sexta-feira, 20 de julho de 2018

MEU DIA EM SINTONIA COM O ALTO - 20/07/2018


























Sorrindo Pra Vida - 20/07/18 - Paula Guimarães e Márcio Mendes


Canal do Youtube - Canção Nova Play

Publicado em 20 de jul de 2018

Categoria - Entretenimento

Licença - Licença padrão do YouTube

LEITURA ORANTE DO DIA - 20/07/2018



LEITURA ORANTE

Mt 12,1-8 - "Eu quero que as pessoas sejam bondosas!"

Pedra não é comida!

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 12, 1-8, e observo as recomendações de Jesus.
Poucos dias depois, num sábado, Jesus estava atravessando uma plantação de trigo. Os seus discípulos estavam com fome e por isso começaram a colher espigas e a comer os grãos de trigo. Quando alguns fariseus viram aquilo, disseram a Jesus: - Veja! Os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado! Então Jesus respondeu: - Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros estavam com fome? Davi entrou na casa de Deus, e ele e os seus companheiros comeram os pães oferecidos a Deus, embora isso fosse contra a Lei. Pois somente os sacerdotes tinham o direito de comer esses pães. Ou vocês não leram na Lei de Moisés que, nos sábados, os sacerdotes quebram a Lei, no Templo, e não são culpados? Eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante do que o Templo. Se vocês soubessem o que as Escrituras Sagradas querem dizer quando afirmam: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais", vocês não condenariam os que não têm culpa. Pois o Filho do Homem tem autoridade sobre o sábado.
Refletindo
Os fariseus acusam Jesus de permitir que seus discípulos violem o sábado colhendo e comendo os grãos de trigo em dia de sábado. Jesus responde lembrando um fato sobre Davi e seus soldados, relato em 1Sm 21,2-7. Aparentemente violaram o sábado, pois comeram o pão das ofertas. Mas, a necessidade anula a proibição. E ao dizer-se mais importante do que o Templo, Jesus se contrapôs aos chefes, colocando-se, como realmente é, Senhor da Lei.

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Sou legalista?
Ou, para mim, a Lei tem sentido enquanto defende a vida, o bem, o verdadeiro amor?
Meditando
Disseram os bispos na Conferência de Aparecida: "A Igreja está convocada a ser "advogada da justiça e defensora dos pobres" diante das "intoleráveis desigualdades sociais e econômicas", que "clamam ao céu". Temos muito que oferecer, visto que "não há dúvida de que a Doutrina Social da Igreja é capaz de despertar esperança em meio às situações mais difíceis, porque se não há esperança para os pobres, não haverá para ninguém, nem sequer para os chamados ricos". A opção preferencial pelos pobres exige que prestemos especial atenção àqueles profissionais católicos que são responsáveis pelas finanças das nações, naqueles que fomentam o emprego, nos políticos que devem criar as condições para o desenvolvimento econômico dos países, a fim de lhes dar orientações éticas coerentes com sua fé" . (DAp 395).

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, a Oração da Paz
Senhor,
Fazei-me um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado,
Pois é dando que recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

4. Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é o olhar e a preocupação da Igreja, com a justiça social.

Bênção
A bênção do Deus de Sara,
Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,
qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!

Ir. Patrícia Silva, fsp
irpatricias@gmail.com

Homília Diária - Mãe Maria - 20/07/18 - Dom Walmor Oliveira de Azevedo


Canal do Youtube: Arquidiocese de Belo Horizonte

Publicado em 19 de jul de 2018

Apresentado pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, o programa Mãe Maria é um tempo dedicado à reflexão e oração, à luz do Evangelho proposto pela liturgia de cada dia. Inspirada no exemplo de Nossa Senhora, a reflexão ilumina a realidade, o caminhar da Igreja e a vida de cada discípulo missionário de Cristo Jesus.

Categoria - Sem fins lucrativos/ativismo

Licença - Licença padrão do YouTube

Evangelho do Dia - 20/07/2018, com o Padre Rodrigo Vieira.


Canal do Youtube: WebTV Redentor

Publicado em 19 de jul de 2018

Evangelho (Mt 12,1-8)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Categoria - Pessoas e blogs

Licença - Licença padrão do YouTube

O culto que agrada a Deus (Homilia Diária.904: Sexta-feira da 15.ª Semana do Tempo Comum) - Padre Paulo Ricardo


Canal do Youtube: Padre Paulo Ricardo

Publicado em 19 de jul de 2018

As elites religiosas de Israel, com suas minúcias e tradições humanas, transformaram o sistema cultual promulgado por Deus em uma série de observâncias vazias, formalistas e, às vezes, até mesmo frívolas. É por isso que vemos hoje o Senhor increpar os fariseus por sua incompreensão do sentido do sábado, cuja finalidade não é manter o corpo imóvel, mas prestar a Deus aquele culto sincero de adoração que só quem crê de verdade pode oferecer. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta sexta-feira, dia 20 de julho, e peçamos a Nosso Senhor a graça de, como sinceros adoradores, vivermos a nossa santa religião com amor e generosidade.

Categoria - Educação

Licença - Licença padrão do YouTube

HOMÍLIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) - Mt 12,1-8 - 20/07/2018


Levemos amor e misericórdia ao próximo

Não há dia para viver o amor, a misericórdia, a bondade ou para cuidar do outro, porque o Filho do Homem é Senhor do sábado

“Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado.” (Mateus 12,7-8)


O coração de Jesus é apaixonante, nunca se viu um coração tão humano como o d’Ele, que é divino e sublime! Devemos olhar para o coração de Jesus, a fim de humanizar, santificar e divinizar o nosso coração.
O nosso coração, muitas vezes, está tão longe do Sagrado, que se tornou desumanizado. Não podemos perder a nossa humanidade, porque ela não é profana, ela é sagrada, e é Jesus quem torna a nossa humanidade sagrada. Os homens da Lei estão preocupados com os preceitos divinos, com as leis divinas, mas estão se esquecendo da humanidade, estão preocupados em guardar o sábado, em cuidar do templo, mas não estão preocupados com a pessoa humana.
Jesus vem dizer: “Não é isso que o Pai quer”. O Pai não veio buscar os sacrifícios que são oferecidos nos templos, o Pai não veio buscar as oblações que são feitas nos altares, pois elas só têm importância quando vêm para resgatar a pessoa humana. O culto que Deus quer é um coração que se torna misericordioso, porque, muitas vezes, a religião nos endurece. Participamos das Missas, dos cultos, dos grupos de oração e nos tornamos pessoas rígidas, duras, carrascas e maldosas umas com as outras.
Precisamos nos encher de Deus e ter em nós o coração de Jesus, o coração misericordioso que não se importou se era dia de sábado ou o dia que fosse, porque era tão importante para a religião judaica! O que importa é que a ovelha precisa de cuidado todos os dias da semana.
Não há dia para viver o amor, a misericórdia, a bondade ou para cuidar do outro, porque o Filho do Homem é Senhor do sábado, é o Senhor da vida, da Lei, do Templo e da misericórdia. Louvemos o nosso Deus, não somente pela grandeza do que Ele é, mas pela grandeza que se espalha na face da Terra. Onde se vive a misericórdia, o amor, onde se cuida do outro, ali Deus está.
Não encontramos Deus só no Templo ou só nas orações, preenchamo-nos com a oração, para que com o coração cheio de Deus levemos amor e misericórdia para o próximo.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.