terça-feira, 29 de abril de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 29/04/2025

ANO C


Jo 3,7b-15

Comentário do Evangelho

O Diálogo de Jesus com Nicodemos


No Evangelho de hoje, o diálogo entre Jesus e Nicodemos continua a revelar profundos ensinamentos sobre a fé católica. Nicodemos, mestre de Israel, procura compreender os mistérios que Jesus expõe, mas ainda encontra dificuldades. As imagens da água e do Espírito não foram suficientes para esclarecer suas dúvidas, e é então que Jesus recorre à figura do “vento”. No hebraico, o termo para “vento” é o mesmo usado para “Espírito”, indicando o movimento invisível e incontrolável da graça de Deus.
O vento que sopra onde quer se torna um símbolo da liberdade e do movimento que caracterizam a vida nova, fruto do Espírito Santo. Assim como o vento guia os barcos no mar para a pesca, o Espírito nos conduz a enfrentar desafios, abandonar o que é antigo e nos lançar à missão de seguir a Cristo.
Jesus, com firmeza, revela sua identidade a Nicodemos: Ele é testemunha do Pai e sabe o que viu. Ele veio de Deus e, em breve, voltará para Ele. Para que todos possam acreditar e alcançar a vida eterna, Jesus será elevado na cruz. Ele faz uma analogia com o episódio de Moisés no deserto, quando levantou a serpente de bronze para curar o povo de Israel (Nm 21,6-9). Da mesma forma, Jesus, o “Filho do Homem”, será elevado na cruz, tornando-se sinal de salvação para todos os que n’Ele crerem.
A cruz, longe de ser um símbolo de fracasso, é a expressão máxima do amor de Deus pela humanidade. Ela se transforma, portanto, em um símbolo de vitória, pois em sua morte, Jesus derrota o pecado e o mal, oferecendo aos fiéis o caminho da salvação e da vida eterna. Este é o coração da fé católica: a cruz é, ao mesmo tempo, um sacrifício de amor e uma fonte de esperança.
https://catequisar.com.br/liturgia/o-dialogo-de-jesus-com-nicodemos/

Comentário do Evangelho

o te admires que eu te diga que vos seja preciso nascer de novo


Hoje prosseguimos com o diálogo entre Jesus e Nicodemos. O mestre de Israel busca respostas para suas inquietações. As imagens da água e do Espírito não foram suficientes. Surge agora a figura do “vento”, que, no hebraico, corresponde à mesma palavra que “Espírito”. O vento que sopra onde quer é símbolo do movimento e da liberdade, fruto de uma vida nova. Assim como conduz os barcos a adentrar no mar para a pesca, leva-nos a enfrentar os desafios, romper com aquilo que é velho e nos lançar à missão. Jesus responde a Nicodemos afirmando ser testemunha do Pai, pois sabe daquilo que viu. Ele veio de junto de Deus e voltará para ele. Para isso, será enaltecido na cruz, assim como Moisés elevou a serpente de bronze no deserto (Nm 21,6-9). Se ela foi sinal de cura para o pecado e para a incredulidade do povo de Israel, do mesmo modo “o Filho do Homem” elevado é sinal para que todos creiam e tenham a vida eterna. A cruz é oferta de amor e, por isso, em vez de fracasso, é glória e vitória sobre o mal.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/--nao-te-admires-que-eu-te-diga-que-vos-seja-preciso-nascer-de-novo

Reflexão

Como fazemos parte de uma sociedade que deseja perpetuar, a todo custo, a juventude, quando ouvimos a expressão “nascer de novo” poderíamos pensar na publicidade de uma nova técnica de rejuvenescimento. Porém, Cristo nos fala de algo muito mais profundo do que manter a aparência; ele fala de uma vida nova gerada na força do Espírito. Vida nova que acontece numa comunidade, a comunidade eclesial. Pelo batismo, tornamo-nos novas criaturas no seio da Igreja, pela qual somos convidados a ser construtores de uma nova ordem social, simbolicamente descrita nos Atos dos Apóstolos.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/dia-29-terca-feira-12/

Reflexão

«É necessário para vós nascer do alto»

Rev. D. Xavier SOBREVÍA i Vidal
(Sant Just Desvern, Barcelona, Espanha)

Hoje, Jesus nos expõe a dificuldade de prevenir e conhecer a ação do Espírito Santo: de fato, «sopra onde quer» (Jo 3,8). Isto relaciona-o com o testemunho que Ele mesmo está dando e com a necessidade de nascer do alto. «É necessário para vós nascer» (Jo 3,7), diz o Senhor com claridade, é necessária uma nova vida para poder entrar na vida eterna. Não é suficiente com um ir puxando para chegar ao Reino dos Céus, é necessária uma vida nova regenerada pela ação do Espírito de Deus. A nossa vida profissional, familiar, esportiva, cultural, lúdica e, sobretudo, de piedade tem que ser transformada pelo sentido cristão e pela ação de Deus. Tudo, transversalmente, tem que ser impregnado pelo seu Espírito. Nada, absolutamente, nada deveria ficar fora da renovação que Deus realiza em nós com o seu Espírito.
Uma transformação que tem Jesus Cristo como catalisador. Ele, que antes tinha que ser elevado na Cruz e que também tinha que ressuscitar, é quem pode fazer com que o Espírito de Deus nos seja enviado. Ele que tem vindo do alto. Ele que tem mostrado com muitos milagres o seu poder e a sua bondade. Ele que em tudo faz a vontade do Pai. Ele que tem sofrido até derramar a última gota de sangue por nós. Graças ao Espírito que nos enviará, nós «podemos subir ao Reino dos Céus, por Ele obtemos a adoção filial, por Ele se nos dá a confiança de nomear Deus com o nome de “Pai”, a participação da graça de Cristo e o direito a participar da gloria eterna» (São Basílio Magno).
Façamos que a ação do Espírito tenha acolhimento em nós, escutemo-lhe e, apliquemos as suas inspirações para que cada um seja –no seu lugar habitual- um bom exemplo elevado que irradie a Luz de Cristo.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «[Cristo], em sua venida, trouxe consigo toda novidade» (Santo Irineu)

- «Ele sempre pode, com sua novidade, renovar nossa vida e nossa comunidade e, embora passe épocas obscuras e debilidades eclesiais, a proposta Cristiana nunca envelhece» (Francisco)

- «A água baptismal é então consagrada por uma oração de epiclese (ou no próprio momento, ou na Vigília Pascal). A igreja pede a Deus que, pelo seu Filho, o poder do Espírito Santo desça a esta água, para que os que nela forem batizados “nasçam da água e do Espírito” (Jo 3,5)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 1238)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-04-29

Reflexão

O “mandamento novo” “dom" e “tarefa”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, a menção do “novo nascimento” descreva a nova condição do homem depois do Batismo: Sua humanidade se transforma em um ser segundo o Espírito de Deus. Cristo —sendo “levantado” na Cruz — se nos entrega (“dom”) e, precisamente porque este dom renova-nos desde dentro, converte-se também em uma nova existência.
A inserção de nosso eu no seu —“Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20)— é o que verdadeiramente importa. O “ novo mandamento” está unido à novidade de Jesus Cristo, ao se submergir progressivamente Nele. “A nova lei é a mesma graça do Espírito Santo” (Tomás de Aquino), não uma nova norma, senão a nova interioridade dada pelo mesmo Espírito de Deus. Santo Agostino sintetiza a verdadeira novidade no cristianismo na fórmula: “Dá-me o que me mandas e manda-me o que queiras de mim”!
—Ser Cristiano é primeiro que nada um dom, logo se desenvolve na dinâmica do viver e por em prática esse dom ("tarefa").
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-04-29

Comentário do Evangelho

Jesus fala sobre sua "Família Divina" a Nicodemos


Hoje, continua o diálogo entre Jesus e Nicodemos. Jesus fala da sua “Família Divina”: o Espírito Santo e o Pai. Para entender Jesus é necessário confiar nas suas palavras. Porque ninguém viu o Pai e o Espírito Santo: só o Filho que vive eternamente no céu e que veio à terra para nos salvar com o sacrifício da Cruz.
- Três Pessoas Divinas num só Deus: é a verdade mais importante do cristianismo.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-04-29

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Quem olhasse para a serpente levantada no deserto, mesmo se picado mortalmente, era curado. Na cruz, Jesus é “o Filho do Homem”, modelo para a humanidade, que “é necessário seja levantado” “para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”. Aquela serpente, fonte de cura; Jesus crucificado, a fonte da vida eterna! Quem nele crê, o assimila, faz-se como Ele, fonte de vida ao próximo; esse tem a vida eterna, divina, a vida de Deus. Vida da Comunidade, que tem “um só coração e uma só alma”, sente todos como corpo único, dispõe do que tem a ser repartido a todos “conforme a necessidade de cada um” porque mais que seus, os bens são do Pai, que criou tudo para todos.
Oração
Ó DEUS, inflamastes de amor divino Santa Catarina de Sena na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da vossa Igreja; concedei, por sua intercessão, que o vosso povo participe do mistério de Cristo e exulte sempre na revelação de sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=29%2F04%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário