quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA DE 24/02/2016

ANO C


Mt 20,17-28

Comentário do Evangelho

Quaresma, tempo de repensar a dominação. Para onde vamos? Jesus chamou os Doze de lado e disse-lhes: Estamos subindo para Jerusalém. Sim, mas lá Jesus será entregue aos saduceus e aos escribas. Vai ser entregue também aos pagãos, vão zombar dele, açoitá-lo, matá-lo na cruz. No terceiro dia, ele ressuscitará. Esta última frase quase não se ouve. As primeiras, sim, mas não são compreendidas. Aí está a mãe de Tiago e João pedindo os primeiros lugares para seus filhos no Reino de Jesus. Os outros apóstolos reagem porque foram deixados para trás. Jesus, porém, diz a todos com voz firme: Entre vocês não será assim! Não será como no mundo onde tudo se faz com dominação e poder. Procurem o último lugar, o lugar do servidor. Que pressa em dizer que podem beber o cálice, só para terem o primeiro lugar! Vão sim beber um cálice, mas que não tem nada a ver com o primeiro lugar.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d4

Vivendo a Palavra

Os apóstolos – e também nós! – ainda não haviam compreendido o significado da gratuidade: servir sem pensar em retribuições. Pensavam em ser levados para lugares de honra e privilégios. O Amor ensinado por Jesus é espontâneo, indiscriminado, gratuito e libertador. Assim deve ser a sua Igreja.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Nós todos, que nos dizemos discípulos e discípulas de Jesus, não podemos deixar os critérios do Evangelho para viver segundo os critérios do mundo. No mundo, autoridade significa ocasião para a tirania, a opressão e a busca da satisfação dos próprios interesses, sejam de quais naturezas forem. O próprio Jesus nos fala que entre nós não deve ser assim. Ele é o modelo de autoridade para todos nós, pois sendo verdadeiro Deus, o Senhor de tudo, se fez servidor dos homens e despojou-se de tudo, desde a sua condição divina até a sua vida humana, para nos resgatar e nos fazer participantes da vida divina.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=2&dia=24

Meditando o Evangelho

DUAS ATITUDES CONTRASTANTES

É fácil perceber o contraste entre as duas atitudes apresentadas no Evangelho. Fica, em aberto, a questão: com qual delas mais nos identificamos?
A primeira atitude é a de Jesus, o Filho do Homem, cuja vida está a ponto de ser entregue, como sinal de seu total desprendimento e de sua absoluta fidelidade à vontade do Pai. Caminhando para a morte, tem consciência de não ter dado espaço ao egoísmo, em seu coração. Sua existência definiu-se como serviço generoso aos que viviam oprimidos pelo pecado e precisavam libertar-se.
Contrastando com Jesus, está a atitude dos filhos de Zebedeu. Ambiciosos, querem garantir um lugar de destaque no reino messiânico, que está para ser instaurado, e assim, receber honrarias e serem servidos. Têm apenas ideais de grandeza, postos a serviço do próprio egoísmo. Não lhes interessa o bem que poderão fazer, e sim, os benefícios dos quais irão usufruir. Não lhes passa pela cabeça sacrificarem-se pelos outros, mas exigir que os demais se sacrifiquem por eles.
O cristão, tem diante de si, estas duas possibilidades. A fidelidade à sua vocação cristã dependerá da capacidade de optar pela atitude de Jesus. Embora devendo passar pela cruz, esta é a atitude que corresponde à vontade de Deus.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Espírito de desprendimento, não me deixes cair na tentação de buscar as honras deste mundo. E concede-me força para eu seguir sempre as pegadas de Jesus, o qual veio para servir.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-02-24

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Humildade é colocar o outro em primeiro lugar

A humildade não é eu buscar a minha própria satisfação, mas colocar o outro em primeiro lugar
“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo” (Mt 20, 26-27).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/humildade-e-colocar-o-outro-em-primeiro-lugar-2/

Oração Final
Pai Santo, dá-nos os dons do desapego, do cuidado com os peregrinos que colocaste ao nosso lado, da generosidade, da alegria pelo serviço prestado, do reconhecimento e da gratidão pelo que temos e somos, pois tudo é dom do teu Amor. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário