sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 10/01/2025

ANO C




Lc 5,12-16

Comentário do Evangelho

A Cura do Leproso: Ação, Fé e o Poder de Jesus


O anúncio da Boa-Nova traz consigo a autoridade de Jesus, demonstrada em ações poderosas como a expulsão de demônios, curas e milagres. Nesta passagem, um leproso reconhece em Cristo a fonte de salvação. Com coragem e fé, aproxima-se, prostra-se e implora pela sua cura, chamando-o de “Senhor”.
A figura do leproso representa aqueles que são marginalizados e excluídos da convivência social e religiosa, muitas vezes vistos como impuros ou como vítimas de um castigo divino por seus pecados. Contudo, Jesus age de maneira contrária ao preconceito. Ele não hesita em tocá-lo, demonstrando compaixão e oferecendo cura por meio de sua palavra. Esse ato não apenas liberta o homem da doença, mas também restaura sua dignidade, reintegrando-o à comunidade e sinalizando o perdão de seus pecados.
Conforme as orientações da Lei de Moisés (Lv 14), o ex-leproso é enviado ao sacerdote, que reconheceria oficialmente sua purificação. Isso reforça o testemunho da graça e do poder salvífico que ele experimentou em Jesus. Ainda que o Senhor tivesse recomendado silêncio, o impacto das suas palavras e ações atrai naturalmente as multidões.
Por fim, Jesus demonstra ser um Messias sereno e focado em sua missão. Frequentemente, Ele se retira para momentos de oração e refúgio no deserto, reafirmando a importância da conexão com o Pai para a realização de sua obra.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-cura-do-leproso-acao-fe-e-o-poder-de-jesus/

Comentário do Evangelho

"Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar"


O anúncio da Boa-Nova com autoridade é acompanhado pela ação do Messias, que expulsa demônios, cura doenças e realiza diversos milagres. Dessa vez é um leproso que reconhece o poder salvador de Jesus. Ele não hesita em se aproximar, prostrar-se por terra e invocar com fé sua cura, dirigindo-lhe o título de “Senhor”. O leproso é símbolo de todo aquele imundo e excluído da comunidade, por razões sanitárias, e também religiosas, pois é visto como um castigado pelo seu pecado. Jesus não receia em tocá-lo e cura-o pelo poder de sua palavra. Ao ser “purificado”, o leproso não só fica livre da doença como também é reintegrado à comunidade e tem seu pecado perdoado, já que o castigo se foi. Deve-se apresentar ao sacerdote para obter reconhecimento oficial segundo a lei de Moisés (Lv 14), além do testemunho da graça salvífica recebida por Jesus. Mesmo que o leproso obedecesse à ordem de ficar calado, a palavra e os gestos de poder do Senhor são mais fortes e atraem a multidão. Mas ele se revela como um Messias sóbrio que encontra na oração e no deserto seu refúgio.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/10-01-2025

Reflexão

Cristo se manifesta ao homem cheio de lepra, curando-o e purificando-o, ou seja, permitindo sua reintegração na sociedade e, consequentemente, o retorno do seu relacionamento com os irmãos e com o próprio Deus, proibido até então pela legislação judaica por causa da doença. Jesus é o promotor dessa libertação, e ele continua ainda hoje libertando seu povo, através dos sacramentos e do Evangelho. É interessante notar ainda o equilíbrio vivido por Jesus: alguns momentos, ele passa entre a multidão, curando e libertando, mas também reserva alguns momentos para a oração silenciosa e solitária. Isso nos faz refletir sobre nossa vida de fé hoje. Em meio ao ativismo e à agitação da vida cotidiana, conseguimos tempo para nos refugiar na “montanha” ou no “deserto” para encontrar a Deus no silêncio?
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/10-sexta-feira-9/

Reflexão

«Cada vez mais, sua fama se espalhava»

Rev. D. Santi COLLELL i Aguirre
(La Garriga, Barcelona, Espanha)

Hoje temos uma grande responsabilidade em fazer que «sua fama» (Lc 5,15) continue se estendendo, sobre tudo, a todos aqueles que não lhe conhecem ou que, por diversas razões e circunstâncias, se afastaram Dele.
Mas, este contágio não será possível se antes nós não temos sido capazes de reconhecer nossas próprias “lepras” particulares e de nos acercar a Cristo tendo consciência de que somente Ele nos pode liberar de maneira eficaz de todos nossos egoísmos, invejas, orgulhos e rancores...
Que a fama de Cristo se estenda a todos os cantos de nossa sociedade depende, em grande medida, dos ”encontros particulares” que tivemos com Ele. Quanto mais e mais intensamente nos impregnemos de seu Evangelho, de seu amor, de sua capacidade de escutar, de acolher, de perdoar, de aceitar o outro (por diferente que seja), mais capazes seremos nós de dá-lo a conhecer a nosso entorno.
O leproso do Evangelho que hoje se lê na Eucaristia é alguém que tem feito um duplo exercício de humildade. O de reconhecer qual é seu mal e, o de aceitar a Jesus como seu Salvador. Cristo é quem nos dá a oportunidade de fazer uma mudança radical e profunda na nossa vida. Diante de tudo aquilo que é impedimento para o amor e que tem se enquistado nos nossos corações e em nossas vidas, Cristo, com seu testemunho de vida e de Vida Nova, propõem-nos uma alternativa totalmente real e possível. A alternativa do amor, da ternura da misericórdia. Jesus, diante de quem é diferente a Ele (o leproso) não escapa, não o ignora, não o “despacha” à administração, nem às instituições ou às “ong’s”. Cristo aceita o reto do encontro e, ao “enfermo” lhe oferece aquilo que necessita, a cura/purificação.
Nós temos que ser capazes de oferecer aos que se aproximam a nossas vidas aquilo que recebemos do Senhor. Mas, antes será necessário encontrar-nos com Ele e renovar nosso compromisso de viver seu Evangelho nos pequenos detalhes de cada dia.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Aquele homem se ajoelha prostrando-se no chão —o que é um sinal de humildade e de vergonha— para que cada um se envergonhe das nódoas da sua vida. A sua confissão está cheia de piedade e de fé: isto é, reconheceu que curar-se estava nas mãos do Senhor» (Santo Beda o Venerável)

- «Através da sua Mãe é sempre Jesus quem sai ao nosso encontro para liberar-nos de toda doença do corpo e da alma. Deixemo-nos tocar e purificar por Ele!» (Bento XVI)

- «Jesus acompanha as suas palavras com numerosos ‘milagres, prodígios e sinais, (At 2,22), os quais manifestam que o Reino está presente n'Ele. Comprovam que Ele é o Messias anunciado (289)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 547)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-01-10

Reflexão

Jesus fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje Jesus não evita o contacto com aquele homem, mas, ao contrário, impelido pela participação íntima na sua condição, estendeu a mão e tocou-o e disse-lhe: "Sim, quero. Sê purificado!".
Naquele gesto e nessas palavras de Cristo está toda a história da salvação, está encarnada a vontade de Deus de nos curar, de nos purificar do mal que nos desfigura e arruína os nossos relacionamentos. Naquele contacto entre a mão de Jesus e o leproso é abatida toda a barreira entre Deus e a impureza humana, entre o Sacro e o seu oposto, certamente não para negar o mal e a sua força negativa, mas para demonstrar que o amor de Deus é mais forte do que todo o mal, até do mais contagioso e horrível. Jesus assumiu sobre Si as nossas enfermidades, fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados.
—Através da sua Mãe, é sempre Jesus que vem ao nosso encontro, para nos libertar de toda à enfermidade do corpo e da alma. Deixemo-nos tocar e purificar por Ele!
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-01-10

Comentário sobre o Evangelho

Jesus cura um leproso: «Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me».


Hoje comprovamos como ao Senhor gosta de nossa confiança Nele. É lógico, é o normal: Jesus é Deus e nós somos pobres criaturas, manchados de lepra. Confiar em Deus é o mais normal! De fato, Jesus não tardou nem dois segundos em assistir a aquele leproso: «Quero, ficar limpo».
—Devemos mostrar nossa confiança em Deus, sobretudo, sendo audazes (atrevidos e decididos) em nossa oração.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-01-10

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

“Eu quero, fica purificado.” Para os leprosos não havia esperança, pois viviam excluídos e na amargura. Não sabemos como esse leproso conseguiu chegar tão perto de Jesus. O certo é que ele chegou e pôde demonstrar sua fé no poder de Jesus: “Se queres, podes limpar-me”. E Jesus consentiu ao seu pedido dizendo querer sua recuperação: “Quero. Fica purificado!” Bastou que Jesus quisesse. Basta que Ele queira! Assim acontece a graça de Deus em nossas vidas. Da parte de Deus sempre haverá a disposição de nos atender em nossas necessidades. No entanto, precisamos nos dispor a fazer nossa parte. O desafio é querer o querer de Deus para nossa vida. Temos a certeza de que Ele quer o melhor para nós, mas nem sempre o que queremos é o melhor. É preciso confiar naquele que sempre cuidou de nós.
Oração
Ó DEUS TODO-PODEROSO, por meio da estrela revelastes aos Magos o nascimento do Salvador do mundo; manifestai também a nós o mistério de Cristo, para que cresçamos sempre mais na adesão a ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=10%2F01%2F2025&leitura=meditacao

:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:

ORAÇÃO PARA O ANO NOVO

SENHOR!!! Ilumine meus olhos para
que eu veja os defeitos da minha alma,
e venda-os para que eu não comente
os defeitos alheios...
SENHOR!!! Leva de mim a tristeza e não
a entregueis a mais ninguém...
Encha meu coração com a Divina Fé,
para sempre louvar o Vosso nome...
Arranca de mim, o orgulho e a presunção...
SENHOR!!! Fazei de mim um ser humano
realmente justo...
Planta em meu coração a sementeira
do amor e ajuda-me a fazer feliz o
maior número de pessoas
Transforma meus rivais em companheiros,
meus companheiros em amigos e meus
amigos em entes queridos...
Não permita que eu seja um cordeiro
perante os fortes nem um leão
perante os fracos...

FAZEI DE MIM SENHOR...
UM SER HUMANO REALMENTE JUSTO....
e FELIZ NESSE ANO QUE SE INICIA...
Amém!!!

Um Feliz Ano Novo para todos!!!

:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:-:¦:


QUE O MENINO JESUS NASÇA,


TODOS OS DIAS EM SEU CORAÇÃO.


Ano Novo é tempo de rever prioridades, abraçar
sonhos e preservar as coisas boas.


Feliz 2025!


"Que a mesma estrela, que iluminou os Três Reis Magos até Jesus, possa também, iluminar o seu caminho, com muito Amor, Saúde, Felicidade e Paz."

Nenhum comentário:

Postar um comentário