quinta-feira, 29 de agosto de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 29/08/2024

ANO B


Mc 6,17-29

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Martírio de São João Batista


Marcos relata no seu Evangelho a morte de São João Batista a partir de lendas e confusões de memória. A família dos Herodes era mais complicada do que aparece no texto, que não é historicamente exato. A verdade é que João Batista teve uma postura ética diante do rei e da moralidade de sua vida matrimonial. O rei mandou decapitá-lo, também por razões políticas.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/martirio-de-sao-joao-batista/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/o-que-me-pedires-eu-te-darei-ainda-que-seja-a-metade-de-meu-reino-29082024

Reflexão

João Batista, “o maior entre os nascidos de mulher”, segundo o elogio de Jesus, morre degolado por ordem de Herodes. O episódio se dá na fortaleza de Maqueronte, a leste do mar Morto. A celebração do martírio de São João Batista tem origens antigas (século V, na França; século VI, em Roma). Está vinculada à dedicação da igreja construída em Sebaste, na Samaria, sobre o suposto túmulo do precursor de Cristo. Seu martírio se dá durante um banquete que Herodes oferecera “a seus magnatas, aos oficiais e às grandes personalidades da Galileia”. Nessa ocasião, o rei faz os caprichos da filha de Herodíades, que pede a cabeça de João. Tão sem juízo a filha quanto maligna e impiedosa a mãe. O profeta se vai, mas seu testemunho de fidelidade a Deus permanece para sempre.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/29-quinta-feira-9/

Reflexão

«João vivia dizendo a Herodes: Não te é permitido ter a mulher do teu irmão?»

Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM
(Barcelona, Espanha)

Hoje lembramos o martírio de São João Batista, o Precursor do Messias. A vida toda do Batista gira em torno à Pessoa de Jesus, de forma tal que sem Ele, a existência e a tarefa do Precursor do Messias não teria sentido.
E, desde as entranhas da sua mãe, sente a proximidade do Salvador. O abraço de Maria e de Isabel, duas futuras mães, abriu o dialogo dos dois meninos: o Salvador santificava a João e, este pulava de entusiasmo dentro do ventre da sua mãe.
Na sua missão de Precursor manteve esse entusiasmo, que etimologicamente significa estar cheio de Deus, preparou-lhe os caminhos, nivelou-lhe as rotas, rebaixou-lhe as cimas, o anunciou já presente e, o assinalou com o dedo como o Messias: «Eis aqui o Cordeiro de Deus» (Jo 1,36).
No ocaso de sua existência, João, ao predicar a liberdade messiânica a aqueles que estavam cativos dos seus vícios, é encarcerado: «João dizia a Herodes: Não te é permitido ter a mulher do teu irmão» (Mc 6,18). A morte do Batista é a testemunha martirizante centrada na pessoa de Jesus. Foi seu Precursor na vida e, também lhe precede agora na morte cruenta.
São Beda nos diz que «está encerrado, na escuridão de um cárcere, aquele que tinha vindo dar testemunho da Luz e, havia merecido da boca do mesmo Cristo (...) ser denominado lâmpada ardente e luminosa. Foi batizado com seu próprio sangue, aquele a quem antes lhe foi concedido batizar ao Redentor do mundo».
Queira Deus que a festa do Martírio de São João Batista entusiasme-nos, no sentido etimológico do término e, assim cheios de Deus, também demos testemunho de nossa fé em Jesus com coragem. Que nossa vida cristã também gire em torno à Pessoa de Jesus, o que lhe dará seu pleno sentido.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Na perseguição Deus coroa os seus soldados; em paz coroa uma boa consciência» (S. Cipriano)

- «São João Batista foi fiel ao Senhor até o fim. Ele atraiu multidões de pecadores para Deus. O que mais o atraiu foi seu exemplo de fidelidade e sua total dedicação a Deus, a ponto de derramar seu sangue em vez de trair sua consciência» (Francisco)

- «São João Baptista é o precursor imediato do Senhor (…). Antecedendo Jesus "com o espírito e a força de Elias" (Lc 1,17), ele dá testemunho d'Ele através da sua pregação, do seu batismo de conversão e, finalmente, do seu martírio» (Catecismo da Igreja Católica, n. 523)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-08-29

Reflexão

O martírio de são João Batista (que é um mártir?)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, no martírio de são João Batista, nós contemplamos Jesus Cristo como modelo de "mártir". O Batista deu a vida por defender coerentemente a verdade sobre o matrimônio. Isso é justamente o “martírio”: Obedecer ao “Senhor dos senhores”, com todas suas consequências, sem ceder a subterfúgios.
Desde suas origens o cristianismo entendeu o martírio como “liturgia” (“identificar-se com Cristo...”) e como "acontecimento sacrificial” (“...com Cristo sofrente com amor”). No martírio o cristianismo é levado totalmente dentro da obediência de Cristo, dentro da liturgia da cruz e, assim, dentro do verdadeiro culto (rendendo totalmente o coração ao Pai). São Inácio de Antioquia, por exemplo, dizia ser como o “trigo de Cristo”, que devia ser triturado para se converter em “pão de Cristo”.
—Jesus, concede-me o dom da disponibilidade para sofrer contigo. Porque “cristão” e “mártir” são equivalentes: Nas tribulações da vida ordinária eu posso me transformar em “pão” que comunica o mistério de Cristo, sendo "oferenda” para Deus e para os homens.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-08-29

Comentário sobre o Evangelho

A coragem e bravura do Batista ao denunciar o pecado


Hoje, assistimos ao lamentável e glorioso fim de S. João Batista. Lamentável para Herodes e a sua camarilha; glorioso pelo valente testemunho de João. Surpreende até que ponto pode chegar a maldade quando se vive em pecado. Uma festa, uma dança… «Que hei-de pedir?», pergunta a filha de Herodíades. E a mãe respondeu: «A cabeça de João». Realmente, que mau gosto!
- Se alguém deseja a cabeça de outro, é porque perdeu a sua. Não seria melhor fazer caso do que dizia o Batista?
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-08-29

Meditação

Herodes era um rei mau e corrupto. Tinha medo de João porque o via como um dos antigos profetas, que talvez o pudesse castigar. Por que será que gostava de ouvi-lo? Não dá nem para imaginar... Mas é fácil entender que ficasse embaraçado quando o ouvia condenar seus falsos amores, sua ganância, sua crueldade e seus assassinatos. No fundo, Herodes seria um homem triste, infeliz e desorientado. É certo que para mudar, é preciso estar convencido da verdade de Cristo.
Oração
Ó Deus, quisestes que São João Batista fosse o Precursor do vosso Filho no nascimento e na morte; como ele tombou mártir da justiça e da verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=29%2F08%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário