ANO C

Jo 8, 12-20
Comentário do Evangelho
Vivendo a Palavra
O Evangelho de João é salpicado de declarações de Jesus, definindo-se: “Eu Sou...”. Hoje, Ele nos conta que é a Luz do Mundo e quem O segue não andará nas trevas. A nossa missão de Igreja é refletir essa Luz para iluminar os caminhos da humanidade rumo ao Lar Paterno, a Morada Santa do Pai Misericordioso.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php
Meditando o Evangelho
CAMINHANDO NA LUZ
Ao autoproclamar-se "luz do mundo", Jesus reconhecia que este, marcado pelo pecado, não tinha como salvar-se por si mesmo. Foi necessário que o Pai enviasse o Filho com a missão de abrir perspectivas novas para a humanidade, a qual se fechara no próprio egoísmo. Portanto, somente por meio de Jesus é possível chegar à salvação.
Quando a humanidade deixa-se guiar por esta luz, descobre os caminhos que conduzem à vida. Quando vaga nas trevas, seu destino é a morte. Luz e trevas, vida e morte, condenação e salvação são as opções que todos temos de fazer.
O caminho orientado pela luz da vida comporta duas dimensões. A primeira é a dimensão histórica: consiste em trilhar o caminho do amor, da misericórdia e da solidariedade, no trato mútuo. É a vida manifestada num modo de proceder peculiar, próprio de quem possui a vida divina. A segunda corresponde à vida eterna, à comunhão plena com o Deus da vida.
O caminho de quem prefere as trevas também comporta as mesmas duas dimensões. A primeira consiste numa vida pontilhada de injustiças e de maldade para com o próximo. A segunda, por sua vez, corresponde à ruptura definitiva com o Deus da vida, ou seja, à morte eterna.
É sempre tempo de decidir-se, de acolher a luz oferecida por Jesus e, por ela, caminhar.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Espírito de luz, não me deixes caminhar nas trevas, e sim, na luz que dá vida - Jesus.
http://www.domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2016-3-14
OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA
A luz de Cristo ilumina nosso coração
Jesus ilumina nossa vida e nosso coração nas incertezas e nas dúvidas, onde muitas vezes não sabemos onde caminhar
“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (João 8, 13)
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
http://homilia.cancaonova.com/homilia/a-luz-de-cristo-ilumina-nosso-coracao/
Oração Final
Pai Santo, que enviaste a nós a tua Luz, ajuda-nos a acolhê-la com gratidão e alegria, seguindo-a pelos caminhos desta terra abençoada rumo à Pátria Celeste, a tua Morada Santa, e levando conosco os peregrinos que colocaste junto a nós. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php
Jo 8, 1-11
Reflexão
Quando falamos em pecado, sempre nos referimos aos pecados que os outros cometeram, jamais aos nossos, porque os outros precisam ser condenados pelos seus erros e nós somos diferentes, precisamos ser compreendidos. Quando fazemos isso, geralmente escondemos dos outros a face amorosa e misericordiosa de Deus, porque esta face e só para nós, e lhes mostramos um Deus que pune e é vingativo, que quer o castigo de todos, e esta face não é para nós. Com isso, nos tornamos um obstáculo para a conversão dos outros e, em consequência disso, Deus não agirá com misericórdia e amor conosco.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=3&dia=14

Nenhum comentário:
Postar um comentário