
Sejamos revestidos pela Misericórdia Divina
“Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado.” (Mateus 12,7)
A religião é uma bênção quando nos conduz ao amor e à misericórdia
Não precisamos ignorar nenhum dos mandamentos, não precisamos ignorar nenhum dos dogmas da nossa fé. Não precisamos renegar nenhum preceito daquilo que nos é ensinado, pelo contrário, podemos viver cada letra dos mandamentos e da lei divina se tivermos amor e misericórdia em nosso coração. Senão, nos tornaremos pessoas rigoristas, preocupadas com o rigor do julgamento, e viveremos essa onda de violência acusatória que permeia, muitas vezes, os nossos relacionamentos quando julgamos, catalogamos, rotulamos, dizemos que o outro não cumpre isso, não faz aquilo. Na verdade, não estamos revestidos da misericórdia divina, da misericórdia que nos leva a cuidarmos do outro, a nos preocuparmos com o outro acima de toda e qualquer lei religiosa.
A religião é uma bênção quando nos conduz ao amor e à misericórdia, mas ela se torna um mal quando nos mantém presos às leis, ao rigorismo, às doutrinas que não nos levam a ter amor e compaixão para com o outro. Por isso, para Jesus, sem precisar desprezar de forma alguma o sábado, o ser humano é mais sagrado para Ele.
O ser humano é mais sagrado para o coração de Deus. A nossa dor, a nossa fome, a misericórdia que muitos seres humanos estão passando e vivendo… Sei que, muitas vezes, queremos levantar a bandeira de Deus, da religião, dos valores, mas essa bandeira tem que ser levantada, primeiro, no nosso coração.
Religião é vida, cuidado, misericórdia e paciência; religião é entrar no coração do outro e compreender os sentimentos que ele tem.
Cuidado, porque os fariseus eram muito religiosos, mas das práticas e não do amor e da misericórdia. Cuidado para não sermos religiosos em demasia, porque rezamos bastante, porque jejuamos, porque cumprimos os preceitos, porque não somos como os outros, mas nos falta amor e misericórdia no trato com o nosso irmão.
O que quero é a misericórdia, e não o sacrifício pelo sacrifício.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Nenhum comentário:
Postar um comentário