plenitude aniquilada, é a alegria. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 28 de fevereiro de 2017)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Terça-feira, 20ª Semana do Tempo Comum
São Bernardo, abade e doutor da Igreja, Memória
Cor: Branco


Primeira Leitura (Ez 28,1-10)
São Bernardo, abade e doutor da Igreja | Memória | Terça-feira - 20/08/2024

Leitura da Profecia de Ezequiel.

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro: Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste: ‘Eu sou um deus e ocupo o trono divino no coração dos mares’. Tu, porém, és um homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à de um deus.
3Sim, tu és mais sábio do que Daniel! Segredo algum te é obscuro. 4Com talento e habilidade adquiriste uma fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5Com grande tino comercial aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por teres igualado tua mente à de um deus, 7vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor.
8Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração dos mares. 9Porventura, ousarás dizer: ‘Sou um deus!’ na presença de teus algozes, tu que és um homem e não deus, nas mãos dos que te apunhalam? 10Morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão de estrangeiros, pois fui eu que falei — oráculo do Senhor Deus”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Dt 32,26-27ab.27cd-28.30.35cd-36ab (R. 39c)
São Bernardo, abade e doutor da Igreja | Memória | Terça-feira - 20/08/2024

 Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!
 Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

— Pensei:/ “Vou espalhá-los pela terra,/ farei cessar sua memória inteiramente”./ Mas receava a reação dos inimigos,/ a má interpretação dos adversários.
— Eles diriam:/ Nossa mão prevaleceu,/ não foi o Senhor Deus que isto fez./ Porque meu povo é gente sem juízo,/ é gente que não tem discernimento.
— Como pode um homem só perseguir mil,/ como dois podem fazer fugir dez mil?/ Não é porque sua Rocha os vendeu,/ não é porque o Senhor os entregou?
— Já vem o dia em que serão arruinados/ e o seu destino se apressa em chegar./ Porque o Senhor fará justiça ao seu povo/ e salvará todos aqueles que o servem.

Evangelho (Mt 19,23-30)
São Bernardo, abade e doutor da Igreja | Memória | Terça-feira - 20/08/2024


Muitos primeiros serão últimos, e últimos, primeiros.

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos, mediante sua pobreza.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.
27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário