BIOGRAFIA
A INFÂNCIA
Nasceu no dia 18 de Maio de 1920 en Wadowice, no sul da Polonia. Sua família estava conformada pelo seu pai Karol Wojtyla, um militar do exército austro-húngaro, sua Mãe, Emília Kaczorowsky, uma jovem de origem lituana, e um irmão adolescente chamado Edmund.
Os pais de Karol Wojtyla o batizaram poucos dias depois do seu nascimento na Igreja de Santa Maria de Wadowice. Aos 9 anos de idade recebeu um duro golpe: o falecimento de sua mãe ao dar à luz a uma menina que morreu antes de nascer. Anos mais tarde falesceu seu irmão e em 1941, morre seu pai.
A JUVENTUDE

Iniciando a segunda guerra mundial os alemães fecharam todas as universidades da Polônia com o objetivo de invadir não só o território mas também a cultura polonesa. Diante desta situação Karol Wojtyla com um grupo de jovens organizam uma universidade clandestina onde estudou filosofía, idiomas e literatura. Pouco antes de definir seu ingresso no seminário o jovem Karol teve que trabalhar duramente como operário em uma mina. Segundo relata o atual Pontífice, esta experiencia o ajudou a conhecer de perto o cansaço físico, assim como a simplicidade, a sensatez e o fervor religioso dos trabalhadores e pobres.
O PADRE KAROL WOJTYLA

No dia 1 de Novembro de 1946, com 26 anos de idade, Karol Wojtyla foi ordenado sacerdote no Seminário Maior de Cracóvia e celebrou sua primeira Missa na Cripta de São Leonardo na Catedral de Wavel. Pouco tempo depois obteve a licenciatura em Teologia na Universidade Pontifícia de Roma Angelicum e mais adiante se doutorou em filosofia. Durante algum tempo desempenhou-se como professor de ética na Universidad Católica de Lublin e na Universidade Estatal de Cracóvia, onde entrou em contato com importantes representantes do pensamento católico polonês, especialmente da vertente conhecida como “tomismo lublinense”.
O BISPO KAROL WOJTYLA

No dia 13 de Janeiro de 1964 faleceu Dom Baziak e Dom Wojtyla o sucede na sede de Cracóvia como titular. Dois anos depois, o Papa Paulo VI converte Cracóvia em uma Arquidiocese. Durante seu período como Arcebispo, o futuro Papa se caracterizou pela integração dos leigos nas tarefas pastorais, pela promoção do apostolado juvenil e vocacional, pela construção de templos apesar da forte oposição do regime comunista, pela promoção humana e formação religiosa dos operários e também pelo estímulo ao pensamento e publicações católicas.
O CARDEAL KAROL WOJTYLA

Em 1978 morre o Papa Paulo VI, e é eleito como novo Papa o Cardeal Albino Luciani de 65 anos que tomou o nome de João Paulo I. O “Papa Sorriso”, entretanto, falesce 33 dias depois da sua nomeação. No dia 15 de Outubro de 1978, após um novo Conclave, o Cardeal Polonês Karol Wojtyla é eleito como novo sucessor de São Pedro, rompendo com a tradição de mais de 400 anos de eleger Papas de origem italiana. Foi ungido como Sumo Pontífice no dia 22 de Outubro de 1978, assumindo o nome de João Paulo II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário