quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 19/02/2025

ANO C


Mc 8,22-26

Comentário do Evangelho

A Cura do Cego em Betsaida


A forma como Jesus age no milagre de Betsaida apresenta semelhanças com a cura do surdo na Decápole. A sequência de gestos — como levar o enfermo até Ele, pedir, usar saliva e tocar o doente — culmina na “abertura” dos sentidos daquele que recebe o milagre. A cura possibilita ao cego ouvir a Boa-Nova e perceber a ação salvadora de Cristo, tornando-se, assim, uma testemunha do evangelho, mas no momento adequado. A instrução de Jesus para que não compartilhassem o ocorrido faz parte do chamado “segredo messiânico” presente no evangelho de Marcos, pois as pessoas ainda não estavam prontas para entender a verdadeira identidade de Jesus como Messias.
Embora a mensagem do Reino seja urgente e precisa ser escutada, a compreensão dela acontece de forma mais lenta. Enquanto o surdo é curado instantaneamente e passa a ouvir, o cego experimenta a cura de forma gradual. Sua cegueira simboliza a dificuldade de entendimento dos discípulos. Esse milagre progressivo espelha o caminho de fé que todos, discípulos e fiéis, precisam percorrer para se firmar em Cristo. O primeiro momento da cura, onde o cego vê de forma turva, representa a abertura para o Reino, mas ainda sem plena clareza. Para que ele veja claramente, é necessário o toque renovado de Jesus, assim como na nossa jornada de fé, que é contínua e culmina no mistério pascal, quando finalmente tudo se torna claro e passamos a ser capazes de anunciar a verdade do Reino de Deus a todos.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-cura-do-cego-em-betsaida/

Comentário do Evangelho

Colocou as mãos sobre os olhos dele e fixou o olhar, e ele se restabeleceu e voltou a ver claramente tudo


A sequência de ações de Jesus na narrativa deste milagre em Betsaida encontra paralelo na cura do surdo na Decápole. O trazer-lhe, o pedir-lhe, a saliva e o toque no enfermo culminam na “abertura” de seus sentidos. A cura faz ouvirem o anúncio da Boa-Nova e enxergarem a ação salvífica do Cristo, para serem suas testemunhas no tempo oportuno. A ordem de não contar a ninguém faz parte do “segredo messiânico” de Marcos. As pessoas ainda não estão preparadas para reconhecer que tipo de messias é Jesus. A escuta do anúncio do Reino é imediata e urgente, enquanto sua compreensão, não. Se o surdo passou a escutar imediatamente, o cego experimenta a cura em dois momentos. A cegueira lembra a incompreensão dos discípulos. O milagre gradual reflete o processo pelo qual todos os discípulos, inclusive nós, precisam passar para aderir à fé em Cristo. O ver, ainda turvo, revela abertura ao Reino, mas ainda sua obscuridade. É necessário novamente o toque do Mestre para que tudo fique nítido. Assim acontece com a caminhada quaresmal, que culmina no mistério pascal de Cristo, quando tudo ficará claro e poderá ser anunciado a todos.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/colocou-as-maos-sobre-os-olhos-dele-e-fixou-o-olhar-e-ele-se-restabeleceu-e-voltou-a-ver-claramente-tudo

Reflexão

Com a cura do cego em Betsaida, completa-se a profecia de Isaías 35,5-6: “Os olhos do cego vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo e a língua do mudo cantará”. O evangelista Marcos revela, assim, Jesus como verdadeiro Deus, que faz os coxos andarem, os mudos falarem, os surdos ouvirem e os cegos verem. Jesus é o Messias esperado, mas reconhecê-lo é privilégio dos que têm fé para ler seus sinais. A revelação definitiva ocorrerá apenas na cruz e na ressurreição. Na cura apresentada pelo Evangelho de hoje, única a acontecer em duas etapas, vemos uma alusão ao caminho progressivo de fé (iluminação) dos próprios apóstolos e de todos os cristãos: somos inicialmente cegos, depois passamos a ver (compreender) parcialmente e, um dia, veremos claramente a graça de Deus.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/19-quarta-feira-10/

Reflexão

«Ficou curado e era capaz de ver tudo claramente»

Rev. D. Joaquim MESEGUER García
(Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje através deste milagre, Jesus fala-nos do processo da fé. A cura do cego em duas etapas mostra que nem sempre é a fé uma iluminação instantânea, senão que frequentemente requere um itinerário que nos aproxima à luz para ver claro. Também é evidente que o primeiro passo da fé —começar a ver a realidade à luz de Deus— já é motivo de alegria, como diz Santo Agostinho: «uma vez curados os olhos, que podemos ter de mais valor, irmãos? Alegram-se os que vêm esta luz que foi feita, a que vêm desde o céu ou a que procede de uma candeia. E que desgraçados se sentem os que não a podem ver!».
Ao chegar a Betsaida trazem um cego a Jesus para que lhe imponha as mãos. É significativo que Jesus o leve para fora; não nos está indicando isto que para escutar a palavra de Deus, para descobrir a fé e ver a realidade em Cristo, devemos sair de nós mesmos, de sítios e tempos ruidosos que nos asfixiam e nos deslumbram para receber a autentica iluminação?
Uma vez fora da aldeia, Jesus «cuspiu nos olhos dele, impôs-lhe as mãos e perguntou: Estás vendo alguma coisa?» (Lc 8,23). Este gesto lembra o Batismo: Jesus já não nos unta com saliva, senão que banha todo o nosso ser com a água da salvação e ao largo da vida, nos interroga sobre o que vemos à luz da fé. «Impôs de novo as mãos sobre os seus olhos, e ele começou a enxergar perfeitamente» (Lc 8,25); este segundo momento faz lembrar o sacramento da Confirmação, no qual recebemos a plenitude do Espírito Santo para chegarmos à perfeição da fé e poder ver claro. Receber o Batismo, mas esquecer a Confirmação nos leva a ver, sim, mas só a meias.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Deus propõe os mistérios da fé à nossa alma no meio de escuridões e das trevas. Porém, o ato de fé consiste em subjugar o nosso espírito, que recebeu a agradável luz da verdade» (São Francisco de Sales)

- «Deixemo-nos curar por Jesus, que pode e quer dar-nos a luz de Deus. Confessemos a nossa cegueira, a nossa miopia e, acima de tudo, o que a Bíblia chama de 'grande pecado': o orgulho” (Bento XVI)

- «É pela imposição das mãos que Jesus cura os doentes e abençoa as crianças. O mesmo farão os Apóstolos, em seu nome. Ainda mais: é pela imposição das mãos dos Apóstolos que o Espírito Santo é dado (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 699)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-02-19

Reflexão

Cura do cego de Betsaida: símbolo do caminho de nossa fé

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, já a caminho de Jerusalém, Jesus Cristo realiza um ato de grande significado simbólico: essa recuperação progressiva da vista representaria o caminho percorrido por Pedro e pelos outros —também por nós!— desde a cura da nossa cegueira até chegar à confissão completa de Jesus como “Filho de Deus”.
Após a grande época da pregação na Galileia, este é o momento decisivo para Jesus: tanto ao dirigir-se para a cruz como no convite a segui-lo levando a “sua cruz”, diferenciam puramente os discípulos daqueles que apenas os escutavam mas que não o seguiam. Isto torna claramente os discípulos como o núcleo inicial da nova família de Jesus: a futura Igreja.
—Uma característica desta comunidade é o fato de estarmos “a caminho” com Jesus. E outra característica é que a nossa decisão de acompanhar o Senhor se baseia num ver “claramente todas as coisas”, num “conhecer” Jesus, Filho de Deus, que ao mesmo tempo nos obsequia com um novo e mais profundo conhecimento do Deus único.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-02-19

Comentário sobre o Evangelho

Jesus cura um cego fora de Betsaida


Hoje, a cena é curiosa. Jesus atende o pedido que lhe fazem e para curar o cego leva-o para fora da cidade. Porquê? Simplesmente porque Jesus não é um “mágico de diversão”, não procura o espetáculo. Os fariseus pediam-lhe que fizesse algum milagre visível; Deus, pelo contrário, procede discretamente.
- Deus age discretamente! Se faz um milagre não é para se mostrar, mas para nos ajudar: o Amor é solícito e silencioso!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-02-19

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Pela Palavra de hoje, o dilúvio fica mais compreensível: Deus não se deixa levar pela maldade do ser humano, “pois as inclinações do seu coração são más desde a juventude”, não amaldiçoa a terra por nossa causa. Sabe que somos frágeis, agirá — que maravilhoso Deus! — a partir de sua bondade que é infinita, gratuita, que não se deixa vencer pela pior iniquidade, quer perdoar sempre!
Jesus vem nos curar desta radical cegueira: não vermos, não provarmos esse Deus-bondade. Quem sabe, vemos nossa cegueira como incurável: o cego nada fazia a não ser viver sua cegueira! Não vemos irmãos que nos querem levar até Jesus! Não vemos nossa conversão como contínua, progressiva.
Oração
Ó DEUS, que prometeis permanecer nos corações retos e sinceros, concedei-nos por vossa graça viver de tal maneira que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=19%2F02%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário