sábado, 23 de novembro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 23/11/2024

ANO B


Lc 20,27-40

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Controvérsia sobre a ressurreição


Estamos nos aproximando do fim do ano litúrgico. A liturgia, que ilumina com os textos sagrados o nosso dia a dia, nos coloca diante de uma verdade de fé animadora. Chega o fim, temos que passar pela morte, mas vamos ressuscitar. “Deus é Deus não de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para ele”. O erro dos saduceus foi pensar que a vida depois da morte seria simples repetição do que vivemos aqui. A vida é a mesma, mas na sua plenitude em Deus, que só ele sabe como será. A vida que temos, nós a recebemos dele. É o sopro de sua boca. “Nele vivemos, nos movemos e existimos”, disse Paulo no Areópago de Atenas.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/controversia-sobre-a-ressurreicao/ https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/23-11-2024

Reflexão

Os saduceus, que não acreditam na ressurreição, atacam Jesus no campo religioso. Pretendem mostrar que é absurdo crer na ressurreição. Com base na Lei de Moisés, apresentam a Jesus um caso complicado sobre certa mulher que teve por marido, sucessivamente, sete irmãos. Depois desta vida, de quem ela será esposa? De ninguém. Homem e mulher se casam para esta vida terrena; procriam filhos e dão continuidade ao gênero humano. Na vida futura, as pessoas já não morrem, são como anjos, “e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”. Citando Êxodo 3,2.6, Jesus põe em destaque a ressurreição de todo ser humano: Deus não está ligado aos mortos, mas aos vivos, pois “para Deus todos vivem”. Na carta aos Romanos, Paulo escreve: “Se vivemos, é para o Senhor que vivemos” (Rm 14,8).
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/23-sabado-9/

Reflexão

«Ele é Deus não de mortos, mas de vivos, pois todos vivem para ele»

Rev. D. Ramon CORTS i Blay
(Barcelona, Espanha)

Hoje, a Palavra de Deus nos fala do tema capital da ressurreição dos mortos. Curiosamente, como os saduceus, também nós não nos cansamos de formular perguntas inúteis e fora do lugar. Queremos solucionar as coisas do além com os critérios daqui de baixo, quando no mundo que está por vir tudo será diferente: «mas os que serão julgados dignos do século futuro e da ressurreição dos mortos não terão mulher nem marido». (Lc 20,35). Partindo de critérios errados chegamos a conclusões errôneas.
Se nos amassemos mais e melhor, não estranharíamos que no céu não houvesse a exclusividade do amor que vivemos na terra, totalmente compreensível devido à nossa limitação, que nos dificulta o poder sair de nossos círculos mais próximos. Mas no céu nos amaremos todos e com um coração puro, sem invejas, nem receios e, não somente ao esposo ou à esposa, aos filhos ou aos do nosso sangue, mas sim a todo o mundo, sem exceções, nem discriminações de língua, nação, raça ou cultura, uma vez que o «amor verdadeiro alcança uma grande força» (São Paulino de Nola).
Faz-nos muito bem escutar essas palavras da Escritura que saem dos lábios de Jesus. Faz-nos bem, porque nos poderia suceder que, agitados por tantas coisas que não nos deixam nem tempo para pensar e influenciados por uma cultura ambiental que parece negar a vida eterna, chegássemos a estar tocados pela dúvida com respeito a ressurreição dos mortos. Sim, nos faz um grande bem que o Senhor mesmo seja quem nos diga que existe um futuro além da destruição do nosso corpo e deste mundo que passa: «Por outra parte, que os mortos hão de ressuscitar é o que Moisés revelou na passagem da sarça ardente (Ex 3,6), chamando ao Senhor: Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó» (Lc 20,37-38).

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Se eu ressuscitar num corpo aéreo, já não serei mais eu quem ressuscitará: como poderia haver uma verdadeira ressurreição, se a minha carne não fosse uma verdadeira carne?» (São Gregório Magno)

- «Já nesta terra, na oração, nos Sacramentos, na fraternidade, encontramos Jesus e o seu amor, e assim podemos antecipar a vida ressuscitada» (Francisco)

- «O que é ressuscitar?(…). Deus, na sua omnipotência, restituirá definitivamente a vida incorruptível aos nossos corpos, unindo-os às nossas almas pela virtude da ressurreição de Jesus» (Catecismo da Igreja Católica, nº 997)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-11-23

Reflexão

Estados finais do homem (II): o “Céu”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje percebemos nesses interlocutores de Jesus —os saduceus— um erro: imaginavam a vida eterna como uma mera “continuação sem fim” da vida terrena. Não nos surpreende por isso, que negassem a ressurreição! A vida eterna não a descobrimos através da análise da nossa própria existência: o “Creio na ressurreição dos mortos e na vida eterna que há-de vir” é consequência de crer num Deus vivo.
A vida eterna não é um “tempo sem fim”, mas outra forma de existir, na qual tudo conflui simultaneamente no “agora do amor”, na nova “qualidade do ser” (resgatada na fragmentação da nossa existência atual). Seria este o momento se nos submergir no oceano do Amor Infinito, no qual o tempo —o antes e o depois— já não existe: isso é o Céu, onde “todos vivem para Ele”. Uma vida que apetece ser vivida eternamente!
—Jesus, espero neste momento de vida plena, desbordado pela alegria, segundo a tua promessa: “Voltarei a ver-vos e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará essa alegria”.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-11-23

Comentário sobre o Evangelho

Jesus fala aos Sadudos sobre a ressurreição: Deus é "Deus dos vivos"


Hoje, novamente estão os saduceus assediando ao Mestre. O caso que sugerem é ridículo: uma mulher tinha tido 7 maridos porque morriam um atrás do outro sem deixar filhos…(Já viu alguma vez uma senhora viúva 7 vezes?). Pergunta final: «De qual deles será mulher na ressurreição? ». Não acha uma pergunta pregunta estúpida? Andavam esses saduceus muito perdidos. É o que ocorre quando não se tem a esperança definitiva da ressurreição: nada vale a pena!
—Ponhamos uma pergunta mais interessante: se não há ressurreição, então, que tipo de Deus temos? A resposta de Jesus: «Não é um Deus de mortos, e sim de vivos».
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-11-23

Meditação

No tempo de Jesus havia muitos que não acreditavam na ressurreição e na vida depois da morte. Apresentaram a Jesus uma dificuldade que mostrava como estavam enganados, imaginando a vida dos ressuscitados como se fosse repetição desta. Primeiro, Jesus deixa claro que Deus nos chama para uma vida que não acaba; segundo, diz que essa vida é uma vida superior a esta. Devemos, sim, nos preocupar em conhecimento e vivência da fé.
Oração
SENHOR NOSSO DEUS, concedei-nos a graça de sempre nos alegrar em vosso serviço, porque só alcançaremos duradoura e plena felicidade sendo fiéis a vós, criador de todos os bens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=23%2F11%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário