terça-feira, 4 de agosto de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/08/2015

ANO B


Mt 15,21-28

Comentário do Evangelho

A profissão de fé no Messias

Trata-se de justificar a abertura da mensagem cristã aos pagãos, e de admiti-los à mesa da eucaristia. Jesus vai para a região de Tiro e de Sidônia, região pagã. Quem diz pagão, diz impuro. Assim como os discípulos na barca, ameaçados pelas ondas e o vento contrário, gritam de medo (cf. 14,26), e Pedro: “Senhor, salva-me” (14,30), a mulher grita: “Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim”. O seu grito é uma profissão de fé no Messias, descendente de Davi. A razão de sua súplica veemente é sua filha “atormentada por um demônio”. Jesus nada diz. O silêncio de Jesus abre espaço para a intervenção dos discípulos que desejam que Jesus a despeça, pois ela gritava atrás deles. A resposta de Jesus é coerente com as instruções do discurso sobre a missão (cf. 10, 6). Ele se admirou da fé dela: “Mulher, grande é a tua fé”. A fé da mulher permite a Jesus realizar o que ela suplica. A fé abre para os pagãos as portas do Reino dos céus. É a fé que permite à mulher cananeia ver e reconhecer Jesus como o Salvador de toda a humanidade.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, purifica meu coração de toda discriminação e de todo preconceito, de modo que eu possa levar os benefícios do Reino a todos os que de mim precisarem.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=05%2F08%2F2015

Vivendo a Palavra

A fé da mulher Cananéia é reconhecida por Jesus, assumindo que a missão se estendia além do seu povo. Ele se referiu a isto algumas vezes, sendo mal interpretado e perseguido pelos filhos de Israel que esperavam um Salvador nacional e nacionalista. Uma reflexão útil para a Igreja, que deve abraçar e acolher a todos os povos.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

GRANDE É TUA FÉ!

A fé da mulher pagã contrasta com a fé vacilante dos discípulos. A formação que receberam de Jesus não foi suficiente para ajudá-los a fazer frente às situações adversas. Fraquejaram! Em contraposição, ao missionar na terra dos fenícios, o Mestre deparou-se com uma mulher cuja fé deixou-o admirado.
Vendo Jesus passar, ela pôs-se a gritar, implorando pela filhinha atormentada por um demônio, confiante de que somente Jesus poderia vir em seu socorro. Chamou-o de Senhor, filho de Davi, servindo-se de uma linguagem própria de quem tem fé e conhece as esperanças do povo judeu.
A insistência da mulher pareceu não encontrar acolhida por parte de Jesus. Entabulou-se, então, um diálogo meio forçado. O Mestre declarou estar a serviço apenas do povo judeu. A mulher reforçou seu pedido. E foi repelida, com dureza, por Jesus o qual afirmou-lhe não ser sensato deixar de ajudar seu povo para preocupar-se com os pagãos. A mulher retrucou com um argumento que desarmou o Mestre: os pagãos têm direito de receber pelo menos as migalhinhas dos benefícios feitos aos judeus. Admirado diante de tamanha fé, Jesus atendeu o pedido da mulher, curando-lhe a filha.
Portanto, também entre os pagãos havia quem tivesse fé autêntica em Jesus.
Oração
Senhor Jesus, tira de mim todo preconceito que me impede de aceitar que muitas pessoas marginalizadas possam ter uma fé verdadeira em ti.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-8-5

HOMILIA DIÁRIA

A graça de Deus está sempre disponível a todos

A graça de Deus está sempre disponível a todos. O Senhor não faz jogo nem faz negócio. Ele concede a Sua graça a todos; até quem não crê n’Ele recebe bênçãos abundantes!

“A mulher insistiu: ‘É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!’.” (Mateus 15, 27)

Jesus hoje é desafiado. Veja que coisa maravilhosa: por mais espantoso que este Evangelho possa parecer, ele é, na verdade, uma grande prova do amor universal que Deus tem por todos nós. Essa mulher cananeia vai pedir por sua filha cruelmente atormentada por um demônio e ouve uma resposta surpreendente de Jesus ao afirmar que Ele está ali para primeiro cuidar do Seu povo, o povo judeu (cf. Mt 15, 24). E quando essa mulher insiste em que precisa que realmente o Senhor faça algo por sua filha, Jesus lhe diz um provérbio popular: “Mulher, eu não posso tirar o pão da mesa para dar aos cachorrinhos” (Mt 15, 26).
Os “cachorrinhos” ou “cães” era a forma como os judeus tratavam aqueles que não estavam, não eram ou não faziam parte do povo eleito e também a forma como se dirigiam e se referiam aos pagãos. Ela não era judia, mas sim uma siro-fenícia, mas acreditava e sabia que Jesus podia fazer algo por ela, por isso clama. Diante da resposta de Jesus ela dá uma resposta surpreendente e bem mais contundente do que a do próprio Senhor: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” (Mateus 15, 26). Por isso ela suplica que tem direito às migalhas (cf. Mt 15, 27). E Jesus apenas diz: “Mulher, grande é a tua fé. Como queres, te sejas feito!” (Mateus 15, 28).
Sabem, meus irmãos, muitas vezes, achamos que a misericórdia de Deus é reservada apenas às pessoas dignas, então dizemos: “Seja fiel, porque Deus vai lhe conceder [determinada graça]!”. Deus não faz jogo nem faz negócio; Ele concede a Sua graça a todos. Até quem não crê n’Ele recebe bênçãos abundantes. Basta ver que o sol nasce para todos. Basta ver que a chuva vem para todos e que o mundo foi feito para todos e não somente para aqueles que creem em Deus.
Por essa razão, mesmo que eu e você estejamos em pecado e não sejamos dignos desta ou daquela graça de Deus, nós temos direito às “migalhas” (cf. Mt 15, 27). Todos temos direito às “migalhas”, por isso não podemos negar a graça de Deus a ninguém, não podemos fazer distinção entre pessoas, nem podemos dizer que tais pessoas não são dignas.
Cada um dá conta de si diante de Deus, mas a graça de Deus não pode ser negada a ninguém. Por isso independentemente da sua situação e do que você está vivendo, sofrendo e pelo qual está passando na sua vida, Deus está com você e você tem o direito de estar com Ele, mesmo que o seu pecado pareça o maior do mundo ou a sua condição o torne uma pessoa muito indigna, a graça de Deus está com você. Basta que você tenha fé, que você acredite e que, com o coração sincero e verdadeiro, busque a Deus, porque Ele estará com você!
Não neguemos, meus irmãos, nem afastemos a graça de Deus de ninguém! O vento da graça sopra onde quer e chega onde Deus quiser, não somos nós quem determinamos onde a graça de Deus deve ou não agir. A graça de Deus vai agir onde o Senhor quiser. E aqueles que tiverem fé e O buscarem de coração sincero serão saciados, alimentados e cuidados!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/a-graca-de-deus-esta-sempre-disponivel-a-todos/

Oração Final
Pai Santo, faze de nós uma Igreja aberta e acolhedora para os irmãos que andam ao nosso lado na viagem de volta ao Lar Paterno. Que nosso exemplo de amizade não se feche na Comunidade, mas seja extensivo a todos os peregrinos, especialmente os mais carentes. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário