quarta-feira, 10 de julho de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 10/07/2024

ANO B


Mt 10,1-7

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Proclamai que o Reino dos Céus está próximo


Jesus institui os doze apóstolos. Dá a eles poder para expulsar demônios e curar doenças. Envia-os em missão, em primeiro lugar para os judeus, que são o seu povo, o povo de Israel. Há uma recomendação expressa de não irem aos territórios dos pagãos nem às cidades dos samaritanos. Os primeiros exercícios pastorais dos apóstolos são feitos em casa, com os da sua nação. Mais tarde irão aos samaritanos e aos pagãos.
Além do exercício pastoral, a preferência por Israel se dá por Deus ter escolhido este povo com a missão de levar o seu nome a todas as nações. A tendência a se fechar em si mesmo é comum a todas as pessoas e a todos os grupos de pessoas. Assim também Israel passou pela tentação de transformar o que era responsabilidade em privilégio. A missão de Israel se realizará no herdeiro das promessas. Jesus, filho de Davi, judeu, membro do povo eleito, realizará as profecias. A Casa do Senhor será casa de oração para todos os povos. A luz brilhará nas trevas, iluminando os caminhos de todos os povos. Os apóstolos levarão a salvação a todas as nações.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas, https://catequisar.com.br/liturgia/proclamai-que-o-reino-dos-ceus-esta-proximo-2/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/indo-proclamai-que-o-reino-dos-ceus-esta-proximo-10072024

Reflexão

Jesus chama e envia doze discípulos para continuar sua missão. O número doze evoca as antigas doze tribos de Israel e indica que o novo povo de Deus está nascendo. De diferentes culturas e condições sociais, os Doze formam o núcleo da comunidade de Jesus: fraterna, solidária e aberta para anunciar o Evangelho por todo o mundo. As tarefas de Jesus são as dos apóstolos: expulsar espíritos impuros e “curar toda doença e enfermidade”. O que devem anunciar? O Reino de Deus está próximo, isto é, ao alcance dos que o aceitarem. Esse Reino está em contraste com os reinos deste mundo, incluindo o Império Romano e as autoridades de Israel. Portador de vida, o Reino de Deus assume a justiça a favor dos pobres e marginalizados.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/10-quarta-feira-9/

Reflexão

«Ide e proclamai: O Reino dos Céus está próximo»

Rev. D. Fernando PERALES i Madueño
(Terrassa, Barcelona, Espanha)

Hoje, o Evangelho nos mostra Jesus enviando os seus discípulos em missão: «Jesus enviou esses doze, com as seguintes recomendações» (Mt 10,5). Os doze discípulos formaram então o Colégio Apostólico, que significa missionário; a Igreja, que em sua peregrinação terrena, é uma comunidade missionária, pois tem a sua origem no cumprimento da missão do Filho e do Espírito Santo segundo os desígnios de Deus Pai. Do mesmo modo que Pedro e os demais apóstolos constituem um só Colégio Apostólico por instituição do Senhor, assim o Romano Pontífice, sucessor de Pedro, e os Bispos, sucessores dos Apóstolos, formam um todo sobre o qual recai o dever de anunciar o Evangelho por toda a terra.
Entre os discípulos enviados em missão, encontramos aqueles aos quais Cristo conferiu um lugar destacado e uma maior responsabilidade, como Pedro; e a outros como Tadeu, do qual quase não temos notícias; afinal, os Evangelhos foram escritos para nos comunicar a Boa Nova e não para satisfazer nossa curiosidade. Nós, por nossa parte, devemos rezar por todos os bispos, pelos importantes e pelos menos conhecidos, e viver em comunhão com eles: «Segui a todos os bispos, como Jesus Cristo seguiu ao Pai, e ao Colégio dos Anciãos como aos Apóstolos» (Santo Inácio de Antioquia). Jesus não buscou pessoas instruídas, mas simplesmente as disponíveis e capazes de segui-lo até o fim. Isto me ensina que eu, como cristão, também devo sentir-me responsável por uma parte da obra de salvação de Jesus. Afasto o mal? Ajudo meus irmãos?
Como a obra está em seu começo, Jesus logo estabelece uns limites: «Não deveis ir aos territórios dos pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! No vosso caminho, proclamai: O Reino dos Céus está próximo» (Mt 10,5-6). Hoje há de se fazer tudo o que se possa, com a certeza de que Deus chamará a todos os pagãos e samaritanos em outra fase do trabalho missionário.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «O vosso batismo deve permanecer como a vossa armadura, a fé como um capacete, a caridade como uma lança, a paciência como um arsenal de todas as armas» (Santo Inácio de Antioquia)

- «Também nós somos enviados como mensageiros e testemunhas da paz. Quanto o mundo precisa de nós como mensageiros da paz!» (Francisco)

- «Os discípulos de Cristo devem conformar-se com Ele até que Ele Se forme neles (331), (…): configurados com Ele, com Ele mortos e ressuscitados (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 562)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-07-10

Reflexão

A Igreja: comunhão dos crentes em Cristo

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje o Evangelho descreve a mais primitiva imagem da Igreja. Jesus Cristo, rodeado dos seus “seguidores”, acaba de escolher a 12 deles para que permaneçam com Ele e sejam “Apóstolos” (seus “enviados”). Os evangelistas consignam-nos exatamente seus nomes. Durante a Última Ceia, sendo testemunhas da instituição da Eucaristia, receberam o sacerdócio ministerial ao escutar as palavras “Fazei isto em minha memória”.
A Igreja é o “novo” Povo de Deus: A comunidade dos batizados, preparada durante a Antiga Aliança e agora destinada a todos os homens. Igreja-comunhão, templo de Deus, sacramento (instrumento) de salvação para a humanidade. Pelo Batismo, todos nós os fiéis recebemos o chamado e a ajuda para sermos “filhos de Deus no Filho” Com este novo “status” todos somos “enviados” para sermos “ponte” entre os homens e Deus: Todos nós, participamos do denominado "sacerdócio batismal” e formamos um “povo sacerdotal”.
—Jesus, te pedimos mais vocações ao sacerdócio ministerial que cuidem do teu povo sacerdotal.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-07-10

Comentário sobre o Evangelho

Jesus escolhe os primeiros apóstolos


Hoje, assistimos a um momento importante da fundação da Igreja: Jesus escolhe os seus “primeiros” apóstolos. Porquê “primeiros”, entre aspas? Porque Deus nos escolhe a todos! Aqueles doze, Pedro, André, Tiago, João, Filipe… foram os “primeiros”. Recentemente, na Igreja viveu-se uma profunda mudança de mentalidade: todos os batizados são escolhidos, todos somos apóstolos. É uma grande honra!
- Se levamos isto a sério, imaginas como o mundo pode mudar? E eu?, que posso fazer? Pregar com o exemplo: trabalha bem, obedece bem, reza bem, ama bem, sorri bem…
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-07-10

Meditação

“Em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo.” Jesus continua enviando seus discípulos. Conhece o nome de cada um de nós, e a cada um dá os dons necessários para a tarefa. Já não somos enviados apenas para os que fazem parte de seu povo, mas devemos ir à procura de todos, principalmente dos que ainda não o conhecem. Não somos enviados para nos estabelecer em postos seguros. Devemos estar sempre a caminhar. O Evangelho é dinâmico e ousado.
Oração
Ó DEUS, pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, dai-nos uma santa alegria, para que, livres da servidão do pecado, cheguemos à felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=10%2F07%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário