Tema do dia
Ó DEUS, CRIA EM MIM UM CORAÇÃO PURO
Diante da palavra de Jonas, Nínive, a cidade grande, se converte. A partir do Rei, os cidadãos se arrependem do mal que praticavam. Um texto que merece ser ouvido novamente, porque traz esperança para os dias atuais da grande sociedade mergulhada na injustiça. É preciso apenas aparecer um Profeta; a conversão é possível!
Fonte: Arquidiocese BH em 24/02/2021
PALAVRAS DO SANTO PADRE
Por que os doutores da lei não compreendiam os sinais dos tempos, invocando um sinal extraordinário? Jesus deu-lhes. Por que não compreendiam? Em primeiro lugar, porque eram fechados. Fechados no seu sistema, tinham elaborado muito bem a Lei, uma obra-prima. Todos os judeus sabiam o que se podia fazer e o que não se podia fazer, até onde podiam ir, tudo estava estabelecido. E ali eles estavam seguros. Não entendiam que Deus é o Deus das surpresas. Que Deus é sempre novo. Nunca se renega a si mesmo, nunca afirma que o que disse estava errado, nunca: mas surpreende sempre. E eles não entendiam e se fechavam naquele sistema, feito com tanta boa vontade, e pediam a Jesus: “Dá-nos um sinal!”, e não entendiam os muitos sinais que Jesus fazia e que indicavam que o momento tinha chegado. Fechamento. Em segundo lugar, eles tinham esquecido que eram um povo a caminho. A caminho. E quando alguém está a caminho, encontra sempre coisas novas, algo que não conhece, e isso deve nos fazer pensar: estou apegado às minhas coisas, minhas ideias, fechado? Ou sou aberto ao Deus das surpresas? Sou uma pessoa firme ou uma pessoa que caminha? Acredito em Jesus Cristo, em Jesus, no que ele fez, morreu, ressuscitou e terminou a história, ou acredito que o caminho vai em frente rumo à maturidade, rumo à manifestação de glória do Senhor? Sou capaz de compreender os sinais dos tempos e ser fiel à voz do Senhor que se manifesta neles? Podemos nos fazer essas perguntas hoje e pedir ao Senhor um coração que ame a Lei, porque é a Lei de Deus, que também ame as surpresas de Deus e que saiba que essa santa Lei não é fim a si mesma.
(Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 13 de outubro de 2014)
Oração para antes de ler a Bíblia
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Quarta-feira, 1ª Semana da Quaresma
Cor: Roxo
Primeira Leitura (Jn 3,1-10)
1ª Semana da Quaresma | Quarta-feira - 12/03/2025
Leitura da Profecia de Jonas.
A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: “Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
Jonas pôs-se a caminho da grande cidade de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 50(51),3-4,12-13.18-19 (R. 19b)
1ª Semana da Quaresma | Quarta-feira - 12/03/2025
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!
Evangelho (Lc 11,29-32)
1ª Semana da Quaresma | Quarta-feira - 12/03/2025
Esta geração é uma geração malvada. Pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas
— Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
— Voltai ao Senhor, vosso Deus, ele é bom, compassivo e clemente.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração para depois de ler a Bíblia
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário