sexta-feira, 2 de maio de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 01/05/2025

ANO C


Jo 3,31-36

Comentário do Evangelho

A Vida Eterna Através de Cristo


No Evangelho de João 3,31-36, vemos um momento de profundo testemunho e reflexão sobre quem Jesus é e o que Ele representa para nossa vida. João Batista, com muita clareza, nos diz que Jesus vem de cima, do céu, e é Ele quem fala das coisas divinas, enquanto nós, seres humanos, estamos muitas vezes focados nas realidades terrenas. Ele, com humildade, reconhece que sua missão é preparar o caminho para Jesus, e expressa sua alegria ao ver o cumprimento da missão do “noivo”, ou seja, de Jesus. A verdadeira alegria de João é perceber que o Messias chegou e está realizando sua obra de salvação.
Em seguida, o evangelho nos revela uma verdade profunda: “O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas em suas mãos” (Jo 3,35). Essa frase é um lembrete de que Jesus tem uma autoridade divina dada diretamente por Deus Pai. Ele é o escolhido para trazer a salvação ao mundo, e essa missão foi confiada a Ele por completo. O amor do Pai por Jesus é imenso e perfeito, e isso é a garantia de que a salvação que Jesus oferece é real e verdadeira.
O versículo 36 é um chamado para refletirmos sobre a nossa própria fé. Ele nos diz que “quem acredita no Filho tem a vida eterna; quem rejeita o Filho não verá a vida”. Aqui, somos confrontados com uma escolha: acolher Jesus em nossa vida ou ignorá-lo. A fé em Jesus não é algo distante ou teórico; ela se traduz em ações concretas, em um compromisso diário com o Evangelho. Se aceitamos Jesus como o Salvador, nos abrimos para a vida plena que Ele nos oferece, uma vida que vai além das dificuldades do dia a dia e nos conduz à eternidade com Deus.
Esse evangelho nos chama a refletir sobre como estamos vivendo a nossa fé. Será que realmente estamos colocando Jesus no centro de nossas vidas? Será que estamos aceitando sua mensagem de amor, perdão e salvação? Este é o convite de João Batista: reconhecer em Jesus o Filho de Deus, que tem o poder de transformar nossas vidas e nos dar a verdadeira vida, aquela que nunca acaba.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-vida-eterna-atraves-de-cristo/

Reflexão

Os apóstolos, testemunhas do Ressuscitado, voltaram destemidos ao templo, anunciando: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens”. / Jesus se apresenta como aquele que Deus enviou. Ele nos revela o Pai, o qual nos dá o Espírito sem medida. Cabe a cada pessoa decidir-se, ou não, pela fé.
(Liturgia Diária)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/1-quinta-feira-6/

Reflexão

«Aquele que crê no Filho tem a vida eterna»

Rev. D. Melcior QUEROL i Solà
(Ribes de Freser, Girona, Espanha)

Hoje, o Evangelho nos convida a deixar de ser “terrenais”, a deixar de ser homens que só falam de coisas mundanas, para falar e mover-nos como «Aquele que vem do alto» (Jo 3,31), que é Jesus. Neste texto vemos —mais uma vez— que na radicalidade evangélica não há meio termo. É necessário que em todo momento e circunstância nos esforcemos por ter o pensamento de Deus, ambicionemos ter os mesmos sentimentos de Cristo e aspiremos a olhar os homens e às circunstancias da mesma forma que vemos o Verbo feito homem. Se atuarmos como «aquele que vem do alto» descobriremos uma quantidade de coisas positivas que acontecem continuamente ao nosso entorno, porque o amor de Deus é ação contínua em favor do homem. Se viermos do alto amaremos a todo o mundo sem exceção, sendo nossa vida um convite para fazer o mesmo.
«Aquele que vem do alto está acima de todos» (Jo 3,31), por isso pode servir a cada homem e a cada mulher justamente naquilo que necessita; além disso, «Ele dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho» (Jo 3,32). E seu serviço tem a marca da gratuidade. Esta atitude de servir sem esperar nada a troco, sem necessitar a resposta do outro, cria um ambiente profundamente humano e de respeito ao livre alvedrio da pessoa; esta atitude se contagia e os outros se sentem livremente movidos a responder e atuar da mesma maneira.
Serviço e testemunho sempre vão juntos, um e outro se identificam. Nosso mundo tem necessidade daquilo que é autêntico: e o que é mais autêntico que as palavras de Deus? que mais autêntico do que quem dá o Espírito sem medida? «Ele dá o espírito sem medida» (Jo 3,34)
«Acreditar no Filho» quer dizer ter vida eterna, significa que o dia do Juízo não pesa em cima do crente porque já foi julgado e com um juízo favorável; no entanto, «Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele» (Jo 3,36)..., enquanto não acredite.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

«E agora pergunto, o que há de mais admirável para lá da beleza de Deus? Será possível pensar em algo mais doce ou agradável que a magnificência divina? O esplendor da beleza divina é algo absolutamente inefável e inenarrável» (São Basílio Magno)

- «A obediência, muitas das vezes, conduz-nos por um caminho que não é o que penso que deveria ser: existe outro, a obediência de Jesus que diz ao Pai, no Horto das Oliveiras “que se cumpra a Tua vontade”» (Francisco)

- «Para obter a salvação é necessário acreditar em Jesus Cristo e n'Aquele que O enviou para nos salvar. «Porque "sem a fé não é possível agradar a Deus" (Heb 11, 6) e chegar a partilhar a condição de filhos seus (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 161)
Fonte: Evangeli - Evangelho - Feria em 20/04/2023 11/04/2024

Reflexão

Vida sobrenatural

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje Jesus fala de sua procedência e, também desvela-nos nosso destino. Ele vem de “cima”, do céu eterno, onde sempre existiu unido ao Pai e ao Espírito Santo. Ai está também nossa vida mais autêntica. O Filho de Deus veio para nos descobrir esta maravilha, mas custa-nos despegarmos da terra e acordar nossa aspiração à eternidade.
Desde suas origens, o homem considerou com respeito sua morte e a vida além da “terra”. Mas, realmente, nós pouco sabíamos dessa “vida de cima” e de seu conteúdo. Com a encarnação do Filho de Deus se nos desvelou a verdadeira vida, a mais real: A vida de amizade com Deus, que é “sobrenatural” e, por isso, sem fim. Só se acaba o da terra.
—Quero viver, meu Deus, uma vida de amizade contigo. Concede-me entender as coisas como Tu as entendes e amar como Tu amas. Jesus, confio na tua Palavra.
Fonte: Evangeli - Evangelho Master - Feria em 11/04/2024

Comentário sobre o Evangelho

Jesus fala com Nicodemos sobre a esperança da vida eterna


Hoje, Jesus - Deus Filho – diz-nos novamente que Ele vem do céu. Uma vez que viveu no céu, o Filho pode falar-nos da Casa eterna, e também da sua Família: o Pai e o Espírito Santo.
- Nós ainda não estivemos no céu: por isso devemos confiar nas palavras do Senhor. Seguindo-o a Ele começamos já a saborear o céu, onde nos espera o Pai.
Fonte: Family Evangeli - Feria em 11/04/2024

Meditação

Se aceitamos a Palavra de Jesus, se acreditamos que só Ele nos pode salvar, se nos entregamos totalmente a Ele, temos a vida nova de participação no jeito de ser do próprio Deus. Essa é a vida que dura para sempre, que nada nem ninguém nos pode tirar. Já agora podemos ser felizes e alegres, apesar de tudo, e não somos capazes nem de imaginar a felicidade que nos espera depois. Queremos a felicidade aqui e agora, mas ela o será verdadeiramente na eternidade.
Oração
Concedei, ó Deus, que vejamos frutificar em toda a nossa vida as graças do mistério pascal, que instituístes na vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: a12 - Reze no Santuário - Deus Conosco em 20/04/2023

Meditação

Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna...”. O Pai entregou o Filho para nos salvar do mal que nos domina. Para ter a vida que nos é oferecida, é preciso crer no Filho, aceitá-lo como o único que nos pode salvar. É preciso aceitar que Ele nos una a si, para podermos participar de sua vida divina, precisa deixar que Ele nos oriente e seja tudo para nós. Sem Jesus Cristo, o Filho de Deus, não existe nenhuma esperança para nós.
Fonte: a12 - Reze no Santuário - Deus Conosco em 11/04/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário