terça-feira, 1 de outubro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 01/10/2024

ANO B


Lc 9,51-56

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Passagem de Jesus pela Samaria


Os evangelistas são bons escritores, e cada um organiza o seu texto de maneira própria, segundo a visão teológica que tem dos fatos, considerando as pessoas às quais se dirige com um estilo pessoal de comunicar um acontecimento ou transmitir uma ideia. Lucas descreve a subida de Jesus para Jerusalém em etapas bem marcadas: “Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém”.
No texto grego se lê que “ele, seu rosto fixou de ir para Jerusalém”, isto é, virou firmemente o rosto para Jerusalém e começou a viagem. Em sete etapas, Jesus sobe à Cidade Santa formando seus discípulos. Cada etapa é marcada por uma observação referente à viagem. A primeira etapa, a de hoje, começa com um episódio envolvendo samaritanos, e a segunda termina com a parábola do bom samaritano.
Tiago e João queriam fazer chover fogo do céu para consumir os samaritanos que não quiseram receber Jesus em sua aldeia. No fim, é um samaritano que socorre o homem ferido, jogado na beira da estrada. Tiago e João estavam no início do discipulado, no propedêutico, e já queriam exibir poder. Nada de novo. Faz parte da natureza decaída, muitas vezes alimentada por estruturas que nós mesmos criamos.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/passagem-de-jesus-pela-samaria/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/-passagem-de-jesus-pela-samaria-01102024

Reflexão

Começa a grande viagem de Jesus para Jerusalém, para a cruz, para o céu. A expressão “ele tomou a firme resolução” corresponde às palavras do servo sofredor: “Endureço meu rosto como pedra, porque sei que não vou me sentir envergonhado” (Is 50,7). Logo no começo do caminho, Jesus e seus discípulos encontram resistência por parte dos samaritanos, inimigos dos judeus. É lamentável que neguem hospitalidade a Jesus (cf. Lc 10,33; 17,16; Jo 4,7ss). A reação de Tiago e João não é cristã. Não compreendem o programa de Jesus, que não veio destruir vidas, mas salvá-las. Jesus reprova os “filhos do trovão” (Mc 3,17) e os convida a dar o tempo necessário à conversão dos povos e ao progresso do Reino. A impaciência dos apóstolos é também a nossa.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/1-terca-feira-7/

Reflexão

«Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém»

Rev. D. Félix LÓPEZ SHM
(Alcalá de Henares, Espanha)

Hoje, o Evangelho nos oferece dois pontos principais para a reflexão pessoal. Em primeiro lugar, nos diz que «quando se completaram os dias em que ia a ser levado ao céu, Jesus tomou a decisão de ir a Jerusalém» (Lc 9,51). O verbo que usa são Lucas significa “completar”, “consumar”; Jesus leva a plenitude o tempo marcado pelo Padre para completar sua missão salvífica por meio da crucificação, morte e ressurreição. Então ele será glorificado, "levado ao céu". Diante dessa perspectiva, Jesus Cristo “tomou a decisão de subir a Jerusalém”, ou seja, a decisão firme de amar o Pai realizando sua vontade redentora. Jesus morre na cruz dizendo: "Tudo está consumado" (Jo 19,30). O Senhor viveu para cumprir a vontade do Pai e manteve essa atitude de fidelidade até a morte.
Assim devemos viver também, mesmo que experimentemos no caminho que nos leva a Deus a oposição ou a rejeição, o desprezo ou a marginalização por ser fiel ao Senhor. Segundo o Papa Francisco: «O verdadeiro progresso da vida espiritual não consiste em multiplicar os êxtases, mas em saber perseverar nos tempos difíceis: caminhar, caminhar, caminhar; se estiver cansado, pare um pouco e volte a andar, com perseverança.
Em segundo lugar, diante da rejeição dos Os samaritanos, Tiago e João querem fazer descer fogo do céu (cf. Lc 9,54). O Senhor os repreende por seu zelo indiscreto. Devemos nos lembrar da paciência que Deus tem conosco, e ser pacientes com nossos irmãos em seu caminho para Deus, mesmo que eles não respondam imediatamente à sua graça. Deus quer que todos os homens sejam salvos e deu seu único Filho na cruz por todos. Deus esgota todas as possibilidades de se aproximar de cada homem e espera com divina paciência o momento em que cada coração se abre à sua Misericórdia.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Em nosso tempo, a Esposa de Cristo prefere usar a medicina da misericórdia e não empunhar as armas da severidade» (São João XXIII)

- «Como desejo que os anos por vir estejam impregnados de misericórdia para poder ir ao encontro de cada pessoa levando a bondade e a ternura de Deus» (Francisco)

- «(...) Toda a Igreja é apostólica, na medida em que é “enviada” a todo o mundo. Todos os membros da Igreja, embora de modos diversos, participam deste envio (...)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 863)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-10-01

Reflexão

«Voltou-se e os repreendeu»

Rev. D. Jordi POU i Sabater
(Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)

Hoje no Evangelho contemplamos como «Tiago e João disseram: ‘Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?’. Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partirem para outro povoado» (Lc 9,54-55). São defeitos dos Apóstolos, que o Senhor corrige.
Conta a história de um homem que transportava água da Índia, carregava dois cântaros um a cada lado pendurado no extremo de um pau que se apoiava em seus ombros: Um era perfeito, e o outro tinha uma rachadura e perdia água. Este –triste- observava o outro tão perfeito e com vergonha e sentindo-se miserável, disse um dia ao seu amo: sinto muito, que por causa do meu defeito perca metade do meu conteúdo. Ele lhe respondeu: Quando voltarmos para casa repara nas flores que crescem no lado do caminho. E reparou: eram belíssimas flores, mas vendo que continuava a perder água, repetiu: Não sirvo, faço tudo mal. O senhor lhe respondeu: —reparaste que as flores só crescem no teu lado do caminho? Isto porque eu sempre soube que em ti havia uma rachadura, então plantei sementes do teu lado e a cada dia que fazia este trajeto tu regavas as sementes e assim pude recolher estas flores para o altar da Virgem Maria. Sem ti e a tua maneira de ser, não seria possível esta beleza.
Todos, de alguma maneira somos cântaros rachados, mas Deus conhece bem os seus filhos e dá-nos a possibilidade de aproveitar as rachaduras-defeitos para alguma coisa boa. Assim o apóstolo João —que hoje quere destruir—, com a correção do Senhor converte-se no apóstolo do amor nas suas cartas. Não se desanimou com as correções, senão que aproveitou o lado positivo do seu caráter impulsivo —a paixão— para o serviço do amor. Que nós, também sejamos capazes de aproveitar as correções, as contrariedades —sofrimento, fracasso, limitações— para “começar e recomeçar”, tal como São Josemaria definia a santidade: dóceis ao Espírito Santo para convertermos a Deus e sermos seus instrumentos.
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-10-01

Reflexão

“Patologias da razão” e “patologias da religião”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, Jesus Cristo repreende aos Boanerges ("filhos do trovão"), por sua disposição violenta, absolutamente injustificável. Sem paz entre a razão e a fé, também não pode haver paz no mundo. As "patologias da religião" e as "patologias da razão" são fatais porque "secam" as fontes da moral e do direito.
As primeiras instrumentalizam a Deus para tornar absoluto o próprio poder: identificam o "absoluto" (próprio de Deus) com sua comunidade e interesses. Então o bem é o que serve ao próprio poder; se desvanece a diferença entre bem e mal; moral e direito se tornam imparciais. As "patologias da razão", típicas das ideologias totalitárias, desvinculam a razão com respeito a Deus, pretendendo —inutilmente construir o homem novo. Mas quando a religião e a moral não pertencem já à razão, então o homem fica à mercê da "produção".
—Senhor, a consciência de ser criados por ti nos defende do horror do "homem produzido" (que será destruído logo que cesse sua "utilidade"). Somos teus filhos!
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-10-01

Comentário sobre o Evangelho

Jesus responde à rejeição dos homens com amor e misericórdia


Hoje, Jesus vai a caminho de Jerusalém e queria descansar numa povoação de samaritanos. Porém, os habitantes não O quiseram receber porque não se davam com os judeus. A Tiago e a João “subiu-lhes a cólera”: queriam fulminar aquela gente. Mas Jesus repreende aquela “valente” reação. Ele não veio para condenar, mas para salvar!
- Jesus não fulminou aquelas pessoas; nem sequer se queixou. Mas não teve outro remédio senão “passar ao largo”. - Deus nunca me rejeita, mas… quantas vezes O obriguei a passar ao largo?
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-10-01

Meditação

Tiago e João eram contra a aldeia samaritana, que não quisera dar hospedagem a Jesus, que ia para Jerusalém. Será que não somos assim também? Ainda bem que não podemos fazer cair fogo do céu com a pretensão de consertar os males do mundo. Somos rápidos no julgamento, implacáveis nas condenações. E, no entanto, vivemos pedindo que Deus tenha paciência conosco e com nossos erros. Somos mesmos contraditórios.
Oração
Ó Deus, que preparais o vosso reino para os pequenos e humildes, fazei-nos seguir confiantes o caminho de Santa Teresinha do Menino Jesus, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=01%2F10%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário