sábado, 1 de junho de 2024

LITURGIA DIÁRIA - 01/06/2024


Tema do dia

Ó DEUS, MINHA ALMA TEM SEDE DE TI

A Carta de Judas é um pequeno discurso que procura defender o essencial da fé, então ameaçada por escritos apócrifos. Aos que se consideravam «espirituais» e chegavam a negar que Jesus Cristo é o Senhor, o autor acusa de estarem dominadas por interesses e não pelo Espírito.
Fonte: Arquidiocese BH em 02/06/2018

PALAVRAS DO SANTO PADRE

A Igreja é a família de Jesus. A Igreja confessa que Jesus é o Filho de Deus encarnado: esse é o escândalo, e é por isso que perseguiam Jesus. E por fim, o que Jesus não queria dizer a eles - "Com que autoridade fazes isso?" – ele diz ao Sumo sacerdote. "Mas, enfim diga: Tu és o Filho de Deus?" - "Sim!” Condenado à morte por isso. Esse é o centro da perseguição. Se nos tornarmos cristãos razoáveis, cristãos sociais, cristãos apenas de caridade, qual será a consequência? Que nunca teremos mártires: essa será a consequência. Peçamos ao Senhor para não nos envergonharmos de viver com esse escândalo da Cruz. E também sabedoria: peçamos sabedoria para não nos deixarmos prender pelo espírito do mundo, que sempre nos fará propostas educadas, propostas civilizadas, propostas boas, mas por trás delas está justamente a negação do fato de que o Verbo veio na carne, da Encarnação do Verbo. O que, no fim das contas, é o que escandaliza aqueles que perseguem Jesus, é o que destrói a obra do demônio. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 1° de junho de 2013)
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2024/06/01.html

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sábado, 8ª Semana do Tempo Comum Ano B
São Justino, mártir, Memória
Cor: Vermelha


Primeira Leitura (Jd 17.20b-25)
Memória de São Justino, mártir | Sábado - 01/06/2024

Leitura da Carta de São Judas.

17Vós, porém, amados, lembrai-vos das palavras preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. 20bEdificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fé e rezai, no Santo Espírito, 21de modo que vos mantenhais no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. 22E a uns, que estão com dúvidas, deveis tratar com piedade. 23A outros, deveis salvá-los arrancando-os do fogo. De outros ainda deveis ter piedade, mas com temor, aborrecendo a própria veste manchada pela carne... 24Àquele que é capaz de guardar-vos da queda e de apresentar-vos perante a sua glória irrepreensíveis e jubilosos, 25ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo, nosso Senhor: glória, majestade, poder e domínio, desde antes de todos os séculos, e agora, e por todos os séculos. Amém.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 62(63),2.3-4.5-6 (R. 2b)
Memória de São Justino, mártir | Sábado - 01/06/2024

— A minha alma tem sede de vós, ó Senhor!
— A minha alma tem sede de vós, ó Senhor!

— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!
— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

Evangelho (Mc 11,27-33)
Memória de São Justino, mártir | Sábado - 01/06/2024




Nem eu vos digo com que autoridade faço essas coisas

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— A palavra de Cristo ricamente habite em vós, dando graças, por ele, a Deus Pai! (Cf. Cl 3,16a.17c)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28”Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”.
31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a blia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário