Tema do dia
SÃO JOAQUIM E SANT’ANA: A DESCENDÊNCIA DELES PERMANECERÁ PARA SEMPRE
Os pais de Maria – Joaquim e Ana – personificam as figuras descritas na leitura do dia, que está no Livro Eclesiástico. Conforme a profecia, seus corpos foram sepultados em paz; o nome deles vive através das gerações, e a Igreja lembra deles com carinho e os celebra com louvor.
Fonte: Arquidiocese BH em 26/07/2021
PALAVRAS DO SANTO PADRE
Jesus convida-nos hoje a olhar para dentro de nós: a agradecer pelo nosso terreno bom e a trabalhar nos terrenos que ainda o não são. Perguntemo-nos se o nosso coração está aberto para acolher com fé a semente da Palavra de Deus. Questionemo-nos se os nossos pedregulhos da preguiça ainda são muitos e grandes; encontremos e chamemos pelo nome as sarças dos vícios. Encontremos a coragem para limpar o terreno, uma boa limpeza do nosso coração, levando ao Senhor na Confissão e na oração as nossas pedrinhas e as nossas sarças. Fazendo assim, Jesus, o bom samaritano, será feliz de realizar mais um trabalho: purificar o nosso coração, tirando as pedras e os espinhos que sufocam a Palavra. (Angelus de 16 de julho de 2017)
Oração para antes de ler a Bíblia
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Sexta-feira, 16ª Semana do Tempo Comum
Santos Joaquim e Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria, Memória
Cor: Branca
Primeira Leitura (Eclo 44,1.10-15)
Santos Joaquim e Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria, Memória | Sexta-feira - 26/07/2024
Leitura do Livro do Eclesiástico.
Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. A descendência deles mantém-se fiel às alianças, e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 131(132),11.13-14.17-18 (R. Lc 1,32a)
Santos Joaquim e Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria, Memória | Sexta-feira - 26/07/2024
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”
— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”
— “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”
Evangelho (Mt 13,16-17)
Santos Joaquim e Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria, Memória | Sexta-feira - 26/07/2024
Bem-aventurados, porém, vossos olhos, porque veem, e vossos ouvidos, porque ouvem
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração para depois de ler a Bíblia
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário