sexta-feira, 20 de setembro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 20/09/2024

ANO B


Lc 8,1-3

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

As mulheres que seguiam Jesus


A pequena comunidade itinerante formada pelos doze apóstolos e por algumas mulheres é também sinal do Reino que está chegando. Pelo que se sabe do modelo social da época, as mulheres não gozavam de tanta liberdade, ou talvez nossas informações sobre usos e costumes da época sejam mais imaginadas do que reais.
O fato é que estavam todos juntos, andando com Jesus, iniciando um modelo de Igreja que em parte se perdeu. Maria de Mágdala, de quem saíram sete demônios. Ou era muito doente? O número sete é simbólico, e Mágdala não tinha boa fama. Joana, alguém com acesso à corte de Herodes. Susana, desconhecida. E não só. Ainda muitas outras mulheres. Elas não estão ausentes nem na companhia de Jesus nem no relato do Evangelho. E estão muito presentes nas comunidades. Não necessitam de um mandato especial para arregaçarem as mangas e pôr-se à disposição de quem precisa. Sabem cuidar e gostam de fazer qualquer serviço.
Esse primeiro grupo formado por homens e mulheres, sendo itinerante, não devia ter estruturas hierarquizadas. Uma Igreja “em saída” parece mais perto da eclesiologia de Jesus do que uma Igreja sedentária. Aliás, Nietzsche escreveu em Ecce Homo, para espanto dos crentes, que “o sedentarismo é o autêntico pecado contra o Espírito Santo”. Ele se referia a questões de saúde, mas a afirmação pode se aplicar à comunidade itinerante.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/as-mulheres-que-seguiam-jesus/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/as-mulheres-que-seguiam-jesus-20092024

Reflexão

Vida dinâmica a de Jesus e de seus doze apóstolos, concentrados num objetivo comum: anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus. Conhecemos o método do trabalho missionário de Jesus: ensinamento e curas libertadoras. Ao grupo de Jesus juntam-se algumas mulheres. Umas tinham sido curadas de suas enfermidades; outras, de poder aquisitivo mais elevado, punham seus bens materiais à disposição de Jesus e da missão. A comunidade de Jesus, desde o início, é composta de homens e mulheres. Todos empenhados no serviço do Reino. Embora a Igreja reconheça a importância da participação da mulher na vida eclesial, o papa Francisco admite que “ainda é preciso ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja” (EG, 103).
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/20-sexta-feira-6/

Reflexão

«Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus»

Rev. D. Jordi PASCUAL i Bancells
(Salt, Girona, Espanha)

Hoje, vemos no Evangelho o que seria uma jornada cotidiana dos três anos da vida pública de Jesus. São Lucas nos narra-o com poucas palavras: «Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus» (Lc 8,1). É o que contemplamos no terceiro mistério de luz do Santo Rosário.
Comentando este mistério diz o Papa são João Paulo II: «Mistério de luz é a predicação com a que Jesus anuncia a chegada do Reino de Deus e convida à conversão, perdoando os pecados de quem se aproxima a Ele com fé humilde, iniciando assim o mistério da misericórdia que Ele continuará exercendo até o fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à Igreja».
Jesus continua passando perto de nós, oferecendo-nos seus bens sobrenaturais: quando fazemos oração, quando lemos e meditamos o Evangelho para conhecê-lo e amá-lo mais e imitar sua vida, quando recebemos algum sacramento, especialmente a Eucaristia e a Penitência, quando dedicamo-nos com esforço e constância ao trabalho de cada dia, quando tratamos com a família, os amigos ou vizinhos, quando ajudamos àquela pessoa necessitada material e espiritualmente, quando descansamos ou nos divertimos... Em todas essas circunstâncias podemos encontrar a Jesus e segui-lo como aqueles doze e aquelas santas mulheres.
Mas, além disso, cada um de nós é chamado por Deus a ser também Jesus que passa, para falar -com nossas obras e nossas palavras- a quem tratamos sobre a fé que enche de sentido a nossa existência, da esperança que nos move a seguir adiante pelos caminhos da vida confiados do Senhor e, da caridade que guia todo nosso agir.
A primeira em seguir Jesus e em ser Jesus é Maria. Que Ela com seu exemplo e sua intercessão nos ajude!

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «É melhor para um homem confessar as suas quedas, do que endurecer o seu coração» (São Clemente de Roma)

- «Diante do costume judeu da época, que considerava às mulheres seres de segunda categoria, Cristo inicia um tipo de emancipação da mulher» (Bento XVI)

- «Desde as origens da Igreja, houve homens e mulheres que se propuseram, pela prática dos conselhos evangélicos, seguir mais livremente Cristo e imitá-Lo de modo mais fiel. Cada qual a seu modo. Levaram uma vida consagrada a Deus (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 918)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-09-20

Reflexão

A mulher

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje Jesus caminha junto com os Doze predicando e, vai acompanhado de algumas mulheres. Se bem existe uma diferença entre o discipulado dos Doze e o das mulheres, os Evangelhos deixam claro que “muitas” mulheres formavam parte da comunidade restringida de crentes e, que seu “acompanhar a Jesus na fé” era essencial para pertencer a essa comunidade. Isso ficaria demonstrado depois claramente ao pé da Cruz e, no contexto da ressurreição.
Frente ao costume judeu da época, que considerava as mulheres seres de segundo rango, Cristo inicia uma espécie de emancipação da mulher. A feminidade realiza o humano tanto como a masculinidade, mas com uma modulação diversa: Precisamente, as mulheres têm uma especial sensibilidade para captar o novo, o diferente, o grande, o misterioso que aparece em Jesus Cristo. Ele as admite de maneira especial na sua companhia e, assim emerge o “carisma das mulheres”.
—Maria, bendita és entre todas as mulheres e Mãe da Igreja.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-09-20

Comentário sobre o Evangelho

Jesus acompanhado pelos Apóstolos e por algumas mulheres que os serviam


Hoje aparece um tema importante: Jesus Cristo, há 20 séculos, contava com as mulheres. Apoiou-se muito particularmente em sua colaboração e foi muito atencioso com a feminilidade. Naqueles tempos a mulher não contava para nada. Nem sequer podia ser testemunha em um julgamento. Com Jesus as coisas começaram a mudar…
—Quem apoiou a Jesus no Calvário? Quem esteve no sepulcro para o enterro? Quem encontrou ali mesmo o Senhor quando ressuscitou? Precisa de mais perguntas? Quem está atrasado não é Deus, senão os homens!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-09-20

Meditação

“Jesus andava por cidades e povoados pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele”, e algumas mulheres que os ajudavam com seus bens. Jesus e os Doze não ficavam esperando que os procurassem; iam procurar as pessoas para lhes anunciar a salvação. Aquelas mulheres também não se contentaram com uma piedosa aceitação de Jesus. Partiram para a ação e colaboravam até com seus bens.
Oração
Ó Deus, vos dignastes multiplicar filhos adotivos no mundo inteiro e tornastes o sangue dos Santos mártires André e seus companheiros uma fecunda semente de cristãos; concedei que cada vez mais sejamos fortalecidos por seu auxílio e revigorados por seu exemplo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=20%2F09%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário