domingo, 23 de fevereiro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 22/02/2025

ANO C


Mt 16,13-19

Comentário do Evangelho

Primado de Pedro: A Missão e o Fundamento da Igreja Católica


Chegou o momento para que Jesus avalie se seus discípulos e as pessoas ao seu redor realmente compreendem sua missão. Muitos, como o Batista, Elias e Jeremias, são comparados a Jesus pela multidão, devido às ações que Ele realiza. No entanto, são os discípulos, com Pedro como seu porta-voz, que professam a fé em Jesus como o “Cristo, o Filho do Deus vivo”. Embora Pedro seja uma figura instável e de fé vacilante, o Senhor o conhece profundamente. Ao longo dos evangelhos, vemos Pedro vacilar: ele afunda nas águas, rejeita a cruz, foge e até nega Jesus. Mas, em um ato de misericórdia e restauração, Jesus pede a Pedro que cuide de Suas ovelhas, confiando-lhe o cuidado do rebanho.
Esse gesto de Jesus confirma o primado de Pedro, também chamado de “Simão, filho de Jonas”. Ele é chamado a ser a “rocha”, a base sólida, para confirmar os outros discípulos através das “chaves do Reino dos Céus”. Pedro, agora líder da Igreja, tem a responsabilidade de continuar a missão do Mestre. Ele formará a nova comunidade, encarregada de se reunir e testemunhar a ressurreição de Cristo. Se a morte foi vencida por Jesus, também a Igreja, o novo povo de Deus, não será derrotada pelas forças do mal.
https://catequisar.com.br/liturgia/primado-de-pedro-a-missao-e-o-fundamento-da-igreja-catolica/

Reflexão

Pedro, do latim petrus, que significa pedra, é o fundamento visível da Igreja, comparada a uma casa. Uma curiosidade é que o termo “igreja” (ekklesia em grego, que traduz qahal hebraico) aparece apenas três vezes em todos os Evangelhos, sempre em Mateus; significa a assembleia reunida, a comunidade do Senhor, por isso foi assumido desde o início do cristianismo para designar a assembleia de seguidores de Cristo. A metáfora das chaves simboliza a autoridade sobre essa casa ou assembleia; e o poder de “ligar e desligar”, abrir e fechar, a autoridade sobre o que é permitido ou vetado. Todo cristão é convidado a celebrar a festa da Cátedra de Pedro, recordando a unidade da Igreja. Unidade que só é possível porque está fundamentada na autoridade de Pedro, ou seu sucessor, o papa. A cátedra é o símbolo da autoridade e do ensino do bispo, de onde vem a palavra “catedral”, isto é, a igreja-mãe de uma diocese e sede episcopal. Ao celebrarmos a cátedra de Pedro, estamos reconhecendo a autoridade de Pedro sobre toda a Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/22-sabado-10/

Reflexão

«Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja.»

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, celebramos a Cátedra de São Pedro. Pretende-se destacar com esta celebração, o fato de que – como um dom de Jesus Cristo para nós — o edifício da Igreja se apoia sobre o Príncipe dos Apóstolos, que goza de uma ajuda divina peculiar para realizar essa missão. Assim o manifestou o Senhor em Cesareia de Filipo: «Eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja» (Mt 16,18). Efetivamente, «só Pedro foi escolhido para ser posto à frente da vocação de todas as nações, de todos os Apóstolos e de todos os padres da Igreja» (São Leão Magno).
A Igreja beneficiou, desde o seu início, do ministério petrino, de modo que São Pedro e os seus sucessores presidiram a caridade, foram fonte de unidade e tiveram, muito especialmente, a missão de confirmar na verdade os seus irmãos.
Jesus, uma vez ressuscitado, confirmou esta missão a Simão Pedro. Ele, que já tinha chorado, profundamente arrependido, a sua tríplice negação de Jesus, faz agora uma tripla manifestação de amor: «Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo» (Jo 21,17). Então o Apóstolo viu com alívio como Jesus não o desdisse e o confirmou, por três vezes, no ministério que antes lhe tinha anunciado: «Cuida das minhas ovelhas» (Jo 21,16.17).
Esta potestade não resulta de mérito próprio, como tão pouco o fora a declaração de fé de Simão em Cesareia: «Não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu» (Mt 16,17). Sim, trata-se de uma autoridade com potestade suprema, recebida para servir. É por isso que o Romano Pontífice, quando assina os seus escritos, o faz com o seguinte título honorífico: Servus servorum Dei.
Trata-se, portanto, de um poder para servir a causa da unidade, fundamentada sobre a verdade. Façamos o propósito de rezar pelo Sucessor de Pedro, de prestar delicada atenção às suas palavras e de agradecer a Deus esta grande dádiva.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Estamos com o Papa, porque estando com ele se está com Deus» (Santo Tomás More)

- «Pedro, para sempre, deve ser o guardião da comunhão com Cristo. A responsabilidade de Pedro consiste em garantir a comunhão com Cristo com a caridade de Cristo, guiando a realização desta caridade na vida cotidiana» (Bento XVI)

- «Quando Pedro confessa que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, Jesus declara-lhe que esta revelação não lhe veio ‘da carne nem do sangue, mas do seu Pai que está nos Céus’ (Mt 16, 17). A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 153)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-02-22

Reflexão

A Cátedra de São Pedro, apóstolo

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, a Liturgia latina celebra a festa da Cátedra de São Pedro. Trata-se de uma tradição muito antiga, testemunhada em Roma desde o século IV, com a qual se dá graças a Deus pela missão confiada ao Apóstolo Pedro e aos seus sucessores.
Qual foi a "cátedra" de São Pedro? Escolhido por Cristo como "rocha" sobre a qual edificar a Igreja, ele começou o seu ministério em Jerusalém, depois da Ascensão do Senhor e do Pentecostes. A primeira "sede" da Igreja foi o Cenáculo. Em seguida, a sé de Pedro tornou-se Antioquia, naquela época terceira metrópole do império romano, depois de Roma e de Alexandria do Egito. Daquela cidade, evangelizada por Barnabé e Paulo, a Providência conduziu Pedro até Roma.
—A sede de Roma torna-se assim reconhecida como a do sucessor de Pedro, e a "cátedra" do seu Bispo representou a do Apóstolo encarregado por Cristo, de apascentar todo o seu rebanho: um sinal privilegiado do amor de Deus, Pastor bom e eterno.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-02-22

Comentário sobre o Evangelho

Vivamos unidos aos ensinamentos do sucessor de São Pedro


Hoje, damos graças a Deus pela missão encomendada ao Príncipe dos Apóstolos: S. Pedro. Ele recebeu o encargo de velar pela fé e por cada um de nós. Esta missão transmitiu-se - sem interrupção - aos sucessores de Pedro na sede de Roma.
- A Cadeira de Pedro nem sempre brilhou como devia. Isto por culpa de ambições humanas. Mas Deus ganha sempre: «as portas do Inferno não prevalecerão contra ela [a Igreja]». Rezemos para que os homens não ensarilhem mais!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-02-22

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Jesus é “o Filho do Deus vivo” e veio inaugurar essa divina filiação para a humanidade. Assim, ele é o Messias, o Salvador prometido, revelado pelo Pai. Pedro acredita nele, assume-o como seu caminho de vida, propõe-se a se fazer filho do Deus vivo como Jesus, e assim se torna “pedra viva” com a qual Ele constrói sua Igreja, a Comunidade dos filhos do Deus vivo. Jesus é igualmente “o pastor supremo” e veio formar aqui o “rebanho de Deus”. Crer em Jesus é aceitar seu pastoreio, seu modo de relacionar-se com as ovelhas, conosco. É assumir as atitudes de seu “coração generoso”, não agindo por ganância nem dominação entre irmãos, mas como modelos de vida para os demais.
Oração
CONCEDEI, Ó DEUS ONIPOTENTE, que não sejam abalados por nenhuma perturbação aqueles que edificastes sobre a pedra da apostólica confissão de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=22%2F02%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário