segunda-feira, 28 de abril de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 28/04/2025

ANO C


Jo 3,1-8

Comentário do Evangelho

Novo Nascimento em Cristo


Após a oitava da Páscoa, período que nos leva a recordar as experiências de Cristo ressuscitado, ainda estamos imersos no Tempo Pascal. Durante este tempo, somos chamados a vivenciar a renovação trazida pela ressurreição, que nos prepara para acolher o Espírito Santo. No Evangelho de hoje, o Mestre oferece essa nova vida a Nicodemos, um fariseu e membro do Sinédrio. Ele busca Jesus durante a noite, simbolizando a escuridão e a ausência da verdadeira luz. Embora reconheça Jesus como Mestre e enviado de Deus, devido aos sinais realizados pelo Messias, ele ainda não compreende o convite para viver uma nova vida.
Nicodemos, mesmo sendo uma pessoa culta, não consegue entender a profundidade da mensagem. Ele se prende à ideia de um “novo nascimento” físico, através do parto. Contudo, Jesus, utilizando os símbolos de “água” e “Espírito”, explica a Nicodemos sobre o Batismo: um meio de purificação e de renascimento, através do qual se adere à comunidade de fé e se torna uma nova criatura. Esse é o caminho para entrar no Reino de Deus. Convidamos todos a abraçar essa nova vida oferecida por Cristo, renunciando ao velho e acolhendo o novo.
https://catequisar.com.br/liturgia/novo-nascimento-em-cristo/

Comentário do Evangelho

Amém, amém, eu te digo: quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus


Passada a oitava da Páscoa, e com ela as narrativas de experiências com Cristo ressuscitado, ainda permanecemos no Tempo Pascal. Somos chamados a experimentar o novo da ressurreição, que nos prepara para o recebimento do Espírito Santo. Hoje, o Mestre oferece esse novo a Nicodemos, fariseu e membro do Sinédrio. Ele procura Jesus à noite, tempo da escuridão e da obscuridade, que carece da verdadeira luz. Reconhece-o como Mestre e enviado de Deus, em vista dos sinais realizados pelo Messias. Mas paira uma incompreensão acerca do convite a uma vida nova. Nicodemos, mesmo culto, não consegue captar a mensagem. Ele se volta para o nascer de novo na carne, por meio do parto. Enquanto Jesus, utilizando-se dos elementos “água” e “Espírito”, fala a Nicodemos sobre o Batismo, fonte de purificação e de vida, meio de adesão à comunidade de fé, oportunidade para se tornar um novo ser humano. Essa é a condição para entrar no Reino. Abracemos essa vida nova anunciada pelo Cristo e renunciemos a tudo aquilo que é velho!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/amem-amem-eu-te-digo:-quem-nao-nascer-de-novo-nao-pode-ver-o-reino-de-deus

Reflexão

O batismo marca o nosso nascimento para uma vida nova, vida orientada para Deus e que tem o Reino como destino final. É o próprio Espírito Santo que age no batismo e nos reveste, gerando nova criatura. Mas essa vida nova é exigente, pede-nos um compromisso total de vida que muitas vezes não é entendido pelos que não creem. A perseguição aos discípulos, de ontem e de hoje, é prova da dificuldade dessa vida nova. Um detalhe curioso do Evangelho de hoje é a indicação de que Nicodemos procura Jesus “de noite”. Em João, a noite tem valor simbólico, pois esse Evangelho está todo centrado na oposição entre trevas e luz. Cristo é a luz verdadeira que ilumina a noite, ilumina Nicodemos e, hoje, ilumina cada um de nós.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/dia-28-segunda-feira-12/

Reflexão

«Se alguém não nascer do alto, não poderá ver o Reino de Deus!»

Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM
(Barcelona, Espanha)

Hoje, um «magistrado judeu» (Jo 3,1) vai ao encontro de Jesus. O Evangelho diz que o faz de noite: o que diriam os seus colegas se soubessem deste fato? Nesta instrução de Jesus encontramos uma catequese batismal, que seguramente circulava na comunidade do Evangelista.
Há alguns dias atrás celebramos a Vigília Pascal. Uma parte integrante desta vigília era a celebração do Batismo, que é a Páscoa, a passagem da morte para a vida. A bênção solene da água e a renovação das promessas foram momentos chave naquela noite santa.
No ritual do batismo faz-se uma imersão na água (símbolo da morte) e uma saída da mesma água (imagem da nova vida). É se submergido juntamente com o pecado e emerge-se depois renovado. Isto é o que Jesus denomina como «nascer do alto» ou «nascer de novo» (cf. Jo 3,3). Isto é “nascer da água”, “nascer do Espírito” ou “do sopro do vento...”.
Água e Espírito são os símbolos usados por Jesus. Ambos exprimem a ação do Espírito Santo que purifica e dá vida, limpa e anima, sacia a sede e faz respirar, suaviza e fala. Água e Espírito realizam uma única operação.
Por outro lado, Jesus fala também da oposição entre carne e Espírito: «O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é espírito» (Jo 3,6). O homem carnal nasce humanamente quando se dá a sua concepção na Terra. Mas o homem espiritual morre para o que é puramente carnal e nasce espiritualmente através do Batismo, que é nascer de novo e do alto. Há uma bela frase de São Paulo que poderia ser o nosso tema de reflexão e ação, sobretudo neste tempo pascal: «Ou ignorais que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Pelo Batismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova» (Rm 6,3-4).
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Esta espessura da sabedoria e ciência de Deus é tão profunda e imensa, que, embora mais o alma saiba dela, sempre pode entrar mais adentro» (São João da Cruz)

- «Um anúncio renovado oferece aos crentes, também aos tíbios ou não praticantes, uma nova alegria na fé e uma fecundidade evangelizadora. Cristo é o “Evangelho eterno” (Ap 14,6), e é “o mesmo ontem e hoje e para sempre” (Hb 13,8); sua riqueza e sua beleza são inesgotáveis)» (Francisco)

- «”Tornar-se criança” diante de Deus é a condição para entrar no Reino, e para isso é preciso abaixar-se, tornar-se pequeno. Mais ainda: é preciso “nascer do Alto” (Jo 3,7), “nascer de Deus” (Jo 1,13) para “se tornar filho de Deus” (Jo 1,12)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 526)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-04-28

Reflexão

O Batismo

Rev. D. Joaquim MESEGUER García
(Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, Nicodemos, um fariseu e mestre importante judeu visita Jesus Cristo à noite para não ser enxergado por ninguém. Sente curiosidade e admiração por Jesus e deseja saber mais sobre seu ensino. Cristo lhe diz que é necessário nascer de Deus a uma nova vida.
Este novo nascimento tem lugar pela água e pelo Espírito, isto é, pelo Batismo. Através do banho batismal somos incorporador à morte e ressurreição de Cristo para começar a viver já neste mundo uma nova vida que será eterna e, nos é dado o espírito de filhos de Deus.
—Senhor e Deus meu, tu enviaste a teu Filho Jesus Cristo para dar sua vida por nós. Ao ser batizado em sua morte e ressurreição faz que sempre queira viver de acordo com a nova vida que recebi e seja testemunho de tua verdade no mundo. No nome de Jesus. Amém.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-04-28

Comentário do Evangelho

Nicodemos ouve Jesus para conhecer a verdade


Hoje, um chefe idoso e sábio dos judeus fala com Jesus. Nicodemos admira Jesus e diz-lhe: - Tu vens de Deus porque fazes milagres.
- Para crer em Deus não chega ver milagres. Jesus diz a Nicodemos que temos de voltar a nascer, quer dizer, rezar e ser “pequenos” como crianças para ouvir a voz de Deus.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-04-28

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

“Se alguém não nasce do alto... da água e do Espírito”, “não pode ver (nem) entrar no Reino de Deus”. É Jesus falando de si mesmo, e na plenitude de sua vida terrena, Elevado-Crucificado. Nascer da água, que lhe sai do peito aberto, e que é o Espírito, que nos entregou exatamente na cruz como seu último gesto entre nós: “Inclinou a cabeça e entregou o Espírito” (Jo 19,30). Sim, ninguém entra no Reino e chega ao Pai senão por Ele (14,6). No Espírito, se acolhe e se vive esta vida “do alto”, do Crucificado, não se levando em conta as perseguições por anunciar essa fé: “Cheios do Espírito Santo, anunciavam corajosamente a palavra de Deus!”
Oração
DEUS TODO-PODEROSO, que nos renovastes pelos remédios pascais, fazei que, libertos da condição do homem terreno, sejamos transformados à imagem do homem celeste, Jesus Cristo. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=28%2F04%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário