quarta-feira, 2 de abril de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 02/04/2025

ANO C


Jo 5,17-30

Comentário do Evangelho

Amém, amém eu vos digo: quem escuta minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna.


A cura do paralítico em dia de sábado gerou polêmica entre os judeus. Querem matar Jesus porque, além disso, se diz Filho de Deus, um absurdo à fé de Israel em vista do Deus único. O Cristo lhes responde iniciando um discurso sobre si, suas obras e a relação com o Pai. Assim como acontece no dia a dia da Palestina, o filho aprende o trabalho do pai e imita seu modo de agir, enquanto o pai que ama o filho revela os segredos de sua profissão. Jesus não só aprende o ofício de carpinteiro de José, seu pai, mas principalmente age de acordo e junto de seu Pai do céu. Se os judeus reconhecem as obras de Deus, também deveriam reconhecer as obras do Filho, seu enviado. O Pai confia a missão ao Filho em dar a vida, presente e eterna, além de exercer o juízo que virá. Os que ouvirem e crerem, praticando o bem, herdarão a vida eterna. Os que rejeitarem e praticarem o mal sofrerão o julgamento de condenação. Logo, Jesus é aquele que manifesta a salvação que vem de Deus. Pela comunhão entre Pai e Filho, também somos chamados a fazer comunhão com Deus e com os irmãos.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/amem-amem-eu-vos-digo:-quem-escuta-minha-palavra-e-cre-naquele-que-me-enviou-tem-a-vida-eterna

Reflexão

hora mencionada por João no seu Evangelho é o momento em que Jesus – pela paixão, morte e ressurreição – será glorificado, ou seja, o momento em que Cristo regressará à intimidade de amor com o Pai. Essa hora significa o tempo da graça, o dia de salvação, a renovação da aliança de Deus com seu povo, quando toda a humanidade é iluminada pela luz da verdade. Esta hora é a Páscoa, que em breve celebraremos, mas da qual fazemos memória em cada celebração eucarística. Após a sua ressurreição, será clara a relação Pai/Filho, ouvir o Filho/crer no Pai, ouvir a palavra/ouvir a voz, fé/conduta, vida/julgamento. Jesus e o Pai são um.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/2-quarta-feira-10/

Reflexão

«Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna»

Rev. D. Francesc PERARNAU i Cañellas
(Girona, Espanha)

Hoje, o Evangelho fala-nos da resposta de Jesus aos que viam mal que Ele tivesse curado um paralítico num Sábado. Jesus Cristo aproveita essas críticas para manifestar a Sua condição de Filho de Deus e, como tal, Senhor do Sábado. Essas palavras serão motivo de condenação, no dia do julgamento em casa de Caifás. Com efeito, quando Jesus se reconheceu como Filho de Deus, o grande sacerdote exclamou: «Blasfemou! Que necessidade temos, ainda, de testemunhas? Acabais de ouvir a blasfémia. Que vos parece?» (Mt 26,65).
Por muitas vezes, Jesus tinha feito referências ao Pai, mas sempre marcando uma distinção: a Paternidade de Deus é diferente, caso falemos de Cristo ou dos homens. E os judeus que o escutavam entendiam-no muito bem: não é Filho de Deus como os outros, mas a filiação que reclama para Si mesmo é uma filiação natural. Jesus afirma que a sua natureza e a natureza do Pai são iguais, apesar de serem pessoas distintas. Manifesta assim, dessa maneira, a sua divindade. Esse fragmento do Evangelho é muito interessante para a revelação do mistério da Santíssima Trindade.
Entre as coisas que hoje diz o Senhor, há algumas que fazem especial referência a todos aqueles que, ao longo da história, acreditaram Nele: escutar e crer em Jesus é ter já a vida eterna (cf. Jo 5,24). Certamente, não é ainda a vida definitiva, mas é já participar da sua promessa. Convém que o tenhamos bem presente, e que façamos o esforço de escutar a palavra de Jesus, como o que ela realmente é: a Palavra de Deus que salva. A leitura e a meditação do Evangelho devem fazer parte das nossas práticas religiosas habituais. Nas páginas reveladas, ouviremos as palavras de Jesus, palavras imortais que nos abrem as portas da vida eterna. Com efeito, como ensinava Santo Efrém, a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de vida.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Cristo, quando morreu, teve que obedecer a lei do sepulcro, ao ressuscitar, no entanto, a revogou, até o ponto, que deitou por terra a perpetuidade da morte e a converteu de eterna em temporária, pois se por Adão morreram todos, por Cristo todos voltarão à vida» (São Leão Magno)

- «Cristo é um juiz divino com um coração humano, um juiz que deseja dar a vida. Só a teimosia impenitente do mal pode impedi-lo de fazer este dom, pelo qual Ele não hesitou em enfrentar a morte» (São João Paulo II)

- «Cristo é Senhor da vida eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence-Lhe a Ele, enquanto redentor do mundo (…). Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar e dar a vida que tem em Si. É pela recusa da graça nesta vida que cada qual se julga já a si próprio; e pode, mesmo, condenar-se para a eternidade, recusando o Espírito de amor» (Catecismo da Igreja Católica, nº 679)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-04-02

Reflexão

O quarto Evangelho manifesta diretamente que Jesus é o Filho de Deus

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, centramos a nossa atenção na imagem de Jesus segundo o quarto Evangelho. No “Jesus dos sinóticos” (primeiras três semanas da Quaresma) o mistério da sua unidade com o Pai está sempre presente e determina tudo, mas permanece oculto sob sua humanidade. Disso, perceberam-se progressivamente (também de forma inesperada em alguns momentos) os seus discípulos e seus adversários.
No Evangelho de São João —onde não ouvimos parábolas, mas grandes sermões centrados em imagens, e onde o cenário principal da atuação do Senhor transladou-se da Galileia a Jerusalém— a divindade de Jesus aparece simplesmente. Suas disputas com as autoridades judias do Templo, constituem já no seu conjunto, por assim dize-lo, o futuro processo de Jesus ante o Sanedrim, episódio este que João, contrariamente aos sinóticos, não o considera propriamente um juízo.
—Jesus, Tu nos fazes conhecer a Deus porque eres o Filho Unigênito que está em o coração do Pai (cf. Jo 1,18).
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-04-02

Comentário do Evangelho

Jesus se declara Filho de seu Pai-Deus diante de seus discípulos


Hoje, Jesus revela um pouco mais da sua identidade: Ele é Deus! Nos começos da sua pregação usou o título de “Filho do homem”: era um modo suave de transmitir que vinha do céu. Com prudente pedagogia, foi manifestando gradualmente a sua natureza divina. Qualquer pessoa podia ter suspeitado: pelos milagres, pela autoridade com que ensinava…
- Aproxima-se a Semana Santa, dias em que revelará definitiva e solenemente o seu Ser-Deus. Perante o sumo-sacerdote afirmará: «Eu sou».
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-04-02

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Terminada a criação, Deus descansou, viveu o sábado (Gn 2,1-3). Mas Jesus, ao encontrar no templo-mundo a multidão de enfermos ansiando por vida (Evangelho de ontem), diz aos judeus, os donos daquele templo: “Meu Pai trabalha sempre”, nunca descansou nem aprovou este mundo desigual, excludente. Assim, “também eu trabalho”, mesmo no sábado de vocês, não do Pai! Sou Filho, e “o Filho faz apenas o que vê o Pai fazer”. O abandono da multidão não vem dele, que lhe diz: Mesmo que a mulher se esqueça do filho pequeno e não tenha pena do fruto de seu ventre, “eu, porém, não me esquecerei de ti”. Assim sempre age Ele e quem procura fazer-se seu filho ou filha.
Oração
Ó DEUS, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, tende compaixão dos que vos suplicam, para que a confissão de nossa culpa possa alcançar o perdão dos nossos pecados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=02%2F04%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário