terça-feira, 25 de março de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 25/03/2025

ANO C


Lc 1,26-38

Comentário do Evangelho

O Mistério da Encarnação


Com a proximidade do Natal, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Anunciação, um momento que marca o início do plano de salvação através do “sim” de Maria e José. Enquanto Mateus destaca a aceitação de José, Lucas narra o chamado de Maria.
O Evangelho de Lucas descreve a visita do anjo Gabriel a Maria, uma jovem de Nazaré, para anunciar que ela conceberia o Messias. A saudação do anjo causa surpresa e inquietação em Maria, mas ele a tranquiliza, explicando como essa missão se concretizaria. A virgindade de Maria e seu compromisso de casamento tornam o plano aparentemente impossível.
O anjo assegura a Maria que o Espírito Santo a envolverá e que o poder de Deus agirá sobre ela. A gravidez de Isabel, parente de Maria, em idade avançada, é apresentada como um exemplo do poder divino, capaz de superar qualquer obstáculo.
Mesmo com suas dúvidas, Maria responde ao chamado com fé, declarando-se “serva do Senhor” e entregando-se à vontade de Deus. O exemplo de Maria inspira os fiéis a responderem ao chamado de Deus e a colaborarem com o plano divino de salvação.
https://catequisar.com.br/liturgia/o-misterio-da-encarnacao/

Reflexão

O Evangelho apresenta a aparição do anjo a Maria, convidando-a a ser a Mãe do Salvador da humanidade. O anjo a saúda com “ave, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Maria pensa o que significaria tudo isso. O anjo a tranquiliza, pois ela encontrou graça diante de Deus e será mãe. Ela questiona, pois ainda não está convivendo com nenhum homem. O anjo lhe diz para deixar por conta do Espírito Santo: “Para Deus, nada é impossível”. O Filho a nascer será chamado Jesus, o Messias, o próprio Filho de Deus, que trará a salvação. É justamente no meio do povo pobre que Deus suscita o anúncio de uma nova era de justiça e paz. Deus ouviu o clamor dos pobres e fez brotar do seu meio a salvação esperada: Jesus, que significa “Deus salva”. No final, Maria se coloca a serviço dos planos de Deus: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim como você me disse”. Deus espera de cada um abertura para acolher sua vontade. Ele se utiliza das pessoas para realizar seus planos.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/25-terca-feira-11/

Reflexão

«Alegra-te, cheia de graça!»

Dr. Johannes VILAR
(Köln, Alemanha)

Hoje, no «Alegra-te, cheia de graça!» (Lc 1,28) escutamos pela primeira vez o nome da Mãe de Deus: Maria (segunda frase do arcanjo Gabriel). Ela tem a plenitude da graça e dos dons. Chama-se assim: «kecharitoméne» , «cheia de graça» (saudação do Anjo).
Possivelmente com 15 anos e só, Maria tem que dar uma resposta que mudará a história inteira da humanidade. São Bernardo suplicava: «Oferece-se te o preço de nossa Redenção. Seremos libertos imediatamente, se dizei que sim. O orbe todo está a seus pés esperando sua resposta. Ó minha senhora, dizei uma palavra e recebei a Palavra proferi uma palavra e recebei a palavra divina, dizei uma palavra transitória e recebei a eterna, Deus espera uma resposta livre e cheia de graça, representando a todos os necessitados da Redenção, responde: «Génoitó moi» Faça-se em mim! A partir de hoje Maria fica livremente unida à Obra do seu Filho, hoje começa sua Mediação. A partir de hoje é Mãe dos que são um só, em Cristo Jesus (Gal 3,28).
Bento XVI disse em uma entrevista; «Ousai decisões definitivas, porque na verdade são as únicas que não destroem a liberdade, mas lhe criam a justa direção, possibilitando seguir em frente e alcançar algo de grande na vida. Sem dúvida, a vida só pode valer se tiverdes a coragem da aventura, a confiança de que o Senhor nunca vos deixará sozinhos. Eu digo-vos: Coragem! Tomar o risco—o salto ao decisivo— e com isso aceitar a vida por inteira, isso desejo transmitir». Maria: Eis aqui um exemplo!
São José também não fica à margem dos planos de Deus: ele deve receber sua esposa e pôr o nome ao filho (cfr. Mt 1,20s): Jesus, «o Senhor salva». E o faz. Outro exemplo!
A Anunciação revela também à Trindade: O Pai envia o Filho, encarnado por obra do Espírito Santo. E a Igreja canta: E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Sua obra redentora —Natal, Sexta Santa, Páscoa— está presente nesta semente. Ele é Emanuel, «Deus convosco» (Is 7,15). Alegra-te humanidade!
As festas São José e a Anunciação preparam-nos admiravelmente para comemorar os Mistérios Pascais.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «A que há de ser mãe de Deus confia em que sua virgindade há de permanecer sem detrimento. Por que ter dúvida desta nova forma de concepção, se promete-se que o Altíssimo porá em jogo seu poder? Sua fé e sua confiança ficam, ademais, confirmadas ao saber que Isabel há obtido também uma inesperada fecundidade: o que es capaz de fazer conceber a uma mulher estéril pode fazer o mesmo com uma mulher virgem» (São Leão Magno)

- «O anjo vai embora, a missão permanece, e junto com ela madura a cercania interior de Deus» (Bento XVI)

- «A Virgem Maria realiza, do modo mais perfeito, a obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e promessa trazidos pelo anjo Gabriel, acreditando que “a Deus nada é impossível” (Lc 1,37) e dando o seu assentimento: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) (...)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 148)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-03-25

Reflexão

«Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus»

Rev. D. Josep VALL i Mundó
(Barcelona, Espanha)

Hoje, celebramos a festa da Anunciação do Senhor. Com o anúncio do anjo Gabriel e a aceitação de Maria da vontade divina expressa de encarnar nas suas entranhas, Deus assume a natureza humana – «assumiu em tudo a nossa condição humana, salvo no pecado» – para nos elevar à condição de filhos de Deus e fazer-nos assim participantes da Sua natureza divina. O mistério da fé é tão grande que Maria, perante este anúncio, fica como que assustada. Gabriel diz-lhe: «Não tenhas medo, Maria!» (Lc 1,30): o Todo-Poderoso olhou-te com predileção, escolheu-te para Mãe do Salvador do mundo. As iniciativas divinas destroem os débeis argumentos humanos.
«Não tenhas medo!», palavras que lemos frequentemente no Evangelho; o próprio Senhor as terá de repetir aos Apóstolos quando estes sintam de perto a força sobrenatural e também o medo ou susto perante as obras prodigiosas de Deus. Podemos perguntar-nos qual a razão deste medo. Será um medo mau, um temor irracional? Não!; é um temor lógico naqueles que se veem pequenos e pobres face a Deus, que sentem distintamente a sua fraqueza, a debilidade perante a grandeza divina e experimentam a sua penúria frente à riqueza do Onipotente. O Papa São Leão pergunta: «Quem não verá em Cristo a sua própria debilidade?». Maria, a humilde jovem da aldeia, acha-se tão pouca coisa…, mas em Cristo sente-se forte e o medo desaparece!
Então compreendemos bem que Cristo «tenha escolhido o que para o mundo é fraqueza, para envergonhar o que é forte (1Cor 1,26). O Senhor olha-a, vendo a pequenez da sua escrava e realizando nela a maior maravilha da história: a Encarnação do Verbo Eterno como Cabeça de uma Humanidade renovada. Que bem se aplicam a Maria aquelas palavras que Bernanos disse à protagonista de “La alegria”: «Reconfortava-a e consolava-a maravilhosamente um sentido raro da sua própria fraqueza, porque era como se fosse o sinal inefável da presença de Deus nela; o próprio Deus resplandecia no seu coração».
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-03-25

Reflexão

A Anunciação: "E o anjo, deixando-a, foi embora”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, na festa da Anunciação, meditamos a última frase da narração de Lucas: "E o anjo, deixando-a, foi embora". O grande momento do encontro com o mensageiro de Deus, no que toda a vida muda, passa, e Maria se fica só com um cometido que, na realidade, supera toda capacidade humana.
Já não há anjos ao seu redor… Ela deve continuar o caminho que atravessará por muita escuridão, começando pelo desconserto de José diante da sua gravidez, passando pelo momento em que os próprios familiares declaram a Jesus "alienado" (cf. Mc 3,21; Jn 10,20), até a noite da cruz. Nestas situações, quantas vezes Maria terá pensado no seu íntimo no momento em que o anjo de Deus lhe falou! Quantas vezes terá escutado e meditado aquela saudação: "Alegre-se, cheia de graça", e sobre a palavra tranquilizadora: "Não temas".
—O anjo vai embora, a missão permanece, e junto com ela amadurece a proximidade interior de Deus, o íntimo ver e tocar sua proximidade.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-03-25

Reflexão

“Jesus por nascer” ilumina a vida no ventre de sua mãe

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, o Sim de Maria abre a porta a um longo caminho: o do Filho de Deus entre nós. Este acontecimento muda radicalmente a existência humana: o Senhor assume nossa vida e a eleva à ordem sobrenatural. “Jesus por nascer” ilumina também a vida da pessoa no ventre de sua mãe: abre-se uma nova perspectiva para considerar a origem e o desenvolvimento de nossa vida.
Ternura, esperança, paciência: sim estas três atitudes não podem ser respeitadas a vida e o crescimento da criança por nascer. A ternura nos compromete, a esperança nos leva para o futuro, a paciência acompanha nossa espera no passar dos dias. Quando estas atitudes não estão presentes, então a criança passa a ser um “objeto”, distante de seu pai e de sua mãe, e muitas vezes “algo” que incomoda, algum intruso na vida dos adultos.
—Desde o seio de sua Mãe, Jesus aceita correr todos os riscos do egoísmo. Pedimos a Maria ternura, esperança e paciência para custodiar toda vida humana.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-03-25

Comentário do Evangelho

O anjo Gabriel aparece a Maria para anunciar que ela será a mãe do Filho de Deus


A partir de hoje ficam faltando exatamente 9 meses para o Natal. Hoje Santa Maria fala com o Arcanjo Gabriel e, ao dar seu “sim” a Deus, Ela fica grávida de Jesus, Filho eterno de Deus. «Eis aqui a escrava do Senhor; Faça-se em mim segundo sua palavra»: resposta breve e eficaz!
—A Virgem sempre responde bem e rápido. Isso não é fácil…, principalmente se não rezamos!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-03-25

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Deus incomoda-se porque Acab o ignora, não lhe pedindo um herdeiro. Mas Deus dá-lhe herdeiro, e mais, nesse filho, retonha sua esperança de que seja encarnação de sua presença redentora no meio e em favor do Povo, o Emanuel, "Deus conosco"! Vem a nós o Emanuel por Maria, que é a plena acolhida àquele Deus e a seus sonhos, e porque a ele "nada é impossível". Jesus é Filho pleno de Maria, mas igualmente de Deus. E Maria e Jesus são a encarnação do sim a Deus: "eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra", e "no livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade": a salvação está em total oferta à humanidade. Pode ser acolhida, ou ainda rejeitada por novos "Acab".
Oração
Ó DEUS, quisestes que vosso Verbo assumisse a natureza humana no seio da Virgem Maria; concedei, nós vos pedimos, que, proclamando o nosso Redentor verdadeiro Deus e verdadeiro homem, mereçamos também participar da sua natureza divina. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=25%2F03%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário