quarta-feira, 24 de julho de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 24/07/2024

ANO B


Mt 13,1-9

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O semeador saiu para semear


Lemos e ouvimos o Sermão da Montanha, o Sermão Missionário, e agora vamos ouvir de Jesus sentado à beira-mar o terceiro sermão, o das Parábolas. Parábola é uma pequena história dirigida a adversários e discípulos, mas que tem como principal destinatário o pobre e o pecador. São sete parábolas, todas elas sobre o significado do Reino dos Céus. Jesus não diz o que é o Reino dos Céus. Ele compara o Reino com alguma realidade conhecida.
A parábola é um jeito simples de falar para que as pessoas simples possam compreender. Tem por vezes um conteúdo polêmico para fazer os adversários pensarem. É explicada à parte aos discípulos para que eles compreendam e passem a agir segundo o que compreenderam. Jesus conta que um semeador saiu lançando semente na terra. Os terrenos que acolhem a semente são diferentes. É beira de caminho, é pedregoso, é cheio de espinhos, é terra boa. O semeador é exemplo de firmeza permanente. Persevera em seu trabalho até encontrar terra boa que dê bom fruto.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/o-semeador-saiu-para-semear-2/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/quem-tiver-ouvidos-ouca-24072024

Reflexão

Em sua pregação, Jesus utiliza um recurso capaz de prender a atenção dos ouvintes: contar parábolas. Com objetivo bem preciso, ele constrói a narrativa do semeador e os vários tipos de terreno. Conhecedor de seus ouvintes, Jesus sabia que muitos, talvez assustados com suas exigências, o abandonavam nos primeiros encontros. Outros ficavam eufóricos; até pareciam estar dispostos a dar a vida por Jesus. Fogo de palha! Logo se encolhiam e se afastavam discretamente. A parábola do semeador nos interpela a tomar consciência sobre a qualidade de nossa adesão a Jesus. Quais são as nossas convicções no seguimento a Jesus? Que frutos (boas obras) estamos produzindo para beneficiar o mundo sedento dos valores do Reino: justiça, amor e paz?
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/24-quarta-feira-9/

Reflexão

«O semeador saiu para semear»

P. Julio César RAMOS González SDB
(Mendoza, Argentina)

Hoje, Jesus – pela mão de Mateus – introduz-nos nos mistérios do Reino através desta forma tão característica de nos apresentar a sua dinâmica, por meio de Parábolas.
A semente é a palavra proclamada, e o semeador é Ele mesmo. Ele não procura semear no melhor dos terrenos para garantir a melhor das colheitas. Ele veio para que todos «tenham vida, e a tenham em abundância» (Jo 10,10). Por isso, é que não se poupa a espalhar mãos-cheias generosas de sementes, seja «à beira do caminho (Mt 13,4), seja no «terreno cheio de pedras» (v. 5), ou «no meio dos espinhos» (v. 7), e finalmente «em terra boa» (v.8).
Assim, as sementes espalhadas por mãos generosas produzem a percentagem de rendimento que as possibilidades “toponímicas” lhes permitem. O Concílio Vaticano II diz: «A palavra do Senhor é comparada à semente lançada ao campo: os que a ouvem com fé e pertencem ao pequeno rebanho de Cristo, acolheram o reino de Deus; e então a semente germina por virtude própria e cresce até ao tempo da ceifa» (Lumen gentium, n. 5).
«Os que a ouvem com fé», diz-nos o Concílio. Estamos habituados a ouvi-la, talvez a lê-la e talvez a meditá-la. Conforme a profundidade de escuta na fé, assim será a possibilidade de produzir frutos. Embora estes venham, de certa forma, garantidos pela potência vital da Palavra-semente, não é menor a responsabilidade que nos cabe na escuta atenta dessa Palavra. Por isso, «Quem tem ouvidos, ouça» (Mt 13,9).
Pede hoje ao Senhor o desejo do profeta: «Bastava descobrir as tuas palavras e eu já as devorava, as tuas palavras para mim são prazer e alegria do coração, pois a ti sou consagrado, Senhor, Deus dos exércitos» (Jr 15,16).

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «O semeador divino joga também agora a sua semente: convida-nos a difundir a mensagem divina, com a doutrina e com o exemplo» (São Josemaria)

- «O Senhor joga com abundância e gratuitamente a semente da Palavra de Deus. O semeador não desanima porque sabe que parte desta semente está destinada a cair em ‘terra boa’, isto é, em corações ardentes capazes de acolher a Palavra com disponibilidade, para o bem de muitos» (Bento XVI)

- «As parábolas são, para o homem, uma espécie de espelho: como é que ele recebe a Palavra? Como chão duro, ou como terra boa? Que faz ele dos talentos recebidos? Jesus e a presença do Reino neste mundo estão secretamente no coração das parábolas (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 546)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-07-24

Reflexão

As parábolas são o “coração” da predicação de Cristo

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje vemos a Jesus ensinando as pessoas mediante parábolas: estas são o coração da sua predicação. O tema mais profundo do anuncio de Cristo era o mistério do filho, no qual Deus se faz presente e cumpre a sua promessa: Jesus chegou e Jesus sempre será o que chega.
Na sua despedida, explica aos Apóstolos que até então lhes havia falado mediante comparações, mas já chegou a hora de falar-lhes claramente do Pai (assim o fez durante a sua Paixão). As parábolas falam ainda que escondidamente do mistério da Cruz, mais ainda, formam parte deste mistério. Precisamente porque deixam entrever o mistério divino do Filho (Jesus), suscitam contradição. Quando alcançam a máxima claridade (como na “parábola da vinha”) então se transformam em estações da “via sacra” (“lançaram o filho fora da vinha e o mataram”).
—Senhor, o teu ensinamento compromete-me para mudar a minha vida. Tu chamas-me suavemente e vens a recolher-me. Quero ter ouvidos para ouvir-te.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-07-24

Comentário sobre o Evangelho

Parábolas de Jesus: O semeador


Hoje muita gente deseja escutar a Jesus. Desde a beira o ouvem bem … E o jovem Mestre se adapta a este público tão amplio. Não os deixa tontos soltando-os numa cascada de leis que não há quem entenda. Fala-lhe da vida mesma…
—Deus é o bom semeador. Há semente abundante! Mas, se o terreno não estiver arado, a semente rebota e se perde. São profundos os sulcos de meu coração? Estão limpo de pedras?
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-07-24

Meditação

“Uma grande multidão reuniu-se em volta dele.” Naquele dia, certamente, quem sabe de manhã, Jesus foi sentar-se à beira do lago, procurando um momento de paz, olhando o céu azul, o reflexo do sol na água... Com Ele posso aprender que é preciso aceitar mudanças em meus planos. Acolher quem chega fora de hora, deixar de lado momentos de descanso, quem sabe até uma oração programada, para fazer o mais importante: servir. Quem ama e se preocupa com o outro, serve. E isso foi o que Jesus muito fez!
Oração
SENHOR, sede propício a vossos fiéis, e, benigno, multiplicai neles os dons da vossa graça, para que, fervorosos na fé, esperança e caridade, perseverem sempre vigilantes na observância dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=24%2F07%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário